quinta-feira, 2 de abril de 2009

Intervalos

O treino com intervalos foi a base de inúmeras rotinas durante anos. A primeira forma deste tipo de treino foi chamado de "fartlek" e envolvia a alternância entre pequenos exercícios explosivos de alta intensidade com outros de muito baixa intensidade.

Actualmente este tipo de treino consiste em métodos muito sofisticados de treino estruturado para o aumento rápido da performance atlética. Psicólogos e treinadores desenham estes programas exactamente para cada atleta e consoante as características do mesmo. As sessões incluem intervalos rigorosamente calculados consoante o desporto, e podem ser mesmo especiais para um só evento variando consoante a condição física do atleta. A intensidade, duração e intervalos são normalmente determinados pelos resultados do AT (Anaerobic Threshold) , o que inclui a medição exacta dos níveis de ácido lácteo durante treinos de alta intensidade.

O treino de intervalos trabalha o sistema aeróbico e anaeróbico. Durante a alta intensidade o a sistema anaeróbico usa a energia acumulada nos músculos (glicogénio) e o metabolismo nestes níveis trabalha quase sem oxigénio. O ácido lácteo forma-se nos músculos e o atleta entra em débito de oxigénio. Durante a fase de recuperação o coração e os pulmões trabalham em conjunto de maneira a compensar a falta de oxigénio e a "quebrar" o ácido lácteo acumulado. Nesta fase o sistema aeróbico toma o controle e usa o oxigénio para converter as reservas de carbohidratos em energia - esta é uma forma muito simplista de explicar as diferenças.

Esta forma de treino repetitiva tem como consequência a adaptação. O corpo começa a construir novos capilares e reforça-se a capacidade de fornecer mais oxigénio aos músculos que estão a trabalhar. Estes desenvolvem também maior tolerância ao ácido lácteo e os músculos do coração tornam-se mais fortes. Todas estas alterações vão resultar numa melhoria da condição física, performance e principalmente a nível do sistema cardiovascular.

O treino com intervalos também ajuda na prevenção de lesões normalmente associadas aos exercício repetitivos de resistência e permitindo aumentar a intensidade do treino sem problemas de excesso de treino (overtraining).

.

Sem comentários:

Enviar um comentário