segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Vamos tocar música em arraial?

Vamos fazer um "conjunto de ritmos modernos para tocar em arraiais"? Claro que sim.

E é assim. Juntam-se 4 ou 5 músicos, compram-se os instrumentos e escolhem-se as músicas. As músicas é uma lista com as 30 batatadas mais tocadas em arraial e pronto já está. Mais acorde menos acorde e a coisa compõe-se rapidamente. Dentro de pouco tempo e por um prato de sopa e uma sandes de espinhas de bacalhau o éxito será garantido!

E será mesmo?

Pois então analisemos a coisa do ponto de vista artístico.

Quanto à qualidade dos músicos aí não posso opinar porque não os vi. Quanto ao som o mesmo se passa. Mas quanto às 30 batatadas pimbas aí a coisa muda de figura.

De uns anos a esta parte houve algum iluminado que disse que nos "arraiales" só se ouvem pimbalhadas portuguesas, se falarem dissimuladamente em sexo ainda melhor, e foleiradas brasileiras - o que vai bater na mesma, salvaguardando as devidas distâncias geográficas.

Vai daí que todas essas "bandas" tocam o mesmo repertório - uns com mais acorde menos acorde - mas na generalidade exactamente as mesmas coisas.

Existem montes de alternativas: Rui Veloso, GNR, Paulo Gonzo, José Cid e muitos outros que compõem, felizmente, o universo musical em Portugal e custa-me compreender porque se insiste sistematicamente no mesmo?!

..