quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O Mongo e as Buchas

O Solar dos Herédias na Ribeira Brava desde 1994 é considerado Monumento de Interesse Municipal. Fica localizado no centro da vila, quase ao lado da igreja matriz e foi a antiga moradia do fundador do concelho e visconde da Ribeira Brava, Francisco Correia Herédia. É datado de finais do século XVIII, princípios do século XIX - tem cerca de 200 anos. O Solar dos Herédias é desde há muitos anos sede da Câmara Municipal da Ribeira Brava.

Segundo do DN da Ilha da Lenha este edifício foi cravejado de buchas metálicas nas paredes e nas cantarias pela empresa que fez as iluminações de natal.

O projecto de iluminação de natal do edifício foi elaborado pelo Gabinete de Arquitectura da Câmara Municipal da Ribeira Brava. O mongo responsável já declinou a responsabilidade directa no assunto uma vez que a referida montagem foi feita num fim-de-semana. Nas suas palavras "só nos apercebemos quando regressámos na 2ª feira, quando já estava tudo concluído. Foi um erro de montagem"; "Todos nós ficámos aborrecidos", até porque "o ideal seria não ter acontecido", sublinhou.

Conclusão: a Câmara Municipal paga a um mongo para fazer o projecto de iluminação. O mongo responsável pelo mesmo baza no fim-de-semana para uma churrascada com os amigos e não acompanha a dita montagem que somente foi feita num edifício secular e de grande valôr patrimonial. Os montadores que, como toda a gente sabe quando deixados sós são piores que terroristas, toca a furar as cantarias e as paredes para colocar buchas de maneira a suportar toda a parafernália. O mongo responsável pelo projecto só regressa na Segunda-Feira seguinte e vê o resultado. Ficou aborrecido mas para salvar a situação afirmou no fim que "Agora temos é de arranjar" e para tal "existem umas massas que ajudam a disfarçar".

Será que também não existem umas massas dessas para arranjar algumas cabeças ocas que para aí andam em cargos públicos?

Sem comentários:

Enviar um comentário