segunda-feira, 23 de março de 2009

Pratique exercício físico

Os diferentes tipos de exercício fazem o seu corpo responder de diversas maneiras. Os benefícios, no entanto, são muito variáveis. Alguns são bons para o coração, outros aumentam a força muscular e outros ainda são óptimos para queimar gorduras. No entanto qualquer pessoa que queira praticar desporto terá de ter um objectivo de maneira a saber exactamente o que quer. As seguintes perguntas são essenciais para a escolha:

- Porque é que quero fazer exercício?
- Em grupo ou sozinho?
- Num ginásio ou o ar livre?
- O que me dá mais prazer praticar?

Sabendo de antemão quais os benefícios que cada tipo de exercício vai trazer será também uma maneira de tornar mais fácil a escolha. O ideal mesmo será combinar mais do que um tipo de exercício de maneira a aumentar os benefícios. Poderemos ter como base os seguintes grupos:

CARDIO - Tipo de exercício que fortalece o coração. Respirar melhor e sem esforço. Exemplos: caminhadas, passo rápido, jogging, spinning, natação, etc.

TREINO DE FORÇA E TONIFICAÇÃO MUSCULAR - Tem por objectivo o aumento da força muscular. Exemplo do treino com recurso a pesos ou máquinas de resistência e pode ser praticado só ou em grupo.

FLEXIBILIDADE - Aumento da capacidade dos movimentos através do alongamento dos músculos tendões e ligamentos. Fortalecimento das articulações e da performance muscular. Também ajuda a prevenir lesões.

CORPO E MENTE - É o tipo de exercício que conjuga o corpo e a mente através duma profunda concentração. Permite o alinhamento, postura e balanço do corpo. Promove o relaxamento e o bem estar geral de quem o pratica. Exemplos são o Yoga, Pilates e Taiji.

São estes os grupos de uma maneira geral e simplista. Após saber o que cada grupo faz na sua generalidade terá de decidir onde fará o seu exercício.

CLUBE DE FITNESS - Do tipo social estes clubes oferecem um enorme leque de produtos. Os equipamentos mais populares incluem máquinas de subir, passadeiras, remo, bicicletas estacionárias, spinning, cardio e RPM, etc.

AR LIVRE - Aqui o limite é mesmo o céu. Caminhar, correr, andar de bicicleta - a escolha é virtualmente infinita.

Um último ponto para terminar. O principal de qualquer pessoa que pratique exercício físico é o sentir prazer. Gostar do que faz. Isso vai aumentar a sua motivação e consequentemente será mais fácil fazê-lo numa base mais regular tornando-se numa parte integrante da sua vida.

Por isso para o seu bem - mexa-se!


...

Sem comentários:

Enviar um comentário