terça-feira, 30 de junho de 2009

Funchal Jazz 2009

Será feita uma homenagem ao músico madeirense Tony Cruz na abertura do Funchal Jazz. Tive a sorte de o ouvir muitas vezes quando animava as noites do antigo Hotel Savoy na Ilha da Lenha.

Vânia Fernandes, Benny Golson, Ron Carter, Cedar Walton e Richard Galliano são alguns dos artistas que actuarão nesta edição de 2009.

Este Festival que se mudou este ano da Quinta Magnólia para o Parque de Santa Catarina decorre de 2 a 4 de Julho.


..

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Moonwalk

Michael Jackson 1958-2009
Moonwalk
Que mais há a dizer?

..

Crónicas de um Povo Superior - 6


A votação no DN da Ilha da Lenha
sobre as 3 vítimas (conhecidas) do tsunami nortenho...
..

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Fechadura

Fechadura

..

Crónicas de um Povo Superior - 5

Segundo o DN da Ilha da Lenha uma das vítimas do tsunami nortenho que atingiu a Câmara de São Vicente é mesmo o presidente Humberto. O resto da equipa continuará mais ou menos na mesma.

Um tiro só para abater um melro? Isto sim é que é pontaria!

..

Qimonda

O presidente do Fórum para a Competitividade sobre a Qimonda:

"O primeiro-ministro andava aí aos gritos a dizer que já tínhamos uma bandeira tecnológica, numa empresa que tinha um único fornecedor, que era a casa-mãe, um único cliente, que era a casa-mãe..."

"Acho estranho como é que um projecto na área dos solares que ainda nem sequer tinha arrancado e tinha quatro ou seis pessoas a trabalhar agora já vale 150 milhões de euros e tem futuro."

Quer isto dizer que a procissão ainda continua no adro?

..

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cadeado

Cadeado dos pobres?
..

Crónicas de um Povo Superior - 1

Mais uma tentativa para intoxicar a juventude do povo superior? Segundo o DN da Ilha da Lenha existe um bar, ali para os lados do desaparecido balão na Avenida do Mar, que através de mail faz publicidade de uma iniciativa que no mínimo é criminosa: chamam a atenção dos estudantes que a partir de 26 de Junho passam a ser servidos baldes de meio litro de álcool nas noites de verão - cerveja, whisky e Vodka.

É caso para se perguntar onde é que andam os "senhores reguladores" - para não chamar outros nomes - da Ilha da Lenha Nova que tanto defendem os valores dos velhos e bons costumes incluindo a família.

Tudo isto com a agravante de ser precisamente no Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas - apetece dizer uns palavrões ou não?

..

Crónicas de um Povo Superior - 2

"O mar ali também mexe bastante e isso ajuda a limpar a sujidade" - disse o cacique da Junta de Freguesia do Porto da Cruz desvalorizando os despejos que uma fabriqueta que ali existe faz na praia. Todos os anos quando a mesma inicia o fabrico de aguardente é o mesmo. Depois de muitos protestos o tal cacique de cartilha ainda diz "Unam esforços e tentem ajudar a encontrar uma solução para esta situação, em vez de criticar por criticar".

A minha pergunta é muito simples: o que é que este cacique anda por lá a fazer afinal? Caberá porventura às pessoas, os críticos, arranjar solução para o problema? E o Turismo? Não são estes caciques que estão nas Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais que se deveriam preocupar em resolver estas situações para um bem comum? Andam todos muito preocupados com o que "aquele que manda em tudo" está a pensar e principalmente se dizem algo que se possam arrepender...

..

Crónicas de um Povo Superior - 3

Correu um boato que um tsunami iria atingir a Ilha da Lenha na semana passada. O único local seguro seria a Costa Norte da Ilha segundo o mesmo boato. Após a data do fatídico incidente ter passado sem que a dita onda de 30 metros se dignasse aparecer eis que surgiram logo uns maldosos a dizer que afinal o tsunami tinha atingido as Câmaras de São Vicente e do Porto Moniz. Parece que "aquele que manda em tudo" não achou convincentes quanto baste as actuações dos caciques e mandou-os porta fora.

É caso para dizer que afinal o único local seguro não era a Costa Norte.

..

Crónicas de um Povo Superior - 4

O desemprego apregoado não corresponde à realidade disse "aquele que manda em tudo"

«Se tivéssemos aquela proporção de, efectivamente, desempregados, sentíamos pressões, convulsões, pedidos disto e daquilo»

e acrescenta ainda que

«também há pessoas que não estão com um estado médico de louco e todos nós sabemos que são loucos, tal como há muito malandro que devia estar preso e não está»
.

..

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Tráfego humano

Um relatório do Departamento de Estado norte-americano indica Portugal como um local de destino e de passagem no tráfico de seres humanos, vindos sobretudo do Brasil, mas também da Ucrânia, Moldávia, Rússia, Roménia e África, para exploração sexual e trabalho forçado.

Segundo o mesmo relatório, a maioria dessas vítimas identificadas em Portugal é constituída por mulheres brasileiras alvo de exploração sexual, enquanto homens oriundos de países de Leste dominam os casos de trabalho forçado em quintas e construção civil.

O relatório aponta também que Portugal é um ponto de passagem no tráfico de pessoas para outros países europeus.

Será este o mesmo o nosso país???

..

Orgulho de emigrante

"O que posso dizer? Que estou extremamente orgulhoso do apoio unânime que recebi. Mais que orgulhoso, estou comovido. Foi para mim um momento muito importante receber este apoio, com tais palavras de apoio e reconhecimento pelo trabalho que a Comissão tem feito" - foram as palavras do Cherne.

Mais um emigrante e trabalhador português que está orgulhoso do trabalho que tem feito por essas terras fora.

..

Fecho

Todos têm direito à vida.

..

Qimonda

Em 2 de Junho de 1998 a fábrica foi inaugurada pelo então primeiro ministro António Guterres. A sua actividade foi iniciada com 110 trabalhadores e fechou o seu primerio exercício, a 30 de Setembro de 1998, com um volume de negócios de 87 milhões de euros.

A situação de insolvência actual prede-se com o facto do mercado das memórias DRAM ter caído drasticamente fazendo com que atingisse níveis de custos muito abaixo dos valores de produção. As sucessivas reduções nos lucros fizeram o grupo empresarial alemão perder milhões de euros e consequentemente ter prejuizos com reduções até 85% do valor de produção.

Tendo como único e exclusivo cliente a fábrica mãe na Alemanha - fornecedora da matéria prima e cliente - o grupo empresarial não teve outra alternativa senão pedir a insolvência da fábrica em Portugal a 26 de Março de 2009.

Sem material para produzir suspendeu a sua actividade em Março de 2009.

Fonte: Jornal de Negócios.

------------------------------------------------------

Esta versão são os factos que levaram ao encerramento da fábrica segundo a fonte consultada. Uma semana após o Inginheiro ter apontado a fábrica como um exemplo de sucesso empresarial no parlamento eis que, inesperadamente , a mesma encerra. Poder-se-á pensar que o nosso primeiro não sabia de nada e que, inocentemente, tenha caído numa armadilha? Eu penso que não. O Inginheiro sabia exactamente o que fazia, da mesma maneira que sabia exactamente quando é que a fábrica iria parar. Trata-se de uma situação em que podemos colocar a célebre frase "ou é muito esperto ou então é muito burro" - qual é que vai ser?

PS: quem constroi estas fábricas de materiais electrónicos sabe muito bem, pelos estudos de mercado, quantos anos um chip, por exemplo, vai durar no mercado em termos de lucro. Nesta era da electrónica o que hoje é verdade amanhã já não o é...

..

A decisão

A decisão nunca saíu de quem a tinha nas mãos - a administração da Autoeuropa. Esta vai decidir nos próximos dias o destino da fábrica em Portugal e não abriu, ao que se saiba, mais nenhuma janela de negociação para os trabalhadores.

E se a Autoeuropa sair de Portugal? Quais serão as consequências para além da perda lamentável de mais postos de trabalho?

Porque não fechar para obras e renascermos remodelados e novos?

..

A Velocidade Supersónica dos Milhões

Segundo uns iria tirar-nos da desgraça. Outros dizem que nos enterraria em dívidas até às orelhas. Tudo isto na velocidade supersónica dum TGV que é, ao que parece, a única preocupação do momento dos nossos estimados governantes.

A coisa não tem sido nada pacífica e se no início os jornais e TV afirmavam que o bicho veloz iria trazer dívidas enormes às próximas gerações após a suspensão do dito projecto eis que as coisas ainda pioraram. Só pela desistência do mesmo projecto lá teremos de pagar mais não sei quantos milhões à CE, a empresários envolvidos, estudos e mais nem sei o quê. A certeza é que vamos pagar os milhões quer se faça ou não a tal carripana, ou seja, como se diz na Ilha da Lenha - somos presos por ter cão e por não ter.

Será que algum dia se vão decidir?

..

O coelhinho cor-de-rosa

Na última entrevista à SIC ficámos todos a saber que afinal existem 2 versões do Inginheiro que nos governa à 4 anos - o Hard e o Soft. Segundo até algumas estatísticas o homem repetiu, durante toda a entrevista, a palavra "desculpe" de 3 em 3 minutos.

Mas estou de pé atrás com a versão Soft, devo confessar a bem da verdade. Como o homem nos tem pregado umas partidas maldosas de vez em quando acho que essa versão simplesmente não existe. Como é que vai explicar aos milhares de eleitores, por exemplo, que a figura arrogante e mandona com que nos habituou já não existe e que no lugar dela está um coelhinho cor-de-rosa?

..

A ideia brilhante

O presidente da British Airways pediu a todos os colaboradores que trabalhassem um mês sem salário de maneira a ultrapassar a crise que assola a conhecida empresa de transportes aéreos.

Após alguma pesquisa descobri que o autor de tão brilhante ideia aufere, nada mais nada menos, do que 70 mil euros por mês. Fazendo algumas contas de mercearia, se ele recebe isso os outros administradores devem receber mais ou menos as mesmas quantias pelo que um mês no ordenado desses cavalheiros de certeza que daria para pagar os salários dos colaboradores a quem pedem o "sacrifício".

Será que lhes mandava um mail a sugerir isso?

..

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Parabéns


Fez ontem 1 ano que este blogue
(que muito poucos consultam) existe.
Por isso:

PARABÉNS.

..

Autoeuropa e o ministro

"Estou muito preocupado e do fundo do coração espero bem que os trabalhadores reconsiderem as consequências que uma decisão destas pode ter".

No mínimo estranho é que nestes assuntos económicos o sr. ministro meta o "coração" pelo meio. Se der para o torto com os trabalhadores pode rolar a sua cabeça também? Provavelmente até rolará lá para Outubro próximo. É também caso para se perguntar se o ministro é português ou alemão. Como pode apoiar medidas para subjugar ainda mais os seus conterrâneos? E se a fábrica sair de Portugal? Amanhã não temos o que comer ou não vão haver mais Sciroccos para experimentar?!

"Houve noites em que não dormi para conseguir certas coisas para a Autoeuropa. Não têm conta o número de vezes que fui à Alemanha e a emoção que senti quando soube que o Scirocco ia ser produzido em Portugal" - disse ainda.

Sr. ministro essas "certas coisas" que você conseguiu é que me lixam a carola!

Como nota final deixo aqui que mais uma vez que os trabalhadores, que lutam pelos seus direitos, são apresentados na comunicação social como os privilegiados que ganham milhares de euros mensalmente e que apesar disso querem destruir a coitadinha da fábrica.

..

Horácio Bento de Gouveia

“a região norte da Madeira é de uma beleza rude que impressiona; nela dominam os aspectos das primeiras idades do mundo. É a zona mais fresca da nossa ilha, a mais propiciatória à emigração para o veraneio

Horácio Bento de Gouveia

.

Ora cá está mais um

Um dos autarcas da Ilha da Lenha, lá para os lados da costa nortenha, anunciou com pompa e circunstância a construção de um Bike Park. Iniciativa de louvar até porque é a primeira infra-estrutura do género na Ilha. Deixo aqui algumas das palavras proferidas pela individualidade:

"a localização da nova infra-estrutura é estratégica. Escolhemos os terrenos circundantes ao campo de futebol, exactamente para aproveitarmos algumas valências desse espaço. O clube de futebol poderá até organizar uns torneios e aproveitar o Bike Park como vestiário e balneário, pois existem alguns chuveiros espalhados por todo o circuito. Assim, as equipas já não têm que estar à espera umas das outras, porque um dos problemas de organizar torneios com várias equipas é o facto de só haver 2 balneários, o que não permite que 3 equipas, ou mais, possam tomar banho ao mesmo tempo, ou seja, os jogadores ficam a arrefecer e isso pode-lhes causar até alguns problemas de saúde".

Terminou ainda as suas declarações dizendo que o Bike Park até "poderá servir de restaurante, mesmo que esteja a chover, pois a infra-estrutura tem condições para colocar umas tendas, caso se queira festejar um casamento ou um Baptizado".

Magnífico exemplo de infra-estrutura polivalente ao melhor nível europeu. Dá para BTT, para tomar banho, serve de balneário, e ainda para festas de casamento ou batizados e respectivas tendas (se estiver a chover). Isto sim é que é aproveitar os dinheiros públicos. Existem muitos cérebros na Ilha da Lenha. Muitos deles são desconhecidos, é claro, mas que existem lá isso existem.

E para aqueles que dizem que só se diz mal a imagem em cima representa o dito cujo Bike Park. Para quê mais palavras?

Esta notícia, sem os comentários maldosos, pode ser consultada AQUI.

..

Olha o verdinho!

Contemplai o verdinho...
..

Mais do mesmo

A moção de censura do CDS ao Governo não faz sentido nesta "fase do campeonato". Só deu visibilidade a Paulinho dos Mercados (que está a piscar o olho ao PSD) e ao Inginheiro.

No fim mais de metade do debate foi ocupado com a legitimidade da moção de censura em vésperas de eleições. No final, a moção foi rejeitada e pronto, perdeu-se mais tempo precioso que devia ou podia ter sido usado em discussões sérias.

Nesta cosmética toda o PSD votou ao lado do CDS e o Bloco e PCP abstiveram-se. No rectângulo nada de novo.


..

A recusa dos bandidos

Alguma comunicação social noticia que os trabalhadores da Autoeuropa recusaram, através de votação, um pré-acordo laboral que propunha entre outras coisas a redução do pagamento do trabalho extraordinário em 6 sábados por ano de forma a aumentar a flexibilidade da empresa para enfrentar a crise no sector automóvel.

O que acho estranho é se afirmar que é um bom acordo e haver tantos votos contra. Não me parece muito lógico isso acontecer uma vez que estão em risco todos os postos de trabalho e até a própria fábrica. Será que existe algo que desconhecemos?

Ainda no passado dia 5 de Junho A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa tinha chegado a um pré-acordo com a administração do fabricante automóvel...

..

Cadeado ou fecho?


..

E pelo norte?

Na Ilha da Lenha a costa norte está a "ferro e fogo" com o aproximar das próximas eleições. Estou surpreendido? Talvez até esteja pois não se entende tanto espalhafato por causa de duas Câmaras. Ouve-se falar em blogues, acusações, linguagens acerbadas e outras peripécias nortenhas que me abstenho de comentar. Se fosse na Guiné Bissau há muito que já tinham aparecido algumas catanas no conselho.

No DN fala-se em reuniões que se vão realizar e não se realizam pois já se realizaram alguns dias atrás, dos que pensam que mandam mas afinal estão lá somente para a fotografia e doutras coisas do género. Informação e desinformação na Ilha da Lenha? Uma coisa no entanto não deixa dúvidas: não há fumo sem fogo, ou haverá?

Cautela.

..

Extraordinário

Obama matou uma mosca, ponto.

Ainda não recuperei desta notícia que tem tido destaque em todo o mundo: Obama matou uma mosca. Mas que coisa extraordinária, pensei eu com os meus botões. O caneco americano abateu, com uma palmada, um sofisticado equipamento de espionagem disfarçado de insecto voador. E isto tudo enquanto, no seu estilo populista de salvador da pátria, dava uma entrevista.

Nice.

..

terça-feira, 16 de junho de 2009

Partido Pirata Português

Já existe o site do Partido Pirata Português a exemplo de muitos outros países. Basta clicar no logo:

Manifesto

O Partido Pirata Português neste momento é uma comunidade. Queremos mudar a legislação, com vistas a favorecer a sociedade informática, cuja característica é a diversidade e a ausência de reservas. Propomos a reforma da legislação que trata do direito imaterial.
A ideologia do Partido Pirata fundamenta-se em três valores básicos: a preservação da integridade pessoal; a cultura em plena liberdade e a consideração de que as patentes e os monopólios privados são nocivos à sociedade. Vivemos em uma sociedade controladora, onde praticamente todos são registados e vigiados. Julgamos não ser compatível com um moderno Estado de Direito que os cidadãos sejam objecto de controle, como suspeitos criminosos. A democracia pressupõe forte protecção da integridade pessoal. Os direitos de autor foram criados para beneficiar a sociedade, estimulando a criatividade e o desenvolvimento, e disseminando a cultura. Para alcançar esses objectivos faz-se necessário um equilíbrio entre, por um lado, as exigências da sociedade, no tocante à acessibilidade e à distribuição e, por outro, as exigências do autor quanto ao reconhecimento e à remuneração. Acreditamos que, actualmente, os direitos de autor estão em desequilíbrio. Uma sociedade em que a cultura e o conhecimento sejam livres e acessíveis a qualquer um, em igualdade de condições, só pode beneficiar a todos. Sustentamos que o mau uso generalizado e sistemático dos actuais direitos de autor contraria a sua finalidade e limita tanto a oferta quanto o acesso à cultura. O site Pirate Bay, foi de facto condenado, mas em primeira instanciá e para quem é um cidadão atento, verifica que o site se mantém on-line e com mais utilizadores do que nunca e mais conteúdo. Ou seja a condenação, que até já foi alvo de recurso na Justiça Sueca, nada mudou a favor da Industria. Expliquem-me então como se fosse uma criança, porque perseguir e proibir? O que ganharam com isso?

O Partido Pirata é realmente um Partido?


Não é um partido formal e essa não é uma preocupação no momento. Estamos a criar uma comunidade forte e unida que actua de forma descentralizada e directa, sua actuação é um convite para aqueles que buscam um uma nova maneira de se fazer política: de forma aberta, colaborativa e transparente. Nossa foco de actuação é a sociedade civil, agindo desde ela. Serão nossos apoiantes que irão dizer se devemos ou não nos oficializar como um partido.


..

Cheque em branco

«Só no fim desse processo é que se saberá quanto é que o Estado teve de despender para garantir os depósitos» disse o governador do Banco de Portugal ontem. Também afirmou que o processo de apuramento do montante exacto envolvido não é ainda conhecido podendo levar muitos anos até que se saiba.

No meu fraco entender todos nós estamos a pagar uma quantia que desconhecemos. É mais um cheque em branco - tudo perfeitamente normal. Mas só existe um responsável preso? E os outros?

..

terça-feira, 9 de junho de 2009

A honra

«Sinto-me honrado por o presidente do Conselho Europeu me ter perguntado hoje se eu avançaria para um segundo mandato. Aceitei esse pedido» - disse já o Cherne.

Dançam de alegria a Merkel, o Esbirro Francês e... o outro.

..

Cadeado


..

Um acto de cidadania

Os elevados níveis de abstenção verificados nestas eleições levantaram novamente os fantasmas do voto obrigatório no nosso país. Votar é um dever ou um direito? Mas que tipo de penalização vamos dar a quem não votar? Uma multa? Aumento do IRS? Por muito que nos custe acreditar existem pessoas que não ligam absolutamente nada à política e a eleições. Para mim existe um factor mais importante.

Falta do sentimento de cidadania.

Quando se fala na troca do acto de votar por um dia passado no campo, na praia ou se vai haver mais afluência às urnas porque não chove, é estranho. Por outro lado quando se vê pessoas a esperar 4 ou 6 horas numa fila para votar na nova direcção do Benfica ou no Sporting algo vai mal na cabeça deste povo.

Votar é um direito e sobretudo um dever de cidadania. Não podemos esquecer daqueles que se sacrificaram, muitas vezes juntamente com a própria família, para que tenhamos o direito à escolha. Quando a liberdade é um dado adquirido aprendemos muito depressa a desprezá-la esquecendo que também, um dia, somos capazes de morrer por ela.

Sempre votei desde os meus 18 anos. Foi com orgulho que peguei naquele papelinho dobrado em 4 e o coloquei dentro daquela urna de cor escura. Tive na minha mão o poder da escolha. Muitos nunca tiveram esse direito. Naquela altura escolhi o que pareceu menos mau mas a minha opinião foi mudando consoante o decorrer dos anos. Agora só voto em quem acredito mesmo ou voto em branco - mas voto!

Sobre o voto em branco acho que é o direito que qualquer cidadão tem de discordar de todos os partidos, ideologias ou pessoas concorrentes respeitando no entanto o seu direito a votar. Votar em branco não é abster-se como alguns afirmam. É dar um cartão amarelo aos governantes transmitindo-lhes a mensagem clara de que têm de fazer muito melhor.

Nas recentes eleições europeias o número de votos brancos quase duplicou ao passar de 87 mil em 2004 para 165 mil. Estes votos seriam, por exemplo, suficientes para eleger mais um eurodeputado.

Será que a mensagem foi entendida?

..

A Preto e Branco


..

Conclusões espantosas

Foram precisos não sei quantos anos para que uns economistas portugueses, mediante um estudo efectuado com dados desde 1994, chegarem à brilhante conclusão de que:

“Por cada trabalhador que é obrigado a adiar a idade da reforma, há um jovem que perde a oportunidade de entrar no mercado de trabalho.”

O brilhantismo desta conclusão deixa-me extasiado. Levaram muito tempo a descobrir isso?


..

Vitória dos Piratas

O Partido Pirata alcançou uns significativos 7,1% dos votos na Suécia nestas eleições europeias o que lhe permitiu eleger 1 deputado. Entre as diversas propostas deste partido podemos ler na sua declaração de princípios:

Respect for the right to privacy

Following the 9/11 event in the US, Europe has allowed itself to be swept along in a panic reaction to try to end all evil by increasing the level of surveillance and control over the entire population. We Europeans should know better. It is not twenty years since the fall of the Berlin Wall, and there are plenty of other horrific examples of surveillance-gone-wrong in Europe's modern history.

The arguments for each step on the road to the surveillance state may sound ever so convincing. But we Europeans know from experience where that road leads, and it is not somewhere we want to go.

We must pull the emergency brake on the runaway train towards a society we do not want. Terrorists may attack the open society, but only governments can abolish it. The Pirate Party wants to prevent that from happening.

..

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Emigrantes de sempre

A emigração portuguesa está ao mesmo nível que estava em 1960. A mesma tem-se mantido constante desde a adesão de Portugal à União Europeia não sendo portanto um facto novo como alguns analistas ou media nos querem fazer crer. Estas foram as conclusões do Coordenador do Observatório da Emigração - Rui Pena Pires.

..

O país político

O país político encontra-se profundamente embriegado com essa grande coisa que é fazer deputados, presidentes de câmaras, vereadores e deputados europeus. Actualmente é isto que mobiliza os partidos abandonando o cidadão comum que se debate com as dificuldades do dia a dia.

..

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Domingo

No próximo Domingo vai ser assim!


..
A abstenção tem de ser entendida
pelos partidos como "façam muito melhor".

..

Nota curiosa

Baciro Dabó e Hélder Proença foram assassinados na Guiné Bissau por alegadamente estarem envolvidos num suposto Golde de Estado. Até aqui a notícia não me surpreendeu pois para além de nunca sequer ter ouvido falar nas personagens envolvidas, esta prática é recorrente por aquelas bandas. A minha nota prende-se somente pelo facto da TSF estar a dar a notícia de hora a hora usando em vez de assassinado a tiro a expressão abatido a tiro.

A minha pergunta:

por serem pretos foram abatidos em de vez de assassinados?


..

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Camuflagem

Camuflagem quase perfeita.

..

Vícios novos

Existe hoje em dia a tendência de condenar as diversas formas de luta dos trabalhadores apresentando-os como os criminosos que querem destruir as coitadadinhas das empresas.

Começou na RTP com a publicidade dum artista qualquer que dentro do seu carro se encontrava num terrível engarrafamento supostamente por causa de uma manifestação.

O vício novo alastrou-se ao Fernando Pinto, administrador da TAP, que face à recente greve dos pilotos ameaça vender a Portugália por "profunda falta de paciência".

Se os trabalhadores estão em greve vende-se a empresa e pronto. Chatice...

..

Os 807 marmanjos

Com o aproximar das eleições aparecem novamente as sondagens fantásticas. Quase diariamente apresentam-nos as intenções de voto das classes média, da alta, jovens e velhos, cambados e coxos. Os homens votam em branco enquanto as mulheres votam em não sei quem. Os 807 marmanjos inquiridos indicam "claramente" as intenções de voto de nem sei quantos milhares de portugueses. Nunca se consultam as gentes das Ilhas porque penso que não devem contar para nada e seria uma perda de tempo. Os inquéritos são realizados na "grande" Lisboa, no Porto que deve ser mais "pequeno" e no Allgarve "minúsculo".

Apurados os resultados destes inquéritos de alta precisão científica os tais 807 marmanjos passam a traduzir fielmente a opinião do povo quanto aos partidos e personagens concorrentes. Variando de semana para semana nas intenções de voto os 807 marmanjos não têm uma opinião formada virando para o lado que sopra o vento. Será que existe mesmo gente assim? Que mude o sentido do seu voto semanalmente consoante as palavras ou acções dos candidatos? Será que seguem mesmo os candidatos? Mesmo?

No entanto os 807 marmanjos que mandam nisto tudo fazem o que lhes pediram para fazer. Mandam nisto tudo.

..

Game Over

Susan Boyle foi a grande surpresa no concurso "Britain Got Talent". Foi também uma lição para os que julgam os outros pelas aparências.

Depois da surpresa inicial e de todo o mundo ter dito: bem feito, como se também não a tivessem julgado da mesma forma que o júri, antes da senhora cantar, cedo foi acarinhada pelos media, sobretudo a internet, como o patinho feio que afinal tinha uma voz de ouro.

Mas quando existe uma ascensão mediática tão rápida a queda pode ser bem dolorosa também. Passar do anonimato ao estrelato tem os seus riscos mas é mesmo assim.

"What comes up must come down"

Susan Boyle perdeu o concurso - facto. Ao contrário do que a maioria pensava o patino feio não ganhou. Ao cair da cortina e no apagar das luzes a estrela ficou sozinha. A reacção não foi a melhor e como consequência directa foi internada numa clínica psiquiátrica para descanso.

O mundo está cheio de criaturas que tiveram sucessos meteóricos e quedas fantásticas. Como exemplos temos os Big Brothers, o Grande Mestre com a ordinária Gisela, etc. Estes concursos televisivos de grandes audiências trazem à ribalta talentos desconhecidos, em formato instantâneo, sem que os mesmos tenham tempo de crescer psicologicamente e preparar-se para o mundo da fama.

O talento "puro" de Susan Boyle continua por explorar e poderá ou não ser brilhante. No entanto terá de estar preparada para a vitória e para a derrota e isso só dependerá exclusivamente dela.

..

A frase

A verdadeira governância faz-se com base no conhecimento efectivo de um povo. A outra, a da ganância politica, pode ser feita sobre cenários e concepções teóricas, que levam ao proverbial desbaratar de dinheiro público em obras e equívocos que só servem quem os produz.

http://www.governancia.com/

..

As acções do Senhor

As recentes notícias dão conta de que Sua Excelência teria (alegadamente, existem indícios que - estilo TVI), escondido uma carteira de acções.

“Não é verdade, e se eu digo não é verdade é porque estou perfeitamente seguro” disse o Senhor dos Tabús com aquele ar grave de quem já vislumbra a guilhotina. Se ele está seguro do que diz então é porque é verdade, penso eu. No caso do Dias Loureiro ele também estava seguro e foi verdade que estava perfeitamente seguro da sua segurança.

Também disse que ele e a mulher, quando ainda não tinha esta posição, não tinham as suas poupanças nem “debaixo do colchão”, nem no estrangeiro. “Entregámos as nossas poupanças a quatro bancos, incluindo o BPN” para que eles as gerissem, e conseguissem um bom rendimento. Pergunto-me eu porque é que o tal BPN anda sempre a aparecer no meio destas confusões.

Afirma, com o ar pesado da responsabilidade, que também que está a perder dinheiro. “Estamos a perder muito, muito dinheiro. Boa parte das nossas poupanças estão desaparecidas”. Afinal está pobre como os milhares de pobres que existem por aí que, como nunca tiveram poupanças, não sabem o sentimento das mesmas estarem desaparecidas. Lá vêm as más línguas de sempre aproveitar para dizer que V. Exa., quando foi 1º ministro, também ajudou a criar bastantes pobres. E meia dúzia de ricos também.

Mas temos de ser solidários. Tesos mas solidários. Quero deixar aqui o repto para que todos nós portugueses enviemos um dinheirinho para compensar as perdas de Sua Excelência que afinal de contas é o nosso presidente. Mais tarde indicarei o NIB para que possamos fazer o nosso dever de solidariedade para com um este conterrâneo que se encontra em grandes dificuldades financeiras. E também vamos rezar a Nossa Senhora de Fátima porque os Portugueses são crentes.

Agora digam lá a verdade: não se sentem mais "leves"?

..

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Alertem os coitadinhos

Quando o "doce" acabar as famílias mais endividadas, as excessivamente endividadas, cujas prestações baixaram em média 40-42% verão as mesmas aumentar a partir do segundo trimestre de 2009. Não é preciso ser bruxo para adivinhar que a maioria nem ligou aos conselhos de alguma imprensa não especializada em assuntos de futebol. O próprio governo que deveria ter um papel mais interventivo e pedagógico nesta matéria falou muito mas muito pouco fez para alertar.

Muita gente "guardou" o que deixou de pagar com a baixa das taxas esperando pelos maus ventos que se avizinham.

Mais tarde, como sempre, aparecerão os coitadinhos a dizer que ninguém os avisou que as taxas iriam subir novamente...

..

terça-feira, 2 de junho de 2009

Subtis diferenças

Dia 02.06.2009 - Jornal O Público

Dia 02.06.2009 - Correio da Manhã.

Subtis diferenças entre um jornal monárquico e um republicano? A mesma tragédia, a mesma foto e duas maneiras distintas de dar a notícia.

..