terça-feira, 16 de setembro de 2008

O Rei Imundo e a Incologia

A Ilha da Lenha foi feita pelos Deuses e descoberta pelos portugueses. Na Ilha da Lenha tudo é diferente.

Os mesmos Deuses sabendo do eterno conflito entre o homem, a natureza e o desenvolvimento decidiram mandar-nos o Rei Imundo. E pimba. Lá vem o gajo por aí abaixo, passa a lua, as nuvens, e aterra na Ilha da Lenha. Pum.

Como missão divina competia-lhe limpar o sebo aos gajos que poluem e estragam a floresta. Mas no seu rol de missões de limpeza não estão incluídas as lixeiras, pedreiras, um ou outro incêndio com fins científicos e principalmente algumas casas que estão dentro do Parque Incológico e que pertencem a outros Deuses. Fazem parte deste rol intocável também alguns caminhos na serra cheios de entulhos da construção civil, de frigoríficos e fogões velhos que foram lá parar sabe lá Deus como. Mas aqui a frase daquele responsável que uma vez disse " 'pra já a montanha é a montanha!" é aplicada e pronto.


Mas se há uma desgraça qualquer envolvendo as forças da natureza e a incúria dos homens destruidores eis que o Rei Imundo aparece brandindo o seu dedinho verde: Eu disse! Eu avisei! Eu não disse? Eu disse... Vocês não me quiseram ouvir. Mas eu disse...

A sua agenda vira-se agora para os pequenos e graúdos das bicicletas. Os pequenos andam na floresta indígena aos saltos, não está certo, e os graúdos nunca plantaram uma árvore na vida - o que também não está certo. Andam pela "sua" serra derramando suor pelas ervas daninhas causando stress nas pequenas aves, abelhas e joaninhas - muitas delas que tinham encontrado a paz ao fugir das pedreiras. Estes criminosos ambientais têm de ser detidos a toda a força - suspeita-se que levam frigoríficos enferrujados e depois os abandonam na serra.

Como foi possível que a Ilha da Lenha tenha sobrevivido tantos anos sem o Rei Imundo? Isso é uma questão que ninguém sabe responder. Mas posso afirmar que a natureza se vai desabar no dia em que o Rei Imundo se for...

Rei Imundo nunca nos deixes. Nunca! Olha que levas nas trombas se nos deixas, pá!

E para último não posso deixar de referir aqueles tanques de rega que servem também para mergulhar e nadar.
Estes também não estão no rol. Pena não terem prancha senão eram piscinas olímpicas. Mesmo assim é a maravilhosa diálise entre a natação e a agricultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário