quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Reciclar. Vale a pena? - I

Vale a pena o esforço? Como é que funciona? Vejamos alguns números.

Desde 1960 que a maioria do lixo recolhido na América quase triplicou alcançando as 245 mil toneladas em 2005. De acordo com as estatísticas da União Europeia o lixo municipal (urbano) na Europa aumentou em 23% entre os anos de 1995 e 2003. O plano que previa uma redução de 300 Kg por pessoa até ao ano 2000 não resultou. Como aumentou o volume dos lixos urbanos aumentaram também os esforços de reciclagem. Em 1980 a América reciclava somente 9,6% do seu lixo. Actualmente esta reciclagem é de 32%. O mesmo pode ser constatado na Europa onde países como a Áustria e Holanda reciclam 60% ou mais dos seus lixos municipais. A Inglaterra tem uma percentagem de 27%, o que é baixa, mas está a aumentar rapidamente quase tendo duplicado nos últimos 3 anos.

Mesmo assim quando é introduzido um programa de reciclagem em qualquer cidade o facto de se ver todos aqueles camiões de recolha (os de vidro, os de plástico, os de papel, etc), a andar por toda a cidade levanta logo dúvidas se o processo não gastará mais energia do que a que poupa.

Será que a reciclagem compensa de um ponto de vista ecológico? Pelo menos aqui são mais 4 ou cinco camiões a andar (a poluir e gastar energia/combustível), na cidade em vez de um só que antigamente levava o lixo todo junto.

Sem comentários:

Enviar um comentário