terça-feira, 3 de agosto de 2010

A fatalidade da Golden Island

Confesso que nunca fui um grande apreciador da Golden Island talvez por não gostar muito de praia. E a Golden Island para mim sempre foi a praia. Não me venham com tretas de passeios culturais nem belezas naturais. É praia e muito pouco mais do que isso.

Alguns anos atrás as ligações entre a e a Ilha da Lenha e a Golden Island eram feitas por barcos que mais pareciam de pesca do que de passageiros e a travessia do mar da Travessa era uma autêntica passagem pelo Cabo Bojador. Esta travessia cheia de tormentas foi sempre o ponto negativo da viagem. Foi e ainda o é. Mais tarde e com a introdução de uma linha regular através de vários barcos e catamarães, assim como de uma linha aérea, considerou-se que a sazonalidade estaria vencida. Mentira. Nunca o foi.

Uma das razões são os custos e a outra, para mim a mais importante, é que no Inverno não há nada para se fazer. Tirando os meses de verão é a pasmaceira total. Como não se pode ir à praia o que mais resta? Resposta - quase nada.

Confesso que em tempos ainda pensei adquirir uma casa para aquelas bandas mas quando comecei a fazer contas desisti logo. Os custos são como a anedota da piscina que custa muito mais dinheiro manter em comparação com o tempo que estamos lá dentro. As viagens não são baratas e ida e volta para a família sai muito caro.

Avancemos. Este outrora destino de eleição para as férias dos madeirenses à muito que o deixou de ser. Os preços praticados tanto na hotelaria como nos restaurantes, predestinaram este local à lenta desertificação turística. Na generalidade também têm um mau serviço. E animação - nicles. Com isto tudo resta a praia que continua a mesma desde que descobriram a Ilha.

Os crânios decidiram então revitalizar a oferta e criaram num local chamado Penedo do Sono uma quantidade de pequenos bares. Apesar de diversas tentativas envergonhadas em manter alguma animação ao vivo a coisa na verdade não resultou e não se criaram mais expectativas. Nestas coisas temos de manter o investimento antes de atacar os lucros. Ora o que os nossos empresários querem são os lucros e de preferência muito rápidos. No final ficaram sem nada como sempre.

Na Golden Island e na Ilha da Lenha queremos alguma animação mas sem muito barulho. A insistência naquele "turismo de qualidade", no servilismo tipo Reids ou Savoy, que foi acabando desde os anos 80 nestas circunstâncias é uma loucura. E insistimos no mesmo modelo à anos. A realidade é que agora temos o turismo do tipo iogurte e banana para o almoço e que não gasta porque não tem. O turista rico que chegava aqui e comprava toneladas de bordados e garrafas de vinho madeira acabou. O turista que jantava no hotel e depois dançava ao som de uma banda ao vivo até às 3 da manhã acabou. Os tempos mudaram.

Pelo caminho ficaram tantas coisas mas pelo que sei esse caminho está feito e enterrado. No caminho novo também existem muitas coisas novas por explorar. É preciso imaginação.

..