quinta-feira, 7 de maio de 2009

O que a gente descobre...

No site: http://www.saudeinformacoes.com.br/bebe_constipacao.asp

Este website dá informações gerais sobre saúde e é originário do Brasil. Pesquisando um pouco ao acaso descobri que a palavra constipação tem um significado totalmente diferente do usado em Portugal. Mas só lendo mesmo para entender...

... ... ...

O QUE É CONSTIPAÇÃO?

O termo constipação refere-se a uma mudança nos hábitos intestinais diários, principalmente uma diminuição do número ou consistência da motilidade intestinal ou dor ou dificuldade ao evacuar. No final do primeiro ano de vida, a maioria das crianças evacua confortavelmente uma vez por dia. Se a criança que evacua normal e regularmente fica um ou dois dias sem evacuar, e sente dor ou dificuldade em defecar fezes volumosas e duras, está constipada.
A constipação é normalmente causada por uma quantidade insuficiente de líquidos e fibras na dieta. Sem a quantidade suficiente de líquidos as fezes ficam endurecidas e com as extremidades ásperas. Essas extremidades ásperas podem causar fissura retal, um corte microscópico e doloroso no reto. Preocupação excessiva em ensinar o bebê a usar o "troninho", estresse emocional (como a mudança para uma nova casa), introdução de novos alimentos ou muita gordura na dieta também podem contribuir para a ocorrência de constipação, assim como a falta de exercício adequado.
As crianças também podem ficar constipadas como resultado de prender as fezes. Uma criança ativa talvez não queira perder tempo e interromper a brincadeira para ir ao banheiro. Quando isso acontece, as fezes retidas tornam-se desidratadas e duras, e a evacuação, dolorida. A evacuação dolorida, por sua vez, faz com que a criança queira adiar ao máximo a próxima ida ao banheiro, para evitar a dor.
Até mesmo os bebês aprendem a reter as fezes para evitar a dor. Uma assadura que provoque dor e ardência durante a evacuação pode fazer com que o bebê relute em evacuar.
O fator mais importante para determinar se seu filho está constipado é seu nível de conforto quando evacua. Mesmo que seu filho vá ao banheiro todos os dias, fezes difíceis de evacuar podem indicar constipação. Outro indício é dor de barriga. A barriga da criança constipada pode ficar dura e sensível ao toque.

... ... ...

Até fiquei sem palavras... Oxalá que aquelas cabeças pensadoras que nos querem por a todos a falar brasileiro portugalês se lembrem destes casos senão vamos ficar todos "entupidos" de tanta constipação...

..

1 comentário:

  1. Amigo Viriato neste caso parece que os brasileiros têm razão.Os ingleses e os franceses também usam a palavra constipation para referir a prisão de ventre.A palavra constipação provém do latim constipatio, onis, que significa «acção de estreitar, apertar».Dai a razão que levou línguas diferentes a usar a mesma palavra para realidades diferentes. Os brasileiros usam o termo constipação intestinal, nós usamos o termo constipação nasal.Ou seja se o nariz ou o cu estiverem entupidos podemos dizer que estamos constipados.Agora não sei bem se for o cu a estar entupido e sair um peido se podemos dizer que foi um espirro.
    De qualquer forma não te aconselho a pedires na farmacia comprimidos para a constipação do cu. eheheheh

    ResponderEliminar