quarta-feira, 20 de maio de 2009

HIV

Segundo um estudo recentemente publicado Portugal é um dos maiores exportadores de SIDA da Europa. Ao seu lado, com mais ou menos as mesmas características e números estão a Espanha, a Grécia e a Sérvia.

Nestes assuntos da SIDA existem os países que são importadores exportadores - coisa que eu desconhecia. Segundo ainda o mesmo estudo, publicado na revista "Retrovirology", o nosso país tanto importa como exporta.

O Luxemburgo é o país com mais incidência de infecções por via externa e os investigadores chegaram à conclusão de este número está relacionado com o facto de 13% da população do país ser constituída por emigrantes portugueses. Já em 2004 existia um estudo a nível europeu que indicava que a incidência da SIDA na comunidade portuguesa era de 3 a 5% maior do que no resto da população luxamburguesa.

A Polónia é o país onde as infecções por via externa têm menos relevância. A Grécia é o país com mais focos de contágio e com ligações À Bélgica, Alemanha, Noruega, Holanda ou Inglaterra - que são os países que mais importam o HIV.

Infelizmente as campanhas de prevenção não têm conseguido os resultados que seriam de esperar num caso destes.

..

Sem comentários:

Enviar um comentário