terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O contabilista

Hoje está um dia muito chuvoso e só por isso vou falar numa das mais antigas profissões do mundo civilizado: o contabilista.

Ser contabilista é giro e não é muito monótono. É mais ou menos andar teso com a carteira dos outros mas sem dinheiro lá dentro. Também ouvem nas trombas pelo que o ministro das finanças manda fazer.

Podem dizer por vezes coisas tais como:

- Se o senhor não pagar ainda leva a multa, juros de mora, imposto de selo, paga o dobro, congelam-lhe a conta bancária e fazem-lhe uma penhora à lingerie! E tem muita sorte. Ainda podia ser bem pior se "eles" soubessem do resto...

E os gajos:

- Não pago nada! Posso ir preso mas não pago! E depois pagam...

Alguns contabilistas usam daqueles papelinhos amarelos que colam e que se podem pôr em tudo quanto é sítio e que podem levar um escritos por cima - de maneira a recordarem amanhã do que têm para fazer hoje.

Têm as contas da mercearia, da gasolina, da comida do gato, do azeite, da cebola e ainda da sexshop. As facturas estão arquivadas por ordem alfabética numa capinha arrumada numa prateleira e com uma etiqueta colada onde se pode ler o nome do freguês. Ainda por cima como fica tudo escrito se um gajo mete o pé na argola a bófia pode ir lá buscar a capinha à prateleira e vê as coisas todas por ordem e tudo. Chato não é?

Com os computadores a vida do contabilista evoluiu muito. É que antes tinham de escrever tudo à mão. Agora usam o Office.

A contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e regista os fenómenos que afectam o património de uma entidade. Do ponto de vista contabilístico podemos destacar 3 dimensões distintas: dimensão jurídica, dimensão administrativa e dimensão económica.

E mais não tenho para dizer e até acaba bem porque a chuva deixou de cair... Dá para ir ao café.

...

Sem comentários:

Enviar um comentário