quinta-feira, 26 de março de 2009

Planificação e objectivos

O desafio do plano motivador. Mas como elaborar um plano de exercício que seja motivador? Ora bem, todos nós temos as nossas razões para fazer exercício físico. Uns treinam para melhorar a sua condição física geral - fitness - e ainda ganhar alguma saúde, outros são atraídos pelo aspecto social ou desportivo e outros ainda só se preocupam com o peso ideal. Seja qual for a sua razão faça-o sempre com prazer. Isso fará com que mantenha a sua actividade física durante mais tempo.

Tal como no mundo dos negócios bem sucedidos a planificação orientada para objectivos específicos será sempre benéfica e imprescindível. A monitorização do seu coração (Heart Rate Parameters) será uma boa maneira de verificar os seus progressos e o quanto o seu plano de treino está a resultar. A determinação do nosso objectivo pessoal fará com que a meta seja alcançá-lo através do exercício físico regular. Um objectivo bem definido e realista será sempre um bom desafio.

Elaborar um plano de treino é sempre sinal de prudência e organização. Com um calendário claro saberá sempre quanto tempo tem pela frente, qual o que já passou e poderá sempre fazer pequenos ajustes consoante os seus progressos. Um plano semanal, mensal ou mesmo para um período específico - uma prova por exemplo - deverá permitir sempre ajustamentos. Pequenos objectivos intermédios poderão ser usados.

Não esquecer no planeamento semanal alternar os "dias mais pesados" com os "dias mais leves".

.

Sem comentários:

Enviar um comentário