quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Batem agora à nossa porta?

Para começar bem: "Portugal vai acompanhar travagem a fundo da economia mundial". Até parece que alguma vez andámos à velocidade dos outros. "Com as economias mais desenvolvidas do mundo a registarem taxas de crescimento muito baixas, Portugal vai enfrentar, em 2009, um período de quase estagnação". E pronto. Com esta já temos justificação para os nossos males - para os que passaram e para os que hão-de vir. Vamos limpar as asneiradas que andámos a fazer desde alguns anos e começamos de novo da estaca zero. O passado foi-se.

Que me desculpem esses "economistas" mas nunca crescemos ao nível dos outros. Nos compararmos com eles na desgraça não é de boa fé. Grandes economias europeias como a Alemanha, Itália e Espanha terão, no próximo ano, irão ter taxas de crescimento nulas ou negativas. Tudo bem. Mas esses andaram bem durante estes anos - nós não. Não podemos justificar a nossa inoperância económica com a falta de crescimento dos outros.

Em relação às previsões do FMI o Inginheiro disse que "as previsões são más para todo o mundo", mas que se dividem "entre os países que vão entrar em recessão e os que não vão". E, afirmou, "Portugal está no segundo grupo". Claro que está no segundo grupo pois se o nosso crescimento é nulo desde à muitos anos para cá a recessão também é nula. Lógico não é?

Sem comentários:

Enviar um comentário