quinta-feira, 26 de março de 2009

Estado físico

Antes de elaborarmos qualquer plano para exercício físico deveremos ter em conta o nosso corrente nível físico. Isto permitirá saber exactamente onde nos encontramos. Tendo esta informação será mais fácil elaborar um plano mais consistente e de objectivos mais realistas.

Existem muitas maneira de testar a forma aeróbica. Desde a laboratorial mais sofisticada até à mais básica e, neste caso, fácil. Todas irão testar o máximo de oxigénio que o nosso corpo "toma" quando respiramos. A maneira mais prática, e que poderemos fazer em casa, será utilizarmos um dos relógios medidores de frequência cardíaca. Este teste será elaborado tomando em conta diversas variáveis - HR (Heart Rate), HRV (Heart Rate Variability), idade, peso corporal, sexo e nível de actividade física. O resultado será o nosso OwnIndex que será equivalente ao MOU - Maximum Oxygen Uptake - o VO2max - um conhecido parâmetro de avaliação física de condição aeróbica. O OwnIndex não é um valor fixo e vai subindo conforme vamos ficando em forma. Este valor vai desde 25 - pessoa muito sedentária e nível de actividade física muito baixo - até 95 - encontrado em alguns atletas olímpicos.

O progresso deste indicador será constante e poderá constituir uma maneira de verificar os seus progressos aeróbicos através da sua monitorização.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário