segunda-feira, 20 de junho de 2011

Textos soltos

Não me interessa - pensou Mariazinha enquanto cruzava as mãos calejadas e retalhadas pela vida árdua do campo - não me interessa o que pensem e vou-me embora. Além disso deve estar muito frio lá fora e ainda falta tanto para a festa.

E lentamente foi-se aproximando da porta de saída.

- Então Mariazinha já se vai? - disse alguém - o sr. padre ainda vai falar depois da sra. Guida.

Olhou na direcção da voz. Tinha de ser logo esta - pensou - não lhe escapa nada - boa noite sra. Madalena - disse baixinho, contrariada - nem a tinha visto - está muito escuro aqui dentro e não se vê quase nada.

- E então a Mariazinha já se vai? - insistiu a voz…

- Ai tenho de ir - disse fazendo uma cara de caso - ainda tenho de subir aquelas malditas escadas. Quando era nova subia aquilo tudo a correr mas agora com a idade já me custa muito - e sussurando - além disso com este frio os joelhos doem-me muito.

- Então boa noite e continuações - disse enquanto abria a custo a pesado porta do centro religioso. Lá fora estava frio. O tempo ultimamente está mudado - pensou enquanto ajustava a gola do casaquinho de lã preto que usava sempre.

As mãos doiam-lhe muito ultimamente. Vendo bem tudo lhe doía muito ultimamente. E começou a caminhar.

..