quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Reciclar. Vale a pena? - II

Nestes tempos modernos vejo a reciclagem como um grande negócio. "Salvem o planeta", "isso não é biodegradável" e "com estes níveis de lixo todos os aterros do planeta estarão cheios daqui a 10 anos" - quem será que ainda não ouviu destas frases? Por outro lado também se ouve por aí que mais de metade das coisas que separamos no lixo acabam sempre por ir bater aos mesmos aterros.

A indústria da reciclagem não é vista pelas pessoas de um ponto de vista contabilístico - tal como as outras. Se é para bem do ambiente, então não podemos fazer contas - é a ideia que fica. Mas quem paga? E mais importante: quem estará a ganhar com isso? O ambiente? As pessoas? Os donos das fábricas? Será que essas fábricas não custam dinheiro para funcionar?

  • redução
  • reutilização
  • recuperação
  • reciclagem

A reciclagem aparece em último lugar e não é por acaso. Penso também que a resposta são os três primeiros erres. A redução, a reutilização e a recuperação - aqui menos processos industriais se envolvem. Mas posso estar enganado. Afinal é só a opinião de um leigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário