segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Big Brother de São Vicente

Artigo enviado em 16.08.2010 para o Diário de Notícias da Ilha da Lenha:

"O Google Street View é uma das características do Google Maps e do Google Earth. Os mais novos, e não só, já estão estão concerteza familiarizados com mais esta terminologia. Por outras palavras trata-se da representação em computador da posição em 10 ou 20 metros de muitas das ruas e cidades do mundo através de fotografias que podem ser visualizadas em 360 graus e com zoom. Este serviço foi lançado a 25 de Maio de 2007 e desde então tem tido muitos adeptos pela facilidade com que se visitam os locais que desejamos conhecer permitindo mesmo um planeamento de férias, por exemplo, usando um rato e um teclado de computador.

Recentemente a CNPD (Comissão Nacional Protecção Dados) impediu o carro da Google de tirar fotos em Portugal alegando que as mesmas devassavam a privacidade dos cidadãos uma vez que ficavam visíveis rostos e matrículas de automóveis. Para além deste facto a CNPD nunca esqueceu que a Google acedeu "por acidente" a dados privados provenientes de redes WiFi. Similar caso aconteceu na Alemanha com idênticas consequências - a proibição. Embora a Google afirmasse que possui um sistema de desfocagem automático das matrículas e das caras a CNPD decidiu proibir as fotos enquanto a Google não mostrasse realmente como funciona o sistema de desfocagem, o que ainda não aconteceu.

A gestão do controle da privacidade dos cidadãos é da responsabilidade do Estado e trata-se de um assunto muito sensível ainda mais que a fronteira entre o que é público e o que é privado cada vez se torna mais difícil distinguir. Serão os benefícios maiores do que a privacidade de cada um? Chegará o dia em que ninguém se importará de ter a cara ou a matrícula do seu carro exposta em qualquer canto do mundo mas por enquanto…

E isto tudo para dizer que foram colocadas câmaras de vigilância, daquelas dentro de uma esfera de côr negra e que podem focar em 360 graus, em São Vicente. Mais propriamente entre a rotunda do Saramago, aquela que fica logo abaixo da bomba de gasolina do Rosário e a rotunda existente na Vila de São Vicente existem 6 câmaras de vigilância colocadas em postes. Passo a enumerar os locais: Rotunda do Saramago, Vereda dos Lameiros - Foro, rotunda que dá acesso aos Lameiros, entre essa e a rotunda dos bombeiros existe uma outra na estrada, rotunda junto dos bombeiros e finalmente à saída o túnel junto à bomba de gasolina de São Vicente.

A questão que coloco é simples. Uma vez que aquelas câmaras não servem para controlar a velocidade dos veículos servirão para quê? Qual o interessa daquele troço de estrada ser assim tão vigiado? Terrorismo do Norte? A destruição dos cartazes? O crescente roubo das couves? Apanhar as galinhas fugitivas?"

..