quinta-feira, 2 de abril de 2009

Queimar mais calorias em menor tempo

Segundo estudos realizados no American College of Sports Medicine os treinos curtos mas de alta intensidade queimam mais calorias do que aqueles em longas sessões e de baixa intensidade. Segundo os mesmos estudos uma pessoa com 79 Kg de peso que corre 13 Km em 20 min queima 320 calorias. A mesma pessoa se caminhar à velocidade de 5 Km por hora queimará somente 235 calorias.

As minhas contas são diferentes destas e dizem que se perde sempre a razão de 10 calorias por cada Km percorrido a pé ou a correr, mas, vamos ao resto do tal estudo...

Embora exercícios curtos e de alta intensidade queimem mais calorias nem sempre serão a melhor hipótese. Não são recomendados para o iniciante porque facilmente poderá contrair lesões em virtude de não estar habituado a este nível de esforço físico. Mesmo atletas com grande capacidade física têm de ter treinos longos e de baixa intensidade para ganharem resistência e recuperarem do esforço. No entanto se um indivíduo já treina regularmente e tem progredido em termos de intensidade poderá e deverá experimentar este tipo de treino. Pelo contrário, se está a começar agora, será sempre melhor iniciar com um programa de menores intensidades e que assegure uma progressão física sustentada.

O tipo de exercício escolhido dependerá sempre do seu objectivo. Se estiver treinando para fazer longos passeios pela montanha planeie treinos longos e de baixa intensidade para ganhar resistência. Se quiser perder aqueles quilos a mais que ganhou durante as férias então experimente um treino de alta intensidade.

.

1 comentário:

  1. Foi lançado um novo site que dá resposta a algumas perguntas relacionadas com os alimentos entre elas quantas calorias têm os alimentos.

    Podem encontrar a reposta à pergunta: "Quantas calorias tem um pastel de nata?" no site: www.calorias.com.pt

    Obrigado e boa nutrição!

    ResponderEliminar