quinta-feira, 2 de abril de 2009

A escala

Quando se faz exercício físico é importante monitorizar o impacto do mesmo no seu organismo e principalmente ter a noção de que está trabalhando na intensidade correcta por forma a alcançar o seu objectivo. Para isso não deverá trabalhar a níveis de intensidade demasiado altos ou baixos. Existe uma escala chamada Escala de Borg, graduada de 0 a 20, contendo todos esses passos, mas vamos esquecer esse pormenor científico e partir para uma coisa caseira e muito mais simples - ver a escala em baixo...

Normalmente queremos que os exercícios se situem no nível 5-6. Se vamos para um treino com intervalos vamos querer que as recuperações se façam no nível 4-5 e a alta intensidade seja no nível 8-9. Como poderá verificar não será lá muito conveniente trabalhar no nível 10. Para treinos muito longos, intensidades baixas, o nível 5 será o mais indicado.

Nível 1 - Estou a ver TV e a comer bombons
Nível 2 - Sinto-me confortável e conseguiria manter este ritmo o dia inteiro
Nível 3 - Ainda me sinto confortável mas estou a respirar um pouco mais pesado
Nível 4 - Estou a suar um pouco mas consigo continuar fácil. Também consigo conversar bem
Nível 5 - Estou prestes a perder a sensação de conforto. Estou suando mais mas ainda posso conversar
Nível 6 - Ainda consigo conversar mas estou quase sem fôlego
Nível 7 - Ainda poderia conversar mas não me apetece e estou suando muito
Nível 8 - Posso grunhir uma resposta às perguntas mas não vou conseguir manter este ritmo muito tempo
Nível 9 - Provavelmente vou morrer
Nível 10 - Estou morto.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário