Relembrando O Não da Europa - Junho 04, 2005
Texto publicado em Sábado, Junho 04, 2005, num Blog pelo "Não":
"Na última quarta-feira, foi a vez dos holandeses dizerem clara e massivamente Não ao Tratado Constitucional Europeu.
No referendo francês, o motivo de tão desastroso resultado foi a conjuntura nacional. Porém, desta vez, não há desculpa que pegue. Os povos que fundaram a União estão manifestamente descontentes com o caminho que esta Europa está a tomar.
Na verdade, não se pode dizer que existe apenas uma única razão para este chumbo. São muitos os motivos que levaram os holandeses e os franceses a recusarem a constituição. Entre os principais estão, por exemplo, a perda de soberania nacional, o perigo da adesão turca e o controverso modelo social.
É hora de, em Bruxelas, os eurocratas interpretarem o descontentamento expresso pelos povos europeus nas urnas. Os mesmos eurocratas que, refugiados na sua torre de marfim, parecem tão distantes e alheios às preocupações das pessoas que supostamente representam.
Por cá, enquanto o governo e a comunicação social varrem o Não para os extremos do espectro político, é hora de pensar nas notícias que chegam do coração da Europa. Extremistas e fundamentalistas que conseguem mais de 60% de votos num sufrágio? Não me parece...
Fundamentalistas são aqueles que recusam ver a realidade que se apresenta diante dos olhos."
Desculpem qualquer coisinha. Era só para relembrar...
Sem comentários:
Enviar um comentário