quarta-feira, 1 de abril de 2009

As 3 Zonas

As 3 principais zonas estão compreendidas entre os limites da LHR (Low Heart Rate) e a HHR (High Heart Rate) e são expressas como pulsações por minuto BPM (Beats Per Minute), ou por percentagens do MHR (Maximum Heart Rate). O exercício físico pode ser dividido em 3 zonas cada uma com diferentes intensidades. Cada um destes níveis corresponde a vários e diferentes mecanismos de melhoria de condição física.


LIZ - LOW INTENSITY ZONE

Situada entre 60-70% do HRmax (HRmax%). No caso de ter começado a fazer exercício ou se o mesmo já é feito numa base regular é nesta zona que a maior parte do mesmo se situa. A gordura é a principal fonte de energia consumida pelo que também será esta a melhor zona para controle de peso. Esta intensidade é muito fácil de alcançar e tem como principais benefícios:

- Controle do peso
- Aumento da resistência
- Aumento da capacidade aeróbica.

MIZ - MODERATE INTENSITY ZONE

Situada entre os 70-80% do HRmax é especialmente indicada para os indivíduos que se exercitam regularmente. É este nível que a maioria das pessoas consegue manter sem muito esforço e confortavelmente. Benéfica para aumentar os níveis de fitness aeróbico e cardiovascular. Se não estiver em forma os seus músculos vão consumir rapidamente as reservas de carbohidratos. Conforme for melhorando a condição física passarão também a consumir uma maior percentagem de gordura e menos carbohidratos. Benefícios principais:

- Aumento da capacidade aeróbica
- Aumento da resistência
- Controle de peso
- Habituação do corpo ao exercício físico mais rapidamente
- Aumento da capacidade de conseguir manter mais tempo o exercício sem criar ácido lácteo.

HIZ - HARD INTENSITY ZONE

Situada entre os 80-90% do RHmax. O respirar pesado, músculos cansados e o sentir fadiga física são as principais características de quem a usa. As altas intensidades são recomendadas aos indivíduos já em forma e os benefícios principais são:

- Aumento da tolerância dos músculos ao ácido lácteo.
- Aumento da capacidade explosiva.

Resumindo:

Quando um indivíduo se exercita nas zonas correctas de intensidade vai estar garantido o gozo da prática do seu exercício favorito. A alternância entre as diversas zonas também é recomendada para criar variações no seu desporto favorito. Quanto mais baixa for a intensidade mais tempo conseguirá manter o seu conforto durante o exercício. Use as zonas de alta intensidade por períodos curtos.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário