O Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da Camellia Sinensis. É chamado verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto proveniente da mesma erva.
Muito popular na China e no Japão, começou a ser consumido com maior frequência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto.
A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais pelo que a água não deverá estar a ferver - as folhas acabam por ser cozidas proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser superior a 3 minutos.
A prevenção de cancros também é devida aos flavonóides e às catequinas que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam normalmente os tumores. Além do manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, já que os estudos associam o consumo diário deste chá a uma diminuição dos níveis sanguíneos de LDL e à melhoria das condições das artérias.
Estudos recentes também descobriram que o chá verde em creme melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B. Ao reduzir a inflamação causada por essas radiações, aumenta a proteção contra o cancro da pele. A planta do chá verde também é rica em tanino, que também possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas.
O consumo habitual previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. Outros estudos mostram que o consumo de extrato de chá verde podem melhorar a performance e resistência das pessoas que praticam desporto regularmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário