quarta-feira, 21 de julho de 2010

BUGA em Aveiro

Aveiro, que é das cidades portugueses onde mais se pedala - como meio de transporte claro está, não como divertimento - é conhecida pelas suas BUGAs. Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro.

A ideia inicial que depois sofreu alterações era: para libertar uma coloca-se uma moeda numa ranhura do cadeado, tal como o carrinho do supermercado. Depois é só usá-la (para se deslocar) até a um dos vários parques de estacionamento espalhados pela cidade, onde se recupera a moeda e se liberta a BUGA para o próximo utilizador. A Câmara é responsável por tratar de qualquer avaria.

A ideia apareceu nos anos 60 na Holanda. As mais famosas são talvez as de Copenhaga. Infelizmente houve e há problemas em todos as cidades onde as "bicicletas públicas" existem. Roubos, bicicletas abandonadas e vandalismo.

Em Aveiro falou-se em colocar um género de pulseira electrónica para as controlar. Cascais adoptou a estratégia de haver marcações, o que desvirtua todo o espírito. Mas se pensarmos que um automóvel custa tanto como 200 bicicletas, talvez valha a pena a experiência.

Neste momento em Aveiro o utilizador tem de entregar um documento identificativo. De qualquer maneira compensa sempre haver menos 1 carro a circular.

Neste link está um estudo interessante sobre as BUGAS de Aveiro. Vale a pena ler.

..