segunda-feira, 18 de maio de 2009

O voto conta, pois... quando convém

“O seu voto conta. Porque a sua escolha contribuirá para determinar a linha de acção da União Europeia nos próximos cinco anos” - palavras num vídeo do Cherne.

Mais uma tentativa desesperada para mobilizar os europeus para as urnas. Digo mesmo a tentativa pois a abstenção continua a ser a grande inimiga desta Europa de meia dúzia de iluminados que afinal não o são assim tanto. Com uma liderança fraca e sem colorido nenhum, a Europa que pretendia ser primeiro que tudo uma Europa Social, transformou-se rapidamente numa Europa da finança de alto risco e dos especuladores. O social simplesmente desapareceu e o corporativismo e o lucro tomou o seu lugar.

A grande dificuldade está em passar a mensagem para as pessoas cujo dia a dia se tornou mais complicado, não só em Portugal como no resto da Europa, enquanto estes cavalheiros, que lá estão bem sentados já há alguns anos, cohabitam com o próprio sistema que criaram. Mesmo nesta crise financeira deveriam ser os primeiros a ser corridos das cadeiras que ocupam pois foram em primeira mão os responsáveis por tudo. No entanto nem culpados aparecem fazendo-nos esquecer e até pensar que o culpado foi um marciano qualquer. Responsáveis, nada.

Por isso a resposta do povo vai ser uma vez mais muito clara - Abstenção.

..

Sem comentários:

Enviar um comentário