sábado, 21 de junho de 2008

É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade



Factos e números sobre a ocupação do Iraque:

GENOCÍDIO: Mais de um milhão de iraquianos foram mortos desde 2003. Outros 2,7 milhões foram mortos pelo embargo económico (1991-2003).

REFUGIADOS: 2,5 milhões no interior do pais e 2,2 milhões em países vizinhos. Mortos e refugiados atingem quase um quarto da população.

POBREZA EXTREMA: 43% dos iraquianos vive com menos de 70 cêntimos por dia. 60 a 70% da população activa não tem trabalho.

SEM AJUDA: Só 60% dos iraquianos tem acesso a ajuda alimentar do governo: Por pressão do Banco Mundial, o sistema será suprimido em Junho de 2008.

MALNUTRIÇÃO INFANTIL: Metade dos menores de 5 anos sofre de malnutrição. O baixo peso dos recém-nascidos triplicou atingindo 11% dos nascimentos.

GUERRA NUCLEAR: Os EUA lançaram sobre o Iraque mais de 2500 toneladas de urânio, em bombas e munições. No sul do Iraque há 11 vezes mais cancros que em 1988. 67% dos filhos de soldados dos EUA que estiveram no Iraque têm malformações.

INFRAESTRUTURAS: 70% da população não tem água potável e 80% não tem esgotos. Só há electricidade duas horas por dia. A cólera, que tinha sido erradicada, espalhou-se por metade das 18 províncias iraquianas.

SAÚDE: Metade dos 34 mil médicos existentes em 2003 abandonou o pais. 2 mil foram assassinados. Dos 180 grandes hospitais 90% não tem recursos.

ENSINO: Mais de um milhão de crianças deixaram de ir à escola primária. Mais de 300 professores foram assassinados.

SERVIÇOS PÚBLICOS: Em 2006, 40% do pessoal qualificado iraquiano tinha abandonado o pais, levando ao desmoronamento dos serviços.

ROUBO DE PETRÓLEO: Empresas norte-americanas exportam 2,1 milhões de barris de petróleo por dia, menos meio milhão que antes da invasão. O Iraque tem de importar combustíveis para transportes e uso domestico.

PRISÕES CHEIAS: 24 mil iraquianos estão presos à guarda das forças dos EUA. Mais de 400 mil estão detidos em prisões governamentais.

GUERRA SEM LEI: Alem das tropas dos EUA e de outros países ocupantes, actuam no Iraque 180 mil mercenários, não abrangidos por nenhuma lei internacional.

RESISTÊNCIA: Permanecem no Iraque 158 mil soldados dos EUA. Mais de 4 mil foram mortos e 30 mil foram feridos – 82% dos quais em combate.

LIBERTAÇÃO NACIONAL: Nos últimos dois anos, vários grupos de resistência, incluindo 40 organizações militares, uniram-se nume frente de libertação nacional. Adoptaram um programa democrático que prevê a retirada de forças ocupantes, a reconstrução do Estado, a criação de um governo de unidade nacional e a aprovação, em referendo, de uma nova constituição.


Sem comentários:

Enviar um comentário