terça-feira, 3 de agosto de 2010

BMW's para os chineses

Sempre me fez confusão o porquê da abertura do mercado europeu aos produtos chineses da maneira que foi feito. As portas escancararam-se de tal modo que, por exemplo no nosso país, os texteis ficaram comprometidos. Um patrão na Europa tem muitos mais encargos do que um na China. Na China não se respeitam os direitos dos trabalhadores e o trabalho infantil e de escravidão são permitidos.

Não quero de todo afirmar que os produtos chineses foram os únicos culpados do fecho de muitas fábricas de têxteis mas que ajudaram muito lá isso ajudaram. Sei que o país que detém o poder económico na Europa é a Alemanha cabendo sempre a Merkel a última palavra. Mas então porque diabos haveria a senhora de ceder assim dessa maneira? Não sabia de antemão que é impossível concorrer com os chineses?

E agora já temos parte da resposta:

Segundo o DN

"a BMW obteve lucros de 834 milhões de euros no segundo trimestre do ano, com as receitas impulsionadas pela forte procura na China. Os lucros de Abril a Junho subiram dos 121 milhões registados no mesmo período do ano passado, enquanto as receitas subiram 18,3 por cento, para 15,35 mil milhões de euros (12,97 mil milhões em 2009). Os resultados superaram largamente as expectativas dos analistas. Assim, as três marcas do grupo, BMW, Mini e Rolls-Royce, tencionam vender 1,4 milhões de veículos até ao final do ano, o que corresponde a um aumento de 10 por cento em relação a 2009. No primeiro semestre, as referidas vendas atingiram 696 mil unidades, e o volume de vendas subiu 13,5 por cento em relação a igual período de 2009, passando para 27,8 mil milhões de euros. No segmento automóvel a BMW pretende assim alcançar em 2010 uma margem de lucro superior a cinco por cento."

Aos poucos vamos entendendo a defesa dos interesses da União Europeia.

Não esqueçamos também que os 2 submarinos também vieram de lá. E que os gregos também compraram 4 submarinos, tanques e armamento pesado / ligeiro aos mesmos.

A III Guerra Mundial está a ser travada neste momento sem bombas, tiros ou mortos.

..