terça-feira, 26 de agosto de 2008

Água em Marte

Embora já correndo o risco de ser fora de tempo atrevo-me a escrever sobre a descoberta de água no planeta Marte.

– Nós temos água – confirmou William Boynton, da Universidade do Arizona referindo-se a Marte.

Nós por aqui já sabíamos disso e estamos finalmente autorizados a divulgar uma foto inédita da superfície do Planeta Vermelho.

Seguidamente alguns pormenores mais científicos do que já sabíamos à muito mas que não podiam ser divulgados por razões de segurança:

"...Tínhamos evidências de gelo antes, em observações da sonda Mars Odyssey e por pedaços que desapareceram do solo de Marte no mês passado, mas essa é a primeira vez que a água líquida em Marte é tocada e provada.

A descoberta foi possível graças ao Tega, espécie de “forno” que esquenta amostras coletadas pelo braço robótico, transformando os materiais em gases. Com isso, é possível identificar os compostos químicos e analisar a composição com base nas moléculas que evaporam.

A sonda Phoenix confirmou ontem pela primeira vez a existência de água no Planeta Vermelho. A descoberta ocorreu depois que a Phoenix colocou amostras do solo em um instrumento que identifica os gases produzidos por substâncias. Foi a prova química que faltava para confirmar descobertas anteriores."

NOTA: o texto está escrito em Brasileirês-Portugalês.

Como é que se gastam milhões de dólares para descobrir água em Marte?

Bastaria fazer uma visita ao nosso país para verem que aqui também existem muitos marcianos a meter água por tudo quanto é lado. Na realidade água é que não falta por cá...


Sem comentários:

Enviar um comentário