sexta-feira, 26 de março de 2010

Férias


Para os poucos teimosos que teimam em seguir este blog - vou de férias.

Espero estar de volta no dia 12 de Abril...

..

São almôndegas

Um extracto interessante do artigo de hoje no Sol:

"O telefonema que o SOL agora publica foi apreciado pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) em Janeiro deste ano.

Trata-se de uma conversa «iniciada por Armando Vara com um tal ‘Carlos’, que passou o telefone a uma terceira pessoa, que veio a ser identificada como sendo o primeiro-ministro» – como descreve o presidente do STJ, Noronha Nascimento, em despacho de 26 de Janeiro.

Noronha ditou-lhe o mesmo destino das outras 11 comunicações em que intervém José Sócrates, que já apreciara em Setembro e Novembro do ano passado: não pode ser usada como prova (pois a sua intercepção foi apreciada primeiro pelos magistrados de Aveiro, em vez de comunicada de imediato ao presidente do STJ) e tem de ser destruída."

Não me venham com a história de que os tais "magistrados de Aveiro" não sabiam desses trâmites legais e que estavam a invalidar as escutas!

Só mesmo no País do Faz de Conta que está na Europa

..

Chovem almôndegas

Muita tinta tem corrido sobre o caso Face Oculta mas de verdadeira substância nicles. Indícios e mais indícios que como sempre só servem para desestabilizar, alarmar e pouco mais do que isso. O que salta logo à vista nestas manobras é que existem sectores políticos e não só, ligados à comunicação social e a outros interesses, que querem a todo o custo a cabeça do Inginheiro e do governo e não têm nenhum pudor em se agarrar a tudo o que os possa prejudicar. É o desespero do vale tudo.

Um dos principais motores de informação (ou desinformação), é o jornal Sol que cirurgicamente vem revelando pormenores sobre escutas, processos, indícios e sei lá mais o quê, que depois são considerados ilegais e como sempre não servem absolutamente para nada senão para desviar as atenções para o que lhes interessa.

E o pessoal vai lendo, vai comentando, vai estrebuchando enquanto o grosso da caravana passa nas suas costas. Tem sido sempre assim e já são as dezenas de supostos "casos" que deveriam ter acabado na barra dos tribunais e acabam na barra da rio…


E lá vamos nós cantando e rindo. Os que trabalham e tentam (sobre)viver nesta porcaria de país à beira mar plantado, de "caso" em "caso", vamos apontando o dedo aos ricos e poderosos, todos eles envolvidos em grandes tramoias e esquemas de milhões de contos. O povo gosta e aplaude a descoberta de mais uns que afinal até pareciam boas pessoas mas também "mamaram". E todos mamam mas nunca nenhum é condenado por mamar.

Mas já me estou a dispersar. O principal tema deste post é o artigo de hoje do Sol que nos diz que o Inginheiro e o Armando falavam por códigos.

Mas que lindo pretexto para fazer mais um artigo. E que grande descoberta. Até o Zé Pagode fala por códigos neste país quanto mais esses. É que daqui para a frente será cada vez mais em código e se algum investigador acha que essas personagens são tão burras ao ponto de revelarem pormenores sobre as suas supostas actuações ilícitas estão bem enganados. Se calhar estavam à espera que fornecessem um ao outro os números do BI e da segurança social. Mesmo assim desconfio que nada lhes aconteceria...

Quem vai à caça não faz este estardalhaço todo. Quem vai à caça não avisa a caça que será caçada. Quem vai à caça não diz que é caçador. Quem vai à caça desta maneira não caça nada.

..

quinta-feira, 25 de março de 2010

Doutores e Engenheiros

Veio daqui...

..

O passado dos carretos

Segundo (mais) uma notícia daquelas baseada em estatísticas tontas diz que 1 em cada 5 portugueses é passado dos carretos... Eu por mim nem acredito nessas coisas.

O Cartoon veio daqui.

..

quarta-feira, 24 de março de 2010

Hoje era assim


..

Inquéritos e sondagens para todos os gostos

Contrariando o que é anunciado em jornais da Ilha da Lenha não é Rangel quem tem vantagem para o lugar de presidente do PSD. Este inquérito vem no Público. Também ainda não entendi qual o interesse dos média nos apresentarem esta votação para o líder dum partido como uma eleição em que todos os portugueses têm direito a voto.

Enfim... mais do mesmo e em falta de melhor...

..

terça-feira, 23 de março de 2010

Mais um que veio ao mundo para sofrer

Constâncio foi submetido hoje a uma prova de fogo pelos deputados europeus que o questionaram durante 2 horas. Respondeu em Português, Inglês e Francês. Será o próximo responsável, vice-governador do BCE, pelas áreas da supervisão e estabilidade financeira da Europa.

Mas nem tudo foi um mar de rosas neste primeiro embate. Uma eurodeputada luxemburguesa, do Partido Popular Europeu, fez umas perguntas difíceis sobre responsabilidades na supervisão de alguns bancos portugueses - BPP. BCP e BPN.

"Como se pode explicar que um homem que fracassou no seu país pode ser responsável pela supervisão da Europa?" perguntou Astrid Lulling acrescentando que seria "como dar barras de dinamite a um pirómano".

Esta concerteza ficará para a história.

..

País sem Lei

Acima da lei portuguesa estão as claques de futebol.

O espectáculo obsceno e degradante teve o seu auge no último domingo no estádio do Allgarve onde se defrontaram o Benfica e o Porto numa final. Pelo que vi através da TV, indivíduos em cima de autocarros em andamento arremessando garrafas e outros objectos para outros indivíduos por quem iam passando, autocarros com os vidros partidos e mais indivíduos pendurados e com as pernas por fora e uma polícia impotente que se esforçava por (in)controlar aquela turba de selvagens acéfalos apreciadores dum desporto rei inquinado.

Dentro do estádio, construído com o dinheirinho dos nossos impostos, voavam petardos, verylights, cadeiras, garrafas, archotes com fogo e outros objectos que nem posso imaginar como passaram pela porta de entrada do estádio.

No final só ouvi uma pessoa falar seriamente no caso - Rui Santos - o comentador da SIC que afirmava a certa altura que um pai seria louco se fosse ao futebol com um filho naquelas condições. Mais acrescento que é preciso ser louco para ir sequer a um lugar daqueles onde supostamente se deveria jogar futebol.

Não vi nenhum político ou responsável do (des)governo falar sobre o assunto, os jornais falavam na vitória de um e a derrota do outro, e tudo está completamente (a)normal. Mas que merda é que afinal têm os clubes de futebol e principalmente os seus selvagens apoiantes que lhes dá tamanha força e impunidade? Estamos num país sem lei.

..

quinta-feira, 18 de março de 2010

O Espectáculo do Espectáculo

A PJ faz buscas na PJ. Nunca tal poderia ter imaginado mas é verdade.

Mesmo para os de imaginação mais fertil seria muito caricato que a PJ fizesse buscas na PJ. Mas de facto é verdade e as mesmas prendem-se com o caso Face Oculta (que é mais um daqueles que vai acabar em nada), e com um documento que supostamente deveria estar em segredo de justiça ter sido encontrado na casa de Armando Vara - o senhor que afirmou ser totalmente contra a violação do segredo de justiça.

Mas ainda temos mais. O director da PJ disse aos jornalistas que não podia comentar nada destes factos pois eram segredo de justiça.

Espectáculo.

..

O centro do Universo


Chama-se Sidereus Nuncius ou o Mensageiro das Estrelas. São 60 páginas que mudaram o modo de estudar o universo e foi escrito por Galileu. Após ter construído e experimentado o primeiro telescópio em 1609 resolveu escrever sobre o que descobriu. O livro original foi escrito em latim e só 400 anos depois foi traduzido para português pela Fundação Calouste Gubenkian.

Vem isto a propósito de lembrar a algumas mentalidades que por aí andam que afinal não somos o centro do universo...

..

Trancas à porta


..

Até tu João...

O PS deu uma guinada à direita e abriu de tal forma o flanco que até Paulo Portas está a dar lições de esquerda a Sócrates.

João Cravinho

..

Amanhã seremos nós

A Alemanha tem tido um papel de destaque nas declarações sobre a situação financeira da Grécia. Primeiro foi Angela Merkel e agora Michael Meister um alto responsável do partido CDU.

A Europa no seu melhor, ou melhor ainda, a prova que Europa Real é muito diferente de Europa Política. Cada vez mais é cada um por si. Outrora falou-se numa Europa Social que prontamente se trasvestiu de Europa Financeira - o verdadeiro objectivo. A facada final está no discurso deste dois alemães - que são a face capitalista desta Europa cada vez menos solidária e que se recusa sacrificar perante o descalabro financeiro de um dos seus membros efectivos.

De repente surge-me a memória o tal Tratado de Lisboa mas mais importante, neste momento, é que:

- h
oje é a Grécia amanhã seremos nós.

..
No comunicado do porta-voz da Conferência Episcopal, pelo padre Manuel Morujão:

“no seguimento das recomendações por parte do Papa Bento XVI, na abordagem dos possíveis casos de abusos sexuais por parte de membros do clero”
, a Conferência Episcopal seguirá “os mesmos princípios: reconhecer a verdade e auxiliar as vítimas; reforçar a prevenção e colaborar construtivamente com as autoridades”.

A questão é se vão legalizar ou arquivar os supostos casos de pedofilia cometidos por padres portugueses. É já de 12 a 15 de Abril que os bispos portugueses vão discutir esta questão que ao longo de tantos anos tem sido escondida criminosamente por alguns membros da igreja católica e não só. Existem dez padres indiciados por crimes de abusos de menores em Portugal, entre 2003 e 2007 - segundo o Correio da Manhã.

Ainda sobre o caso o Papa afirmou recentemente: “Nestes últimos meses, a Igreja na Irlanda foi severamente abalada pela crise dos abusos sexuais contra crianças. Como sinal da minha profunda preocupação, escrevi uma carta pastoral que trata desta situação dolorosa. Vou assiná-la no dia de São José, guardião da Sagrada Família e patrono da Igreja universal.”

“Peço a todos que a leiam, de coração aberto e no espírito da fé”, acrescentou Bento XVI, manifestando a esperança de que a carta “ajude no processo de arrependimento, de cura e de recomeço”.

..

terça-feira, 16 de março de 2010

Impressionante

...no mínimo. Adorei o pormenor do
Galo de Barcelos que como se sabe é um símbolo
bem madeirense... sem mais comentários.

..

Mapa de Visitas

Hoje às 11:43 foi assim...

..

A notícia

Não resisto aqui a colocar o artigo do DN sobre a morte do rapper:

"Só morreu por causa da roupa que trazia"


Revolta. Família do condutor morto a tiro por polícia está revoltada. Agente foi constituído arguido e entregou arma.

A família do condutor morto a tiro por um elemento da PSP, ontem de madrugada em Lisboa, não consegue apagar da memória as palavras "secas" do polícia que lhes telefonou a dar conta do sucedido. Só as fotografias do cadáver tornaram a notícia real, mas inexplicável. "Ele só morreu pela maneira que estava vestido", afirma convicto Jorge Rodrigues, irmão da vítima. Nuno Manaça Rodrigues, mais conhecido por "Snake", era rapper e trabalhava como cantor "Sam The Kid".

Nuno, 30 anos, foi atingido a tiro após ser perseguido pela polícia. Segundo a PSP, foi mandado parar numa operação stop junto às Docas de Alcântara. "Ainda abrandou, mas acabou por fugir." Seguia ao volante do carro da mãe, um Lancia Y10 vermelho, e foi seguido até à Radial de Benfica. Ainda tentou escapar para a Travessa S. Domingos de Benfica e acabou baleado por um elemento da Equipa de Intervenção Rápida da PSP do Calvário.

Ao que o DN apurou, o polícia disparou em direcção à bagageira do carro. O projéctil atravessou o banco e atingiu o condutor, que seguia sozinho, pelas costas. A morte foi imediata.

Em comunicado, a PSP diz que "aguardará a conclusão dos competentes inquéritos, antes de prestar quaisquer outras declarações sobre o incidente e o seu lamentável resultado". A autópsia, a realizar hoje de manhã, poderá desvendar se Nuno Rodrigues seguia sob efeito de alguma substância, como álcool ou droga.
A família diz "que é impossível", "ele não bebia, nem fumava. Não pode ser isso. Mas como usava tranças compridas e era um rapista [cantor de rap] foi discriminado", acredita Jorge, um dos três irmãos, a viver com a mãe num bairro de Chelas.

Quando recebeu o telefonema da PSP, Jorge ficou apreensivo porque não sabia o que Nuno poderia ter feito. Nunca pensou que a notícia era a da sua morte. "O polícia foi muito seco. E lamento não termos recebido um pedido de desculpa da PSP ou do polícia que disparou, somos humanos", diz.

A família deslocou-se de imediato à PJ, onde entretanto se concentraram vários amigos da vítima, e só acreditou quando viu as fotos tiradas no local do crime.
Nuno já tinha prestado contas à justiça, mas, segundo a família , serviu-lhe de lição. "Tinha 18 anos, somos uma família pobre e ele meteu-se aí num problema. Mas, quando saiu, endireitou-se", diz. Nuno, ou "Snake, cumpriu pena por tráfico de droga. Agora fazia trabalhos como rapper para o "Sam The Kid" (ver texto secundário). "Já o tinha avisado de que a roupa ia prejudicá-lo. Ele tinha aquele estilo...", recorda o irmão. Nuno respondia que "só interessava a sua maneira de ser".

Nuno deixa uma filha de apenas dois anos. O polícia que disparou foi constituído arguido."

A Entidade Reguladora da Comunicação Social deveria descer do seu pedestal para ler estas coisas.

Nota: o original desta notícia está AQUI.

..

Sem palavras

A deputada socialista residente em França e que, segundo alguns dizem, se desloca de avião em 1ª classe, ida e volta, muitas vezes seguidinhas, sempre que tem de comparecer na Assembleia da República, afirmou recentemente que:

Se o Primeiro Ministro mentiu não é grave.

Mas existe algo que se possa dizer depois desta tirada cinematográfica?

..

E os outros?

Na imprensa faz-se eco da morte dum rapper por um polícia.

"Nuno Rodrigues, o homem que esta segunda-feira de madrugada foi morto a tiro por um agente da PSP em Lisboa, era conhecido no hip hop nacional como MC Snake, sobretudo pela parceria com o rapper e produtor Sam The Kid." - lê-se no sapo.

E qual foi a razão do tal agente criminoso disparar? O rapaz que tinha um feitio "apaziguador" não parou numa operação stop e pôs-se em fuga. Desobedeceu à autoridade e em vez de parar o carro acelerou. Após perseguição animada um polícia atira para os pneus mas atinge o fugitivo provocando a sua morte.

A verdade disto tudo é que se trata de um criminoso que foge a uma ordem dada por agentes da PSP que faziam uma operação stop. Não interessa se é rapper, se é preto, se é branco ou verde às risquinhas. Quem não deve não teme e o seu feitio "apaziguador" deveria tê-lo mandado parar imediatamente à ordem dos agentes. Não existe mais nada além disso - nem rapper, nem rocker.

O engraçado disto tudo é sabermos logo à partida que trabalhava com um rapper chamado Sam The Kidd e outros conhecidos do hip hop nacional - que nem sei bem o que isso significa - mas que deve ser muito importante para quem escreveu a notícia uma vez que justifica que o rapaz até "era bom rapaz" e que trabalhava.

Não existe justificação para a morte de um ser humano mas existe a justificação de que vivemos em sociedade e que existem regras e leis a cumprir. Quem não as cumpre tem de pagar o preço. É simples.

..

Falar para o boneco

Que o PSD é um partido com gente que quer chegar ao poder percebe-se logo. Ao contrário dos temps de Sá carneiro não existe um programa credível e nem sequer uma vontade nem uma equipa de trabalho. Os que agora querem a mudança, os apoiantes de Passos Coelho, sabem muito bem que essa mesma mudança estará minada à partida - que o diga o Santana.

Mas o que me leva a escrever este post é que durante o congresso não se ouviu nem uma palavra sobre corrupção e todo o português sabe que o grande problema do país é exactamente esse. Primeiro está o partido e depois só o país. Mais uma vez a agenda dos partidos vai se sobrepor à do país, infelizmente.

Este PSD está a falar para o boneco.

..

segunda-feira, 15 de março de 2010

Alteração nas fragilidades

Sempre houve a ideia de que as mulheres são mais frágeis do que os homens. Na minha opinião existem também desportos que são mais graciosos quando praticados por uma mulher. No entanto nas terras de sua majestade as coisas estão a mudar rapidamente. De facto muitos eram os ginásios que advertiam as senhoras para os perigos de levantar, por exemplo, pesos. Neste momento podem ser processados por isso porque insinuar que as mulheres são mais fracas que os homens pode ser considerado discriminação sexual.

Foi elaborado pela Comissão de Igualdade e Direitos Humanos uma quantidade de leis que incluem uma lista de exemplos de “tratamento menos favorável não intencional”, nos quais as mulheres são afectadas. Mas não é só nos ginásios que poderão ser vistas alterações. De facto até as conhecidas "ladies nights" poderão ser alteradas por estas novas leis - os homens costumam pagar mais pelas bebidas nestas noites especiais o que constitui também uma discriminação...

Xenofobia e racismo também estão previstos nestas leis que não se referem somente à discriminação sexual.

..

quinta-feira, 11 de março de 2010

O relógio Omega



O relógio Omega: não adianta nem atrasa.
Mas afinal para que serve? O original veio DAQUI.

..
.

A porta azul


..

Vai levar na palavra

Nunca mais tinha falado do Senhor dos Tabús. Confesso que até já tinha saudades de moer na personagem. Mas os deuses devem ter ouvido e eis que hoje, num dos telejornais matinais, ouço a ilustre figura dizer que a sua recandidatura era:

"Uma espécie de tabú"

Repentinamente veio-me logo ao pensamento uma palavra que rima com "tabú" - pois essa mesmo. A força duma palavra. A língua portuguesa tem muito poder.

..

A comissão da liberdade

Se a minha liberdade de expressão estivesse alguma vez em causa amanhã teria na porta da minha casa a policia para me prender pelo que seguidamente escrevo...

Começou com a
Manela do PSD que pediu à Comissão de Ética para analisar a liberdade de expressão em Portugal.

Isto no mesmo dia em que o semanário "Sol" transcrevia extractos do despacho dum juiz de Aveiro responsável pelo caso Face Oculta em que este considerava haver "indícios muito fortes da existência de um plano", envolvendo o Inginheiro para controlar a estação de televisão TVI e afastar o casal informação - Manela da Boca Enorme e o seu consorte Moniz.

*** Do despacho constam algumas transcrições de escutas telefónicas envolvendo o Vara, então administrador do BCP, o Penedos assessor da PT e o Rui Pedro Soares administrador da PT.

Esta suposta comissão que supostamente iria provar o envolvimento do Inginheiro em todas essas porcalhices mediáticas de que vem sendo acusado (a última até envolve um suposto telefonema para o rei de Espanha que deveria pressionar o grupo que queria adquirir a TVI), tem sido uma vergonha total. Alguém deveria pôr cobro àquele espectáculo reles ainda por cima pago por todos nós contribuintes.

Porra deixem o homem governar em paz.

*** o "o" foi usado de propósito. Alguém reparou?

..

Sem papas na língua

"Quando votamos num determinado partido não sabemos em que estamos a votar, votamos no que vai ser candidato a primeiro-ministro".

"a sociedade civil tem por obrigação chamar ao seu distrito aqueles que são candidatos e exigir-lhes um programa e que dêem contas do que fazem, como em Inglaterra ou EUA"

"Não vi ninguém a dizer a verdade"

"O Parlamento presta-se a isto. Devia pôr termo a este espectáculo miserável"

Palavras de Alexandre Soares dos Santos do grupo Jerónimo Martins. Texto original AQUI. Mais palavras para quê?

..

sexta-feira, 5 de março de 2010

A Frase

Directamente do Jornal O Público - edição Online

..

Cadeado


..

Reflexões de Sexta-Feira

Nunca fui dado a muitas reflexões mas com as recentes chuvadas na Ilha da Lenha dei por mim a pensar um pouco sobre estas coisas do aquecimento global. É tanta a informação e desinformação e a possível filtragem é difícil mas não deixa de ser engraçado que nunca mais se ouviu falar na poluição depois daqueles dias em que o petróleo subia em flecha.

Na altura foram as energias alternativas e os carros eléctricos. Neste momento o petróleo voltou aos preços "normais" e o alarmismo cessou. Cessaram também as vozes defensoras do "ambiente mais verde"? Não lhes é dado prime time?

Mas será que tudo voltou ao normal? Acho que não. O planeta está a queixar-se.

Agora o que está a dar são as catástrofes naturais que andam aí um pouco por todo o lado. Mas será que antes já não era assim e que as Tv's, as rádios e os jornais simplesmente ignoravam os factos por terem assuntos mais importantes nas suas agendas?

..

terça-feira, 2 de março de 2010

A Comissão Europeia, pois

A Comissão Europeia autorizou hoje o cultivo e comercialização de organismos geneticamente modificados (OGM) na União Europeia (UE), no primeiro caso a batata Amflora e no segundo três variedades de milho.

A Comissão Europeia afirma que as espécies geneticamente modificadas foram analisadas ao detalhe, nomeadamente no que respeita a resistência a antibióticos.

Bruxelas garante ainda que a Amflora será colhida antes de produzir sementes, de modo a evitar a sua disseminação.

"Estas decisões foram tomadas com base em pareceres favoráveis emitidos ao longo dos anos pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (AESA)", garantiu o comissário para a Saúde e Defesa do Consumidor, John Dalli.
Em relação à batata Amflora, a luz verde da AESA foi dada pela primeira vez em Fevereiro de 2006 e reiterada o ano passado.

Por outro lado, foi autorizada a comercialização e transformação das combinações de milho geneticamente modificadas MON863xNK603, MON863xMON810 e MON863xMON810xNK603.

Estes OGM resultam da combinação de combinações genéticas já autorizadas.
No ano passado, milho "MON 810" foi cultivado em cinco Estados-membros, incluindo Portugal, e está em curso o processo de renovação da autorização, prevendo-se a sua conclusão até ao verão.

Esta notícia vem daqui.