quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Espanto-me cada vez mais

Pode-se ler no Sol de hoje:

"Os portugueses são os europeus que mais gostariam de ter John McCain na Casa Branca. O inquérito anual às opiniões públicas dos EUA e de 12 países da UE - hoje divulgado pela Fundação Luso-Americana - também mostra que Portugal é o país europeu mais hostil a cooperar com a Rússia e um dos mais favoráveis a acções militares no Afeganistão."

"Portugal ultrapassa a Holanda, a Espanha e o Reino Unido (33%) na avaliação positiva que faz de John McCain (35%). Mas é o candidato democrata, Barack Obama, o grande favorito dos europeus."

Para uma bacorada destas temos seguidamente os dados técnicos que fizeram estes cavalheiros chegar a estas brilhantes conclusões estatísticas:

- Os 12 países europeus são: França, Alemanha, Itália, Holanda, Polónia, Reino Unido, Portugal, Espanha, Eslováquia, Bulgária, Roménia, Turquia. Com os EUA, são 13 os países em que o inquérito foi realizado (entre 4 e 24 de Junho de 2008).

- 95% de margem de confiança para um erro de 3% para a amostra aleatória.

- 1000 pessoas, maiores de 18 anos, homens e mulheres, foram entrevistadas em cada país.

- Entrevistas telefónicas com excepção da Turquia, Bulgária, Roménia, Polónia e Eslováquia, onde a taxa de penetração da rede de telefone fixo é pequena.

1000 pessoas em cada país? Em cada país? E tiram-se assim todas estas conclusões científicas dignas de notícia afirmando "os portugueses"? Mas quais portugueses? Decididamente algo vai mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário