quarta-feira, 25 de março de 2009

Plantar Fasciitis

É o nome dado a uma lesão facilmente contraída a quem agir como o Senhor X. Trata-se de uma inflamação do "plantar fascia" - uma banda forte de tecido, tipo ligamento - que fica situada entre o calcanhar e o meio dos ossos do pé. Esta banda suporta o arco do pé e age como um sistema de amortecimento do mesmo. Pequenas lesões repetitivas neste local, com ou sem inflamação, podem causar a lesão que se manifesta principalmente na zona do calcanhar.

O principal sintoma é a dor aguda e lancinante que pode ocorrer em qualquer zona da planta do pé, embora apareça mais na zona do calcanhar, mais ou menos a 4 cm do mesmo. A mesma zona também é muito sensível ao toque. A dor é muito pior de manhã - após um longo período de descanso - e dá-se quando se põe o pé no chão pois o plantar fascia tem a tendência a encolher com o descanso do pé. Exercícios cuidadosos podem ajudar a eliminar parcialmente a dor mas não são aconselháveis os longos passeios a pé. A dor também é mais intensa quando a sola do pé é esticada repentinamente - por exemplo ao subir escadas ou andar em bicos de pés. Algumas pessoas podem até adquirir esta lesão nos 2 pés...

O Plantar Fasciitis é muito comum nas pessoas com mais de 40 anos mas é mais comum nas mulheres. No entanto pode ocorrer em qualquer idade e mesmo em atletas. Algumas das condições em que pode contrair a lesão são, por exemplo:

- Andar muito a pé, corrida, muito tempo de pé quando não estiver acostumado. Os indivíduos com uma vida sedentária são também um grupo de alto risco.

- Começar repentinamente a fazer exercício numa superfície diferente da que estava habituado - correr na estrada em vez da pista.


-Uso de calçado com pouco suporte de calcanhar ou pouco amortecimento.


-O ganho repentino de peso corporal.


- Excessivo alongamento da planta do pé. Atletas que aumentam a intensidade da corrida ou as distâncias.


- Pouca elasticidade do tendão de Aquiles condicionando a elasticidade do calcanhar.


Também poderá ocorrer sem nenhuma razão aparente nas pessoas mais idosas. Um erro comum é confundir este tipo de lesão com o crescimento de um "esporão calcário" na zona do calcanhar embora pessoas com este problema também possam contrair o plantar fasciitis.

A dor e a inflamação tende a desaparecer com o tempo pois o tecido sara muito lentamente mas os seguintes procedimentos poderão ajudar na recuperação:

- Descansar o pé o mais que puder. Evitar correr, andar excessivamente ou estar de pé muito tempo. Evitar o esticar repentino da planta do pé.

- Nunca ande descalço em superfícies duras. Escolher o calçado que possua bom amortecimento na zona do calcanhar e um bom suporte do arco do pé. Umas boas sapatilhas de desporto, com atacadores, também poderão ajudar. Evitar o uso de sapatos gastos e velhos.

- As palmilhas também são uma boa solução. O objectivo das mesmas será levantar o calcanhar cerca de 1 cm. Convém usar as palmilhas nos 2 pés mesmo que a lesão seja somente num deles.

- Poderão ser usados medicamentos com ibuprofeno, paracetamol ou outros anti-inflamatórios para reduzir a inflamação do tecido. Gel ou creme anti-inflamatório aplicado na zona do calcanhar poderão também ser usados.

- Não está posta de parte a utilização de injecções de cortisona se os sintomas se mantiverem muito tempo. Também existem dispositivos ortopédicos que poderão ser usados, por exemplo, durante a noite ao dormir.

- Ultrasons podem ser usados para estimular o processo de recuperação mas poderão ocorrer efeitos secundários indesejáveis tais como dano nos ossos, dor, dano no tendão de Aquiles ou até hematomas.

- O recurso à cirurgia poderá ser considerado em casos crónicos mas nem sempre é bem sucedida a 100%.

Para prevenir todas estas situações não custa muito. Somente terão de ser tomadas pequenas precauções tais como a perda de peso (se tiver em excesso), esticar regularmente o plantar fasciitis e o tendão de aquiles antes de iniciar o seu jogging e evitar fazer exercícios em piso muito duro.

..

1 comentário: