quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Ciclistas e Código de Estrada

Com as novas regras no Código de Estrada no que respeita aos ciclistas o ACP exige que as bikes tenham seguro, uma vez que andam na estrada como os outros veículos, nomeadamente os automóveis. Direitos iguais para deveres iguais?

Mas vejamos os outros países por essa Europa.

Num país onde a cultura da mobilidade é feita sobretudo pelo automóvel, ou melhor dizendo 'não se dá um passo sem levar o pópó atrás' será mais uma forma das seguradoras arrecadarem mais umas patacas pagas pelo contribuinte ciclista.

Em Paris por exemplo o comportamento dos ciclistas chega a ser abominável. Um mar de bikers que usam as bicicletas próprias ou de aluguer e não só usam as vias próprias para circular como vão para a estrada não respeitando sinais, passadeiras ou passeios. Vale tudo ciclístico.

Mas também existem aqueles que usam as bicicletas somente como meio de lazer nas ciclovias e nos parques. Esses também terão de pagar se nunca circulam nas estradas? Teriam as Câmaras Municipais de criar vias somente para ciclistas?

Conhecendo o país burocrático  temo que um dia destes criem mais uns tachos por aí nas Câmaras Municipais à custa do mobilidade dos ciclistas e que, como é hábito, o pessoal tenha de pagar...

Até seria fixe criar um ministério e respectivo ministro...

Enfim.

..