segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Google

Retirei este artigo do Sol porque me lembrei dum que escrevi sobre a privacidade dos cidadãos na Ilha da Lenha e arredores:

"A Google admitiu que as viaturas utilizadas para captar as imagens do Street View recolheram mais dados do que inicialmente previsto, incluindo mensagens de e-mail completas e passwords. A admissão da recolha da informação, que a empresa realça que sucedeu de forma acidental, surge poucos dias depois das autoridades da privacidade canadianas terem acusado a Google de ter recolhido mensagens de e-mail completas, o que representa uma violação das leis do país.

O mea culpa é feito num post publicado no blogue oficial do motor de busca, onde o Vice President of Engineering and Research da companhia analisa alguns dos resultados de investigações entretanto levadas a cabo em vários países onde o serviço está debaixo de fogo.

Segundo Alan Eustace «é claro ver que a partir destas investigações a maioria dos dados estão fragmentados, mas em alguns casos foram recolhidas mensagens e URLs completos, assim como passwords».

Apesar de não haverem dados completos, a Google já tinha admitido em Maio que tinham sido capturados acidentalmente cerca de 600 GB de informação em mais de 30 países, num período entre 2006 e meados deste ano.

Na mesma mensagem Alan Eustace revela que a informação em causa será apagada o mais brevemente possível, algo que já aconteceu nos seis países onde as investigações sobre a violação de privacidade já terminaram."

..