terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O direito

Casa Pia, Operação Furacão, Portucale, Apito Dourado, Freeport - chegam mais rápidos que as novelas brasileiras mas são muito piores na ficção. Envolvem uma constante comum: gente poderosa com nomes sonantes e conhecidos.

Também o guião é mais ou menos o mesmo. Primeiro cria-se a espectativa de que a justiça funciona, de que ninguém - magistrados, investigadores, polícia, judiciária, jornalistas - teme os poderosos nem os seus poderes ocultos e que afinal somos todos iguais perante a lei. A Dura Lex.

O embuste continua com suspeitos que não são arguidos e arguidos que não são suspeitos. Linchamentos públicos na rádio, jornais e televisão - apontam-se nomes e lançam-se suspeitas. Criam-se debates televisivos à medida dos interesses em jogo e foruns na rádio onde todos, eu incluído, temos o direito de opinar sobre gente que nem conhecemos.

Enchem-se páginas de jornais e telejornais. As conversas de café animam-se à volta do assunto do momento.

Cedo o caso se transformará num imenso lodaçal sem fundo e sem fim à vista. Então surge mais um outro. Bombástico. O que tão rápido tinha surgido mais rápido ainda se esvaneceu.

E assim vamos passando o tempo...

..

Sem comentários:

Enviar um comentário