terça-feira, 24 de março de 2009

O comum mortal

Para o comum mortal que decide, da noite para o dia, "recomeçar" a praticar exercício físico deixo aqui duas situações que merecem todo o respeito. A principal é que "as glórias do passado" na área desportiva não deverão ser tomadas em demasia como garantia dos sucessos futuros...

Então é assim: O senhor X tem 45 anos de idade e fartou-se de ser acompanhado para todo o lado por uma barriga que teima a lhe infernizar a vida quando aperta as calças de manhã. Junto com esta acresce ainda o facto da mesma ter tendência a crescer ainda mais devido a uma alimentação um pouco desregrada e de algumas "cargas etílicas" de fim de semana. Portanto, num momento de clarividência superior decide estalar os dedos e de repente vê-se de sapatilhas, T-shirt assim para o largo e de calções - a primeira grande condição para a prática do exercício físico está completa. Ao ver-se no espelho recorda as "velhas glórias do passado" nos feitos heróicos alcançados no tempo dos seus 20 e tal anos e fica logo ofuscado pelas recordações esquecendo-se da sua triste figura de atleta que vê ao espelho. Tem consciência da sua idade e limitações mas também tem confiança de que, aquela figura reflectida e ligeiramente barriguda, não significa nada porque, sabe, no interior ainda vive o grande atleta que outrora foi.

O senhor X não sabe mas está prestes a cometer mais um erro na sua vida. Devido à sua vida sedentária de anos sentado à secretária, os seus músculos, tendões, ligamentos e articulações esqueceram-se por completo dos tempos em que fazia exercício físico. Param além disso existe ainda outro factor ainda mais importante: o coração do senhor X tem agora mais 20 anos em cima. Portanto existem alguns cuidados que poderão fazer toda a diferença entre trabalhar para a saúde ou destruir o resto dela.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário