quarta-feira, 1 de abril de 2009

Focus, focus, focus

Dizem as estatísticas que a maior parte dos indivíduos que começam a frequentar ginásios desistem após 6 meses pelas seguintes duas razões:

- Falta de tempo
- Falta de resultados visíveis

A maior parte sente-se frustrada e desiste antes de ver quaisquer resultados. Isto não é nenhuma surpresa se analisarmos os erros comuns a muitos programas de treino. As razões mais comuns para que os seus esforços não resultem podem explicar-se por MUITA QUANTIDADE, NENHUMA QUALIDADE.

Olhando com atenção para o "nosso" ginásio ficaremos surpreendidos com a quantidade de indivíduos que estão realmente a realizar um treino de qualidade. Sempre me causou espanto a quantidade dos que "passeiam" pelo ginásio, calmamente entre as máquinas sem objectivos concretos, olhando-se no espelho, utilizando as passadeiras (treadmill) da mesma maneira que lêem um jornal, levantando pesos de tal modo que nem um só cabelo sai do seu lugar ou outros ainda com cara de grande enfado e aborrecimento. Muitos lá vão de um modo máquina, tipo piloto automático, e como se de um hábito se tratasse, ficam por lá um tempo e depois vão para casa ou para o emprego.

Se por acaso for uma destas pessoas pergunte a si mesmo: "Afinal o que é que eu quero disto?"

Se pretende resultados sérios terá de treinar a sério. Isto não significa que não retire prazer disso, antes pelo contrário. Deverá se focar (o tal focus, focus, focus dos americanos), concentrar-se no que está fazendo, aumentando a qualidade de cada movimento que faz. Uma vez que comece a treinar com um propósito real, puxando pela sua capacidade aeróbia e muscular ao máximo, levará metade do tempo a ver resultados.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário