quarta-feira, 18 de março de 2009

Mitos e Realidades

Investigadores americanos colocaram recentemente em questão alguns mitos sobre os benefícios do exercício físico.

MITO: O músculo transforma-se em gordura

REALIDADE: O músculo e a gordura são duas coisas completamente diferentes e têm diferentes funções no corpo humano pelo que é impossível um se transformar noutro. Se deixar de fazer exercício o que acontece é que os seus músculos se vão atrofiar fazendo perder aquele ar de "estar em forma" que tanto sofreu para criar. Também se ingerir mais calorias do que as consegue queimar você vai engordar.

MITO: Você precisa de se exercitar 30 minutos seguidos para "fazer efeito"

REALIDADE: 3 sessões de 10 minutos oferecem o mesmo benefício que uma única de 30 minutos. Se no entanto está tentando perder peso rapidamente quanto mais tempo fizer exercício mais depressa atingirá resultados. Em suma tudo o que fizer, desde o carregar dum saco de supermercado para o carro ou até subir uma escada vai contar para queimar calorias - e vai somando para o resultado final.

MITO: As pessoas gordas têm um metabolismo mais lento

REALIDADE: Embora existam pessoas com problemas de metabolismo menos de 10% dos gordos tem esse problema. Na realidade quanto mais peso alguém tiver mais calorias vai gastar ao fazer exercício físico - mais do que uma pessoa magra. Preocupe-se com a intensidade do exercício e não com o seu metabolismo.

MITO: Não se emagrece ao praticar natação

REALIDADE: É verdade que os nadadores de longa distância e que nadam em águas frias têm tendência a reter gordura corporal. Se você não se enquadra neste grupo e praticar somente natação então vai gastar calorias.

MITO: Fazer alongamentos previne e impede lesões musculares aumentando as performances

REALIDADE: Os investigadores ainda não chegaram a acordo sobre esta questão particular. No entanto se fizer alongamentos tornará mais fáceis os exercícios que incluem o esticar, dobrar, torcer ou levantar. Uma dica: deixe para o final do seu exercício os alongamentos pois os músculos estarão quentes.

MITO: Queimamos mais calorias se a temperatura for baixa

REALIDADE: Se estiver numa longa corrida, no frio do inverno, gastará mais calorias nos primeiros minutos enquanto os seus músculos não aquecerem. Depois será igual correr na Sibéria ou no Saara.

MITO: Quando o corpo se acostuma a um exercício gasta menos calorias

REALIDADE: Se não ajustar a intensidade do exercício ao correr ou a andar de bicicleta, por exemplo, gastará exactamente as mesmas calorias do mês ou do ano passado. Os especialistas dizem que o mesmo não se aplica a exercícios para os quais somos ineficientes, tal como a máquina elíptica usada nos ginásios. Após 5 ou 6 sessões com esta máquina existe uma habituação do corpo à mesma de maneira a tornar mais fluente o exercício pelo que haverá menos dispêndio de calorias. No entanto esta diferença será somente de 2 a 5%.

Baseado no artigo Happier, Healthier You>Fitness Myths Busted!

Nota: Aguardo que o meu amigo Adriano Gonçalves teça algumas considerações sobre este assunto uma vez que é especialista na matéria.

..

Sem comentários:

Enviar um comentário