terça-feira, 31 de agosto de 2010

Nada de novo

O desemprego no País Falido atingiu o mês passado os 11%. Por si só constitui o recorde dos recordes. Já começou a dança dos partidos que acusam o governo e que passam pela conhecida "conversa da crise". Fazem-se as comparações de sempre, fala-se das contracções da economia e da destruição da produção nacional.

Nada de novo.

..

Je vois la vie en rose

Les yeux qui font baiser les miens,
Un rire qui se perd sur sa bouche,
Voila le portrait sans retouche
De l'homme auquel j'appartiens

Quand il me prend dans ses bras
Il me parle tout bas,
Je vois la vie en rose.

Il me dit des mots d'amour,
Des mots de tous les jours,
Et ca me fait quelque chose.

Il est entre dans mon coeur
Une part de bonheur
Dont je connais la cause.

C'est lui pour moi. Moi pour lui
Dans la vie,
Il me l'a dit, l'a jure pour la vie.

Et des que je l'apercois
Alors je sens en moi
Mon coeur qui bat

Des nuits d'amour a ne plus en finir
Un grand bonheur qui prend sa place
Des enuis des chagrins, des phases

Heureux, heureux a en mourir.

Quand il me prend dans ses bras
Il me parle tout bas,
Je vois la vie en rose.

Il me dit des mots d'amour,
Des mots de tous les jours,
Et ca me fait quelque chose.

Il est entre dans mon coeur
Une part de bonheur
Dont je connais la cause.

C'est toi pour moi. Moi pour lui
Dans la vie,
Il me l'a dit, l'a jure pour la vie.


Et des que je l'apercois
Alors je sens en moi
Mon coeur qui bat

Edit Piaf

Sketch


..

O fisco heroico

Os dados, que o Ministério das Finanças forneceu ao Diário Económico, revelam que foram marcadas 214.888 penhoras neste período - mais 40,5% que no mesmo período de há um ano -, mas apenas 42.128 foram efectivamente realizadas.

Os dados do Ministério das Finanças mostram que das 77 mil contas bancárias que o Fisco marcou, penhorou apenas 11 mil, concentrando-se depois nos vencimentos e salários e na penhora de imóveis.

A maioria devem ser ladrões de galinhas.

..

Música aos Quadrados

... por Vítor Sardinha. Um programa radiofónico interessante na RDP Antena 1 sobre os músicos da Ilha da Lenha. Nas palavras do próprio "para que a memória não se perca".

Excelente.

..

Como convém

Pois claro, como convém, continua a IGF (Inspecção Geral de Finanças) sem acesso directo à informação que permite aplicar a lei que multa as manifestações exteriores de fortuna e que entrou em vigor à 10 anos.

Já em 2005 a IGF alertou para essa situação mas tudo continua na mesma. Imóveis, carros, iates e aeronaves ficam por isso isentos. O mais interessante é que no caso dos carros e das aeronaves a lei não obriga a que os mesmos sejam registados pelo seu valor de compra nem o número de contribuinte do proprietário. No caso dos barcos a hilariante frase "a IGF não considera as informações adequadas e suficientes para efeitos de controlo de correspondentes manifestações de fortuna” por si só ilustra bem o estado das coisas no país falido.

Dizer mais para quê?

..

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O descaramento

A boca maior de Portugal pede 1 milhão de euros para sair da TVI. Mas serão precisos mais comentários? E a melhor vem agora. A senhora que se julgava intocável continua de baixa até ver...

Esta baixa de certeza que não é fraudulenta! Também com uma boca daquelas lata é o que não lhe deve faltar.

Cada vez gosto mais destas cenas.

..

Borda fora

Já lá vão em 3 os jogadores que abandonaram a selecção a seu pedido:

- Simão Sabrosa
- Deco
- Paulo Ferreira

Vai haver mais?

..

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Big Brother de São Vicente

Artigo enviado em 16.08.2010 para o Diário de Notícias da Ilha da Lenha:

"O Google Street View é uma das características do Google Maps e do Google Earth. Os mais novos, e não só, já estão estão concerteza familiarizados com mais esta terminologia. Por outras palavras trata-se da representação em computador da posição em 10 ou 20 metros de muitas das ruas e cidades do mundo através de fotografias que podem ser visualizadas em 360 graus e com zoom. Este serviço foi lançado a 25 de Maio de 2007 e desde então tem tido muitos adeptos pela facilidade com que se visitam os locais que desejamos conhecer permitindo mesmo um planeamento de férias, por exemplo, usando um rato e um teclado de computador.

Recentemente a CNPD (Comissão Nacional Protecção Dados) impediu o carro da Google de tirar fotos em Portugal alegando que as mesmas devassavam a privacidade dos cidadãos uma vez que ficavam visíveis rostos e matrículas de automóveis. Para além deste facto a CNPD nunca esqueceu que a Google acedeu "por acidente" a dados privados provenientes de redes WiFi. Similar caso aconteceu na Alemanha com idênticas consequências - a proibição. Embora a Google afirmasse que possui um sistema de desfocagem automático das matrículas e das caras a CNPD decidiu proibir as fotos enquanto a Google não mostrasse realmente como funciona o sistema de desfocagem, o que ainda não aconteceu.

A gestão do controle da privacidade dos cidadãos é da responsabilidade do Estado e trata-se de um assunto muito sensível ainda mais que a fronteira entre o que é público e o que é privado cada vez se torna mais difícil distinguir. Serão os benefícios maiores do que a privacidade de cada um? Chegará o dia em que ninguém se importará de ter a cara ou a matrícula do seu carro exposta em qualquer canto do mundo mas por enquanto…

E isto tudo para dizer que foram colocadas câmaras de vigilância, daquelas dentro de uma esfera de côr negra e que podem focar em 360 graus, em São Vicente. Mais propriamente entre a rotunda do Saramago, aquela que fica logo abaixo da bomba de gasolina do Rosário e a rotunda existente na Vila de São Vicente existem 6 câmaras de vigilância colocadas em postes. Passo a enumerar os locais: Rotunda do Saramago, Vereda dos Lameiros - Foro, rotunda que dá acesso aos Lameiros, entre essa e a rotunda dos bombeiros existe uma outra na estrada, rotunda junto dos bombeiros e finalmente à saída o túnel junto à bomba de gasolina de São Vicente.

A questão que coloco é simples. Uma vez que aquelas câmaras não servem para controlar a velocidade dos veículos servirão para quê? Qual o interessa daquele troço de estrada ser assim tão vigiado? Terrorismo do Norte? A destruição dos cartazes? O crescente roubo das couves? Apanhar as galinhas fugitivas?"

..

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sketch


..

Preocupações reais?

Segundo o CDS da Ilha da Lenha a quebra do turismo na Ilha pode levar ao encerramento de algumas unidades hoteleiras. Esta descoberta foi divulgada hoje numa conferência de imprensa. Também afirmam que a Ministra da Informação do Iraque se recusa a responder a uma audiência parlamentar.

Fiquei com a impressão que a preocupação dos centristas é somente política e que não se preocupam na realidade com a situação das centenas de trabalhadores desses hotéis pois esse já é "outro assunto".

..

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O fim do holocausto

A Organização Mundial de Saúde declarou o fim da pandemia de Gripe A que matou 18.500 pessoas em todo o mundo. A Gripe dos Porcos, como ficou conhecida em todo o mundo, foi baptizada de Gripe A em Portugal após ter diminuído drasticamente o consumo de carne de porco... lembram-se?

A OMS ainda mencionou a muita sorte durante a pandemia pois o vírus não sofreu quaisquer mutações. Esqueceram-se foi de mencionar a muita sorte dos laboratórios que ganharam milhões com a pandemia mas tudo bem.

Recordemos Carlos Torgal, director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical em 08.05.2009:

"... se houver uma epidemia e não for criada uma vacina até Outubro, Novembro, a previsão mais optimista é que haverá em Portugal dois a três milhões de pessoas com gripe, o que significa que serão 75 mil pessoas a perder a vida".

O especialista sublinhou ainda que no ano passado só a gripe sazonal provocou em Portugal "um acréscimo de mortalidade de 1.961 casos, número muito acima do normal" e para o qual não há, até ao momento, explicações. "Foi nas barbas de todos nós e ninguém se apercebeu nem houve nenhum alarme das autoridades de saúde".

A maior parte das mortes por Gripe A tiveram sempre outras complicações muito graves associadas. Por outras palavras foram muito poucas as vítimas que morrerem só de Gripe A. Já agora o que foi feito às vacinas?

..

O morto que afinal...

A primeira vítima de Gripe A em Portugal foi em 23 de Setembro de 2009.

Recordemos os factos:

"A primeira vítima mortal em Portugal com quadro clínico de gripe A é um homem de 41 anos que esteve internado no Hospital de Santo António, no Porto. Além de estar em rejeição de um rim transplantado, apresentava dificuldades respiratórias que agravavam o seu estado.

O doente era emigrante em França mas foi assistido em Portugal, onde estava de férias. Segundo a ministra da Saúde, Ana Jorge, o doente tinha recebido um transplante renal há 14 anos e sofria uma infecção bacteriana decorrente da rejeição desse transplante. Esteve internado em França na sequência dessa infecção, mas teve alta em Agosto, a seu pedido.

No início de Setembro "o quadro de pneumonia agravou-se" e o doente foi internado no Hospital de Santo António, no Porto. Por haver dois casos de infecção por gripe A no serviço onde o doente estava internado, foram realizadas análises e confirmou-se que o doente tinha mesmo o vírus H1N1.

Ana Jorge anunciou que será proferida amanhã uma conferência de imprensa no Hospital de Santo António, às 10h, e que "se mantêm todas as medidas até agora adoptadas" para prevenção e tratamento do vírus H1N1."

Notícia dada pelo Diário de Notícias. Embora alguns especialistas bem protestassem que o homem não tinha morrido de Gripe A mas das outras complicações os nossos meios de comunicação social, que não queriam alarmar ninguém, continuaram a bater na mesma tecla até à exaustão...

...

E agora esta

E depois veio mais esta também no DN:

"A primeira vítima mortal do vírus H1N1 em Portugal foi um português de 41 anos que vive em França e que se encontrava internado desde 3 de Setembro no Hospital de Santo António, no Porto. Tinha um transplante de rins e há 14 anos que estava a rejeitar. Transplantados querem ser incluídos na lista de portugueses prioritários para receber a vacinação, que ainda não foi aprovada.

A lista dos doentes prioritários, que irá definir quem tomará primeiro a vacina, ainda não foi aprovada, quando faltam dois dias para as eleições. Mas, Graça Freitas, da Direcção-Geral de Saúde (DGS), garantiu ao DN que a homologação da lista será feita em breve (ver entrevista).
Certo é que os doentes transplantados querem estar nessa lista dos portugueses prioritários para vacinação contra a gripe A. E Associação dos Doentes Renais de Portugal assegura que o Ministério da Saúde já lhes prometeu, apesar de informalmente, que haverá reservas das vacinas para eles. A garantia foi dada ao DN pelo presidente da associação, José Fernando Gouveia.
A exigência ganhou ontem força depois de ter morrido a primeira vítima da gripe A, um transplantado renal desde há 14 anos que se encontrava em rejeição do rim.

Ontem às 21.30, a ministra da Saúde anunciou ao País a primei-ra vítima mortal do vírus H1N1. Trata--se de um emigrante português em França, de 41 anos, e de férias em Portugal, que estava interna- do no Hospital de Santo António, no Porto, desde 3 deste mês, em estado grave devido uma infecção bacteriana com pneumonia.
A vítima tinha estado já internada numa unidade de saúde francesa com uma infecção bacteriana, mas recebeu alta no final do mês de Agosto e decidiu vir para Portugal.
Segundo o presidente da associação dos doentes renais do Norte, José Fernando Gouveia, ainda não ocorreram reuniões oficiais entre a associação e a Direcção-Geral de Saúde. Mas sublinha que "houve contactos entre as duas entidades", tendo-lhes sido dito que a inclusão dos doentes renais (que façam diálise e sejam transplantados) na lista "estaria garantida".
Ainda esta semana, conta, esteve informalmente com secretário de Estado da Saúde, que lhe deus essas garantias.

Em Portugal há mais de 21 mil transplantados, e destes 8409 são transplantes de rins. Aliás, é este o transplante mais comum em Portugal, seguido do da córnea (5959), medula (4040), hepáticos (2574), cardíacos (461), pancreáticos (95) e pulmonares (22).

"Estes doentes têm as defesas em baixo porque tomam medicamentos para que o seu corpo não rejeite o órgão que recebe", esclarece Maria João Aguiar, coordenadora nacional da colheita de órgãos, considerando inevitável que estes doentes sejam prioritários."

Faltou aqui falarem na lista de VIPS e familiares que já estava aprovada. Esta história dos doentes é palha.

..

Saunas maradas

Existem desportos assim meio para o esquisito mas o Campeonato de Sauna é único. Imagine-se que por vezes as temperaturas são da ordem dos 110 graus Célsios. Este fim de semana passado a tragédia atingiu este singular campeonato quando um dos dois finalistas aparentemente morreu imagine-se... de calor.

Vladimir Ladyzhenskiy um wrestler russo de 60 e poucos anos sofreu queimaduras severas na final que teve lugar no sul da Finlândia na cidade de Heinola e acabou por morrer. Este campeonato teve a participação de 130 concorrentes de 15 países.

O atleta falecido encontra-se à esquerda da foto. Mais comentários para quê?

..

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Sketch

Primeiro Beijo - Rui Veloso

Recebi o teu bilhete
para ir ter ao jardim
a tua caixa de segredos
queres abri-la para mim
e tu não vais fraquejar
ninguém vai saber de nada
juro nao me vou gabar
a minha boca é sagrada

Estar mesmo atrás de ti
ver-te da minha carteira
sei de cor o teu cabelo
sei o shampoo a que cheira
já não como, já não durmo
e eu caia se te minto
havera gente informada
se é amor isto que sinto

Quero o meu primeiro beijo
não quero ficar impune
e dizer-te cara a cara
muito mais é o que nos une
que aquilo que nos separa

Promete lá outro encontro
foi tão fogaz que nem deu
para ver como era o fogo
que a tua boca prometeu
pensava que a tua língua
sabia a flor do jasmim
sabe a chiclé de mentol
e eu gosto dela assim

Quero o meu primeiro beijo
não quero ficar impune
e dizer-te cara a cara
muito mais é o que nos une
que aquilo que nos separa
x2

Rui Veloso
Primeiro Beijo

..

Que calafrio

A melhor maneira de estragar uma música é utilizá-la para fins políticos. Que o diga António Guterres que quando entrava numa sala tocava logo Vangellis - Conquest of Paradise. Ainda hoje quando ouço a música parece que vejo o anafado a entrar porta dentro. Que calafrio.

Outro triste exemplo foi o da selecção que "agarrou" o que estava a bater na altura - I've Got a Fellin' dos Black Eyed Peas e fez o mesmo que Guterres só que não entrou porta dentro.

..

Voyerismo na Ilha da Lenha

"PSP investiga 'voyeurismo' nas praias da Madeira" no DN da Ilha da Lenha. Mas será possível? Na terra do povo superior? Quase caí da cadeira ao ler...

"O 'voyeur', um homem com idade na casa dos 30 anos, tinha em sua posse uma câmera de filmar contendo uma série de vídeos constrangedores onde aparecem centenas de mulheres em biquini, em várias praias públicas da Região." - vídeos constrangedores de centenas de mulheres em bikini? E nem estavam nuas, meu Deus onde vamos parar...

"Contudo, ao ser confrontado com as gravações já na presença das três senhoras queixosas, e após confiscada a câmara do video-amador, a Polícia concluiu que o alvo era outro. A recolha das imagens centrou-se nas mulheres em biquini, registando detalhes pormenorizados das partes íntimas dos seus corpos." - Mas não é para isso que servemm os bikinis? Para mostrar o corpo? E as partes íntimas não estavam tapadas? Mau, mau...

A praia é um lugar público.

Quem quer privacidade não vai para um lugar público. No entanto fotografar ou filmar não está correcto desde que a paisagem não valha a pena

..

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O ladrão de galinhas

Segundo o Sol a leitura do acórdão do julgamento de Mário Machado foi adiada devido a uma alteração dos factos (?). Mário Machado é considerado pelos "especialistas comunatugas" como o espectro andante e falante do fantasma da extrema-direita que os aterroriza de morte.

Mesmo bem guardado atrás das grades continua a causar arrepios na espinha de meia dúzia de "democratas" que para aí vegetam. Se por acaso fosse de extrema-esquerda já teria sido considerado como filho herói da revolução dos cravos e o mais certo é que estivesse já em liberdade.

Tirando essa marca não passa de mais um vulgar ladrão de galinhas.

..

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sketch

Wallstrasse and Greiffeneggring - Daqui
..

Violência doméstica

Segundo o Jornal Público:

"Foram abertos em média 25 inquéritos de violência doméstica por dia no distrito judicial de Lisboa no primeiro semestre deste ano. O número retira-se do recém-divulgado memorando de actividades da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa sobre os primeiros seis meses do ano, que adianta terem sido registados neste período 4546 novos inquéritos. "

"Este ano já morreram 14 mulheres vítimas de violência doméstica. O Observatório das Mulheres Assassinadas, da UMAR, contabilizou 29 homicídios em 2009, menos 14 por cento do que no ano anterior. Um processo destes tem sido alvo de inúmero interesse nos últimos dias. Trata-se da queixa apresentada pela presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, que decidiu denunciar a violência de anos por parte do seu último companheiro, que, quando esta lhe anunciou o fim da relação, a ameaçou de morte."

..

Um triste exemplo

No Diário de Notícias hoje:

"Rosário tinha 39 anos quando foi morta à facada pelo ex-marido, a 5 de Junho de 2007. Os filhos, de 20, 13 e 10, respectivamente, esperam desde Novembro uma indemnização. Os avós e o tio, com quem vivem, entraram com um processo pelo filho maior e outro pelos menores e, depois de uma visita da comissão, não tiveram notícias. O agressor foi considerado inimputável e sujeito ao internamento psiquiátrico, entre três e 20 anos. Teve a primeira saída precária em Julho . "Não temos apoio, nem social nem económico. Além desta justiça vergonhosa, a única coisa que recebemos foi uma notificação de penhora dos bens para pagar as custas do julgamento do criminoso por este ter sido absolvido e que, naturalmente, ainda não pagámos. E continuamos à espera de resposta para um processo que se devia concluir em três meses. É a nossa justiça", revolta-se Luís Leal de Oliveira, o irmão da vítima."

Sem mais comentários.

..

Violência doméstica

Um dos temas recorrentes dos nossos fóruns televisivos é a violência doméstica. Foi o caso dum fórum na SIC Notícias que ouvi e vi atentamente. Infelizmente os testemunhos das mulheres que ligaram para o painel continuam a mostrar que na realidade poucos se interessam incluindo a PSP que parece nem estar aí para isso.

O que me causa espanto é que passados tantos anos de debates e leis a própria polícia continue a tratar as denúncias de centenas de mulheres como coisa corrente e sem importância. Muitas acabam mortas infelizmente. Mais uma mancha negra na nossa sociedade.

Uma vergonha.

..

A mancha negra

Que vergonha para a Ilha da Lenha e o seu Povo Superior. O abandono de animais está a aumentar drasticamente. Só em dois meses foram abandonados, segundo o SPAD - Sociedade Protectora dos Animais Domésticos - nada mais nada menos do que 529 cães.

E dá para entender isto?

Ainda segundo o SPAD na maioria dos casos são animais bem tratados o que indicia que os donos por qualquer circunstância não conseguiram mantê-los. Após tanta sensibilização e tanta campanha este é o triste resultado.

Não culpo as campanhas. Culpo as pessoas!

..

Perderam o tino

Todos estes homens que têm lançado a maior confusão na justiça - Pinto Monteiro, Lopes da Mota, Noronha do Nascimento, foram nomeados politicamente e por acordos entre PS e PSD cujo concluio no controle que ambos exercem na justiça, desfigura completamente a nossa democracia.

Se a sua cumplicidade nas politicas económicas, levou o país à beira da falência, as suas trafulhices e disputas na justiça, transformaram-na numa vergonha. PS e PSD utilizam os seus comparsas por eles colocados nos sectores estratégicos para safar os amigos e entalar os adversários.

Tudo se passaria mais ou menos bem, tendo em conta o nível amorfo da nossa opinião pública se não surgisse este processo que implica até aos cabelos o pinóquio diplomado ao Domingo. Aqui o acordo desta rapaziada não resistiu, perderam a compostura e....

foi a bandalheira que temos visto...!

..

PGR

O Procurador Geral da República disse recentemente que os seus poderes são idênticos aos da Rainha de Inglaterra. Mãe que esta foi mesmo forte. Todos os partidos, que estão repletos de gente responsável, reclamaram logo a cabeça do cavalheiro não vá ele dizer mais umas verdades embaraçantes. O problema é que os 2 maiores, PS e PSD, não se entendem nestas supostas alterações que supostamente têm de ser feitas. Uma vez que têm de dar a impressão que mexem na lei profundamente e de maneira a que fique tudo na mesma devem ter uma tarefa bem difícil pela frente.

À boa maneira tuga vai-se criar uma confusão dos diabos para nada.

..

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sketch

Teleférico parado!

Nesta manhã uma óptima notícia no DN da Ilha da Lenha:

"O Governo Regional decidiu suspender por tempo indeterminado a obra de construção do teleférico do Rabaçal, anunciou ontem à RTP o presidente da Sociedade de Desenvolvimento Ponta Oeste, Paulo Sousa.

A decisão do executivo foi justificada com a necessidade de dar prioridade e canalizar recursos para as obras de reconstrução relacionadas com o temporal de 20 de Fevereiro. Por outro lado, o Governo continua a aguardar o parecer da UNESCO sobre o mesmo projecto."

A história não parece estar bem contada, especialmente aquela de canalizar recursos, mas se suspenderam esse aborto por mim nem quero saber o que na verdade aconteceu.

Boa.

...

terça-feira, 3 de agosto de 2010

BMW's para os chineses

Sempre me fez confusão o porquê da abertura do mercado europeu aos produtos chineses da maneira que foi feito. As portas escancararam-se de tal modo que, por exemplo no nosso país, os texteis ficaram comprometidos. Um patrão na Europa tem muitos mais encargos do que um na China. Na China não se respeitam os direitos dos trabalhadores e o trabalho infantil e de escravidão são permitidos.

Não quero de todo afirmar que os produtos chineses foram os únicos culpados do fecho de muitas fábricas de têxteis mas que ajudaram muito lá isso ajudaram. Sei que o país que detém o poder económico na Europa é a Alemanha cabendo sempre a Merkel a última palavra. Mas então porque diabos haveria a senhora de ceder assim dessa maneira? Não sabia de antemão que é impossível concorrer com os chineses?

E agora já temos parte da resposta:

Segundo o DN

"a BMW obteve lucros de 834 milhões de euros no segundo trimestre do ano, com as receitas impulsionadas pela forte procura na China. Os lucros de Abril a Junho subiram dos 121 milhões registados no mesmo período do ano passado, enquanto as receitas subiram 18,3 por cento, para 15,35 mil milhões de euros (12,97 mil milhões em 2009). Os resultados superaram largamente as expectativas dos analistas. Assim, as três marcas do grupo, BMW, Mini e Rolls-Royce, tencionam vender 1,4 milhões de veículos até ao final do ano, o que corresponde a um aumento de 10 por cento em relação a 2009. No primeiro semestre, as referidas vendas atingiram 696 mil unidades, e o volume de vendas subiu 13,5 por cento em relação a igual período de 2009, passando para 27,8 mil milhões de euros. No segmento automóvel a BMW pretende assim alcançar em 2010 uma margem de lucro superior a cinco por cento."

Aos poucos vamos entendendo a defesa dos interesses da União Europeia.

Não esqueçamos também que os 2 submarinos também vieram de lá. E que os gregos também compraram 4 submarinos, tanques e armamento pesado / ligeiro aos mesmos.

A III Guerra Mundial está a ser travada neste momento sem bombas, tiros ou mortos.

..

A fatalidade de Canárias

Considero tontice comparar a Golden Island com um destino como Canárias. São duas coisas completamente opostas. Canárias também tem praia mas apostou muito forte na animação, onde existe para todos os gostos. E realço muito "para todos os gostos". Não são nada esquisitos estes espanhóis contando que lhes dê dinheiro.

Quem vai para Canárias já sabe de antemão o que vai encontrar. Os bares, discotecas e restaurantes estão à cunha e os euros continuam a entrar. Bem sei que a qualidade de serviço é uma porcaria exceptuando os hotéis de 5 estrelas mas não me parece que isso seja um handicap. Não falam línguas estes ilhéus mas também não se interessam por isso.

Por cada um que sai chateado da Ilha entram 50 que estão satisfeitos.

Não se consideram um destino de qualidade mas hoje em dia o que é isso?

..

Golden Island

Golden Island

..

A fatalidade da Golden Island

Confesso que nunca fui um grande apreciador da Golden Island talvez por não gostar muito de praia. E a Golden Island para mim sempre foi a praia. Não me venham com tretas de passeios culturais nem belezas naturais. É praia e muito pouco mais do que isso.

Alguns anos atrás as ligações entre a e a Ilha da Lenha e a Golden Island eram feitas por barcos que mais pareciam de pesca do que de passageiros e a travessia do mar da Travessa era uma autêntica passagem pelo Cabo Bojador. Esta travessia cheia de tormentas foi sempre o ponto negativo da viagem. Foi e ainda o é. Mais tarde e com a introdução de uma linha regular através de vários barcos e catamarães, assim como de uma linha aérea, considerou-se que a sazonalidade estaria vencida. Mentira. Nunca o foi.

Uma das razões são os custos e a outra, para mim a mais importante, é que no Inverno não há nada para se fazer. Tirando os meses de verão é a pasmaceira total. Como não se pode ir à praia o que mais resta? Resposta - quase nada.

Confesso que em tempos ainda pensei adquirir uma casa para aquelas bandas mas quando comecei a fazer contas desisti logo. Os custos são como a anedota da piscina que custa muito mais dinheiro manter em comparação com o tempo que estamos lá dentro. As viagens não são baratas e ida e volta para a família sai muito caro.

Avancemos. Este outrora destino de eleição para as férias dos madeirenses à muito que o deixou de ser. Os preços praticados tanto na hotelaria como nos restaurantes, predestinaram este local à lenta desertificação turística. Na generalidade também têm um mau serviço. E animação - nicles. Com isto tudo resta a praia que continua a mesma desde que descobriram a Ilha.

Os crânios decidiram então revitalizar a oferta e criaram num local chamado Penedo do Sono uma quantidade de pequenos bares. Apesar de diversas tentativas envergonhadas em manter alguma animação ao vivo a coisa na verdade não resultou e não se criaram mais expectativas. Nestas coisas temos de manter o investimento antes de atacar os lucros. Ora o que os nossos empresários querem são os lucros e de preferência muito rápidos. No final ficaram sem nada como sempre.

Na Golden Island e na Ilha da Lenha queremos alguma animação mas sem muito barulho. A insistência naquele "turismo de qualidade", no servilismo tipo Reids ou Savoy, que foi acabando desde os anos 80 nestas circunstâncias é uma loucura. E insistimos no mesmo modelo à anos. A realidade é que agora temos o turismo do tipo iogurte e banana para o almoço e que não gasta porque não tem. O turista rico que chegava aqui e comprava toneladas de bordados e garrafas de vinho madeira acabou. O turista que jantava no hotel e depois dançava ao som de uma banda ao vivo até às 3 da manhã acabou. Os tempos mudaram.

Pelo caminho ficaram tantas coisas mas pelo que sei esse caminho está feito e enterrado. No caminho novo também existem muitas coisas novas por explorar. É preciso imaginação.

..

Sketch


..

O Profeta afinal...

Uma das coisas que me lembro ter sido anunciada pelo Messias-que-ia-salvar-o-mundo-e-o-resto foi que iria acabar com a guerra no Iraque. Volvidas muitas luas desde estas pomposas postas de pescada em Janeiro de 2009 alguma coisa foi feita. Cerca de 50 mil soldados regressaram a casa mas mais do dobro ainda continuam no terreno. Em abono da verdade também foram encerradas quase 250 bases - embora aqui não saiba muito bem o que é considerado como base.

Isto tudo para dizer que num discurso à organização que cuida dos feridos de guerra, Disabled American Veterans, em Atlanta, o número um americano reconheceu que o esforço suportado pelo exército se vai prolongar pelo menos por mais um ano.

Para finalizar afirmou que "ainda há quem tente impedir o progresso do Iraque com balas e bombas”. Sinceramente não estou a ver quem...

..

A Grécia

Todos os anos são milhares os portugueses que escolhem a Grécia como destino das suas férias. Só que agora devido ao tumultuoso estado do país devido à dívida and so on fala-se muito em instabilidade política e sobretudo insegurança e até em grupos extremistas. Tá-se mesmo a ver que querem transformar a Grécia em Beirute - como se fosse possível.

A leste disto tudo estão os tais milhares de portugueses que continuam a escolher a Grécia como destino turístico o que é uma grande maçada para os media e para o Allgarve.

Os operadores turísticos e agências de viagens também já confessaram que não estão a sentir qualquer perturbação na sua operação o que ainda é uma maior preocupação para os mesmos apologistas de desgraça alheia.

Precisa-se de um morto ou um rapto de uma criancinha senão ainda se vai transformar a Grécia num dos principais destinos turísticos dos portugueses.

Assim não vai dar.

..

O Amorim das Rolhas

O Amorim das Rolhas estava teso faz agora um ano. Até pensou despedir 150 trabalhadores que na altura eram um peso morto para o desenvolvimento das suas parcas indústrias. Era tempo de crise e a economia retraía-se. E vai daí que no primeiro semestre de 2010:

O resultado líquido da Corticeira Amorim foi de 11,59 milhões euros, o que compara com o prejuízo de 3,48 milhões euros registado em igual período do ano passado, de acordo com a informação revela em comunicado enviado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Ficámos esclarecidos ou não? O homem até deu a volta por cima.

..

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Os tontos

E viva. Chegou o nosso investimento de mil milhões de euros à terra dos tontos: o maravilhoso submarino Trident. Esta maquineta além de andar por baixo de água vai-nos ajudar a vencer a miséria que grassa no país dos tontos que apesar de serem os mais tontos da Europa agora vão dispor de meios logísticos altamente sofisticados que no fim não vão servir para nada excepto para os tornarem ainda mais tontos.

Dizem outrora os tontos foram grandes navegadores e descobridores. À luz do que somos agora e analisando rapidamente o ADN permitam-me desconfiar de todas essas proezas maravilhosas que nos conta a historia de Portugal. Suspeito que muita patranha existe nessa "estória" e que, acrescentado um ponto aqui e um traço ali, aparece-nos uma epopeia tuga a que chamaram pomposamente História de Portugal. Nem os Gregos fariam melhor e esses também estão bem à rasca. Cá para mim mais de metade daquilo não passa de balelas para enganar o povo. E só por isso: Viva Portugal, o país dos tontos mais tontos que agora até têm um submarino. E ainda falta um...

..