quarta-feira, 18 de janeiro de 2012


Todos sabemos da ameaça que sempre foi a liberdade de expressão ao longo de toda a história da humanidade. No nosso nosso país de brandos costumes muitos padeceram juntamente com a família os resultados das suas opiniões. Com o 25 de Abril de 1974 a liberdade de expressão 'apareceu' novamente em Portugal que se tornou democrático. Mais tarde passou a Europeu com as consequências que agora advêm - mas isso já é outra história.

Na blogosfera existem muitas opiniões e sobretudo muitas confusões. Pacheco Pereira um dos eleitos para opinion maker dos media dizia que tudo o que há de pior está na blogostera. Talvez até tenha razão mas também existe o oposto - tudo o que há de melhor está na blogosfera!

Muitas das coisas que se escrevem não têm valor (incluindo as minhas), mas por vezes é o contrário. A internet funciona como um veículo que transporta os gritos de revolta de muitos cidadãos desse mundo que de outra maneira morreriam nas suas gargantas e isso dá-lhe um valor incalculável e por outro lado um cunho altamente ameaçador.

Silenciar este meio de comunicar tornou-se a prioridade de alguns.

As pessoas embrenhadas nas suas vidas difíceis dão atenção aos fait-divers, muitas vezes ridículos, que se criam para entretenimento. Os assuntos que realmente interessam passam ao lado alterados ao sabor das tendências ou mesmo nunca passam.. Felizmente que existe sempre alguns que questionam os mesmo que nos 'aconselham' e nos 'dirigem'...

A derradeira arma a abater é a internet. É ela que suporta a moderna liberdade de expressão. É nela que se juntam milhões que partindo de princípios comuns, sejam eles políticos, desportivos ou outros, criam comunidades virtuais para discussão. É a ameaça aos poderes instituídos. É a ameaça ao secretismo. São nessas discussões, nessas convergências de opimiões diversas vindas em todo o mundo, que se concentra a maior ameaça aos poderes existentes nas nossas sociedades ditas modernas.

Os direitos de autor são o pretexto para silenciar a derradeira arma e um pouco por todo o mundo protesta-se com blackouts em sites. Em Portugal e noutros países da Europa esta perda de liberdade passa ao lado de muitos milhões, infelizmente.

Quanto tempo nos resta? Temos a internet livre mas até quando? Até quando nos vão deixar escrever livremente aquilo que pensamos? Para onde irá a nossa liberdade de expressão?

..