terça-feira, 4 de novembro de 2008

Teleférico no Rabaçal - NÃO

Notícia integral do artigo do Diário de Notícias (Continente) na rubrica Sociedade:

"Ambientalistas lançam petição em defesa da floresta laurissilva

LÍLIA BERNARDES, Funchal

UNESCO. Área protegida é Património Mundial Natural

Em causa está a construção do teleférico do Rabaçal

Contra a construção do teleférico projectado para a ligação do Paul da Serra ao Rabaçal, na ilha da Madeira, acaba de ser lançada uma petição online em www.petitiononline.com/247132/petition.html.

Raimundo Quintal, geógrafo, presidente da Associação dos Amigos do Parque Natural do Funchal, é um dos principais impulsionadores desta petição. "A laurissilva da Madeira (floresta endémica das ilhas da Macaronésia) não é propriedade privada do Governo Regional. A laurissilva é Património da Humanidade!", diz.

O teleférico do Rabaçal será construído, segundo o projecto, numa zona onde se encontra uma importantíssima área de laurissilva - incorporada em 1992 na rede de Reservas Biogenéticas do Conselho da Europa - que integra a Zona de Protecção Especial - ZPE, no âmbito da Directiva Aves. A laurissilva da Madeira é desde Dezembro de 1999 Património Mundial Natural da UNESCO.

"Que não se usem as velhas desculpas de sempre, em nome de um duvidoso desenvolvimento económico e social; da suposta satisfação e atracção de uma classe turística que, afinal, diz alto e bom som: 'Parem de construir. Não queremos aqui um teleférico!', se destrua aquilo que devendo e sendo preservado poderá ser a sustentabilidade de todo um valiosíssimo e raro ecossistema", refere o texto da petição a enviar à Unesco.

Para o ex-vereador do Ambiente da Câmara Municipal do Funchal, trata-se de "uma obra que não irá trazer nenhuma mais-valia" para o local, antes pelo contrário, dadas as "consequências gravíssimas para a fauna e flora locais" e a degradação da paisagem que esta estrutura provocará.

A floresta laurissilva da Ilha da Madeira é o que resta de um antigo coberto florestal que permaneceu durante cinco séculos intocado pela mão humana. É uma floresta de características subtropicais, húmida, cuja origem remonta ao Terciário, época em que chegou a ocupar vastas extensões do Sul da Europa, da bacia do Mediterrâneo e do Norte de África. As últimas glaciações conduziram ao seu desaparecimento no continente europeu, sobrevivendo apenas nos arquipélagos atlânticos dos Açores, da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde. Na Madeira ocupa uma superfície de 15 mil hectares (20% do total da ilha), constituindo, actualmente, a mais extensa e a mais bem conservada laurissilva do mundo."


Sem comentários:

Enviar um comentário