terça-feira, 20 de outubro de 2009

As notícias que não passam em Portugal

Dinamarqueses, finlandeses, alemães, franceses, espanhóis, belgas e holandeses apesar da pressão exercida pelos media não estão lá muito interessados na vacinação contra a gripe dos porcos. Pessoas de toda a Europa já estão rejeitando a vacina que estará disponível na próxima semana.

Principalmente na Alemanha continua a crescer o tumulto sobre o facto da chanceler Angela Merkel, os ministros do governo e as forças armadas receberem uma vacina diferente do resto da população. Os soldados e as elites do governo alemão receberão Celvapan, um adjuvante da vacina gratuita fabricada pela Baxter. O público alemão, no entanto, irá receber uma vacina produzida pelo laboratório GlaxoSmithKline, que contém esqualeno e mercúrio com timerosal conservante. Porqe será que esta "elite" recebe vacinas diferentes? Antes destes factos seram conhecidos foi feita uma sondagem onde se conclui que menos de 1/3 da população estaria interessada em ser vacinada.

Do outro lado da fronteira, na Dinamarca, funcionários públicos e trabalhadores da saúde que haviam sido também escolhidos como principais destinatários da vacina, estão desistindo pois dizem que o vírus é demasiado fraco pelo que não se justifica a vacinação. De 360.000 policias, enfermeiros, médicos e outros identificados como titulares de cargos-chave, apenas cerca de 30% haviam solicitado a vacina.

Por seu lado a maioria dos vizinhos escandinavos, na Finlândia, indicaram que não têm interesse em serem vacinados. Os resultados das três principais sondagens nacionais realizadas revelam que até 75% das pessoas se vão recusar a ser vacinadas.

A rejeição da vacina também é predominante na Holanda onde dois terços do pessoal de enfermagem se recusam. Grande parte das populações da França, Bélgica e Espanha também indicaram não estar interessadas.

A maior parte dos países europeus junta-se assim às populações do Reino Unido, E.U. e Canadá onde se questionou desde o início a segurança da vacina.

..

Sem comentários:

Enviar um comentário