segunda-feira, 10 de maio de 2010

Corrida aos confessionários

Na igreja de São Nicolau, Lisboa, que será responsável por uma das missas celebradas pelo papa, correm as pessoas para a confissão segundo um jornal. Inclusivamente foi reforçado o serviço por forma a escoar mais rapidamente os muitos fiéis.

Duarte Vilar, da organização do evento, disse à Lusa que as confissões são uma prática corrente nesta igreja, embora hoje e na terça-feira o serviço tenha sido "reforçado".

"Os católicos praticantes devem confessar-se uma vez por semana. Quando não o fazem devem fazê-lo uma vez por mês ou pelo menos quando chega o chefe da Igreja Católica". Não percebi lá muito bem mas, dito desta maneira, até parece que os praticantes têm muitos pecados para confessar, o que me parece incrível.

As confissões são rápidas e segundo alguns crentes, muito eficazes: "Adorei confessar-me. O padre é impecável, ainda jovem, mas com uma grande disponibilidade para o sacramento. Dá absolvição para todos os nossos pecados", disse Gina Felizardo, uma das dezenas de pessoas que se confessaram hoje na Igreja de São Nicolau.

"Quero dar as boas vindas ao papa. Ele é Cristo na terra e muito mais importante do que o dalai lama. Não tem comparação", afirmou, lamentando notícias que criticam o destaque dado à visita do chefe da Igreja Católica, comparado com o prestado ao líder espiritual do Tibete quando esteve em Portugal.

Sinceramente acho que não havia necessidade...

...