sábado, 24 de agosto de 2013

O abuso do novo

Claro que uso as novas tecnologias.

De outra maneira não poderia estar aqui a escrever isto.

Exercício lógico.

Do que me queixo são das artimanhas por detrás das mesmas. O controle, do voyerismo pela vida dos outros...

Esse é a verdadeira razão do meu post. Hoje em dia ninguém está a salvo dos 'tais' que, querendo, facilmente vasculham a nossa vida.

São câmaras nas estradas, no supermercado e no vão de escada. São os GPS controlados pelas operadoras de telecomunicações que dão a localização dos computadores ou telemóveis. São as 'redes sociais' onde se coloca a foto do cão, da sogra e do namorado novo. É a box da TV por cabo que faz e envia estatísticas do que vemos e ouvimos. A devassa da nossa liberdade individual?

Mascarado de alguma coisa com um telefone no interior os smartphones actuais são capazes de tudo e mais alguma coisa. Eu também tenho um e, em abono da verdade, dá sempre geito (?)

Então do que me queixo?

Do controle. Da sensação de que existe um deus na terra, um deus tecnológico e palpável, diferente do outro que imaginámos. A sensação de que existe um gajo qualquer, que desconheço, que facilmente tem acesso ao que faço. É disso que escrevo.

Lamentavelmente já prescindimos de parte da nossa liberdade em nome dessas 'comodidades'.

E demos tudo de boa vontade.

..