quarta-feira, 29 de julho de 2009

Notícias estupidamente estúpidas...

Já sabia que os culpados do país não sair da cepa torta são sempre os mesmos: os professores e os enfermeiros. São estas duas classes que englobam os ranhosos dos funcionários públicos que estão a atrasar isto tudo com as greves e tal... E sendo nós um país de estúpidos convém arranjar notícias estúpidas...

Pode-se ler nos jornais de hoje que Portugal é, juntamente com a França, o país da União Europeia onde os funcionários públicos trabalham menos horas por semana. No ano passado, os funcionários do Estado trabalharam em média 35 horas, enquanto no resto da Europa os trabalhadores do sector público fizeram em média 38,3 horas semanais.

Coitados... trabalham tanto e nós para aqui a descansar nas esquinas.

Mas alguma vez a produtividade de um país dependeu directamente das "horas trabalhadas" por alguém? E ninguém lhes disse que comparar Portugal com outro país europeu - França - faz desta notícia uma notícia estupidamente estúpida.


Se chegarmos ao pé de um qualquer trabalhador a lhe dizer que tem de produzir mais o que significa isso? Que tem de entrar no emprego mais cedo e sair mais tarde? Que tem de prescindir do seu horário de almoço em nome da "produtividade"? Mas afinal alguém me explica como é que se pode produzir mais? É que ouvimos ano após ano as mesmas palavras - temos de produzir mais - mas ninguém nos explica qual a fórmula mágica para isso.

E não caberá aos nossos políticos e amigos governantes criarem as condições para que os trabalhadores, como eu e outros, possamos "produzir mais?"


Ou será que anda para aí muita gente a perder tempo em reuniões, viagens, intervalos para cafezinhos, powerpoints e não se dignem fazer o trabalho que era suposto fazerem?

..

Sem comentários:

Enviar um comentário