quinta-feira, 26 de junho de 2008

Mais uma Viagem ao Vaticano 1997 / 2008

Cavaco Silva foi recebido por João Paulo II em 1997 e descreveu o encontro como "um dos momentos mais marcantes enquanto primeiro-ministro".

Concerteza que não deve ter resistido a pedir algum favor à pessoa que tinha acesso privilegiado ao Homem Lá De Cima. Apesar das viagens e respectivas estadias terem sido pagas pelos portugueses (aqueles que pagavam impostos na altura), parece que a graça que pediu foi para si mesmo. Para o país não foi de certeza. Solicitou uma "mãozinha" para ser eleito presidente da república um dia? Nunca o saberemos mas desconfio
que desta vez vai lá agradecer algo... com as viagens e estadias mais uma vez pagas por todos nós, aqueles que ainda continuam a pagar ainda mais impostos.

Estamos atravessando mais uma crise - pode-se ler e ouvir por aí. Nos últimos 30 anos não é novidade nenhuma. Estamos habituados. Afinal de contas é sempre a mesma crise e não uma nova. Se questionarem o "Senhor dos Tabús" ele dirá com voz grave mostrando a cremalheira (sem bolo rei): "Não comento assuntos internos quando estou fora do país.." e ora toma e pronto já está. Não perguntaste?

De acordo com a Presidência da República, a audiência entre os chefes de Estado do Vaticano e de Portugal não tem uma agenda definida, mas é esperado que seja abordada a situação internacional, tendo em conta o papel de importante evangelizador de Portugal nomeadamente em Angola e Timor. Mais uma grande questão abordada e que concerteza vai influenciar positivamente o nosso país. Só por esta dou por bem empregue a parte dos descontos que me efectuaram para pagar esta deslocação. Até perdoo o facto de sua excelência estar a contribuir para o aquecimento global do planeta uma vez que aquela avioneta em que viaja faz uma fumarada dos diabos. Ooops, não deveria ter mencionado este gajo.

Continuo com os meus botões e agora vou ser mauzinho. Tinha de ser porque é mais forte que eu. Enquanto por cá os juízes começam a levar nas trombas discute-se o papel evangelizador nas terras que correm perigo devido à aproximação daquele gajo com cornos e rabo em forma de seta (agora não disse o nome), e que paga muita coisa? E que tal introduzir aí nessa converseta a denúncia às autoridades dos padres católicos pedófilos que por aí andam impunes? Esses não seguem também os caminhos do rabo de seta?

Adiante. Um outro tema de actualidade que deverá ser abordado durante o encontro, avançou o gabinete de Cavaco Silva, será a "situação da Europa de hoje e da Europa de amanhã", depois do resultado do referendo sobre o Tratado de Lisboa na Irlanda, país onde a igreja católica exerce uma grande influência. Mas afinal esse assunto já não está arrumado à partida? Não ficou chumbado o plano do cherne e do engenheiro? Não foi referendado? Não me digam que enquanto não lhes sair o resultado que interessa não vão descansar. E mais ainda. O Vaticano pronunciou-se a favor do sim e tem sido um defensor do Tratado de Lisboa por considerar que é um elemento muito importante no desenvolvimento da Europa. Ou seja, por outras palavras: Vão apelar ao Papa para interceder junto do seu Chefe a ver se a coisa muda e fica de feição. Qualidades desta democracia europeia. Depois das ameaças feitas pelo cherne vai este agora até tentar interceder junto de Deus. Será que vamos ter chuva de gafanhotos? Raios e coriscos? Este fim de semana fico em casa não vá o tal gajo tecê-las...

Cavaco Silva foi recebido por Bento XVI em 2008 e descreveu o encontro como "um dos momentos mais marcantes enquanto presidente da república".


Sem comentários:

Enviar um comentário