quinta-feira, 22 de julho de 2010

Porque carga de água?

Mas porque carga de água iria o homem falar? Os senhores jornalistas já não conhecem suficientemente o que a casa gasta? Então porque iria o que fala tanto no presidente da república abrir os queixos desta vez sobre a sua recandidatura?

Não fala da situação em Portugal porque está em Angola. Não fala da situação quando está em Portugal porque não cabe ao presidente da república comentar o assunto. E pronto, já está o assunto resolvido.

Para a sua possível reeleição virá a consulta aos familiares mais chegados. A reflexão. Aos outros que emigraram e ainda aos outros que já nem se lembra do nome. Mais reflexão. Depois os contactos com o galo e o gato. O cachorro também não fica de fora, claro. Não esqueçamos que é o especialista nos Tabús e que se acha com todo o direito de fazer parar o país na expectativa da sua recandidatura. Perante isto o que há a dizer? Exactamente o que pensei: cada um tem o que merece.

O facto é que foi para Angola com cento e muitos empresários portugueses à boleia. Está a fazer um figurão, ladeado pela Maria, sorrindo para as criancinhas que estendem faixas pintadas e onde se pode ler "bem vindo senhor presidente". Enquanto isso, no país que o elegeu, ameaça-se a constituição com revisões para acabar com o estado social de vez. Tudo uma situação corrente e perfeitamente normal.

Ainda acerca dos muitos empresários que o acompanham, e se me permitem, uma questão muito simples: esses cavalheiros vão fazer negócio para quem? Para eles ou para as suas empresas. Porque carga de água então paga o povo do país falido as suas passagens e estadias? Com esses "negócios" vão ser criados mais postos de trabalho em Portugal? Parece-me que não.

..