– Nós temos água – confirmou William Boynton, da Universidade do Arizona referindo-se a Marte.
Nós por aqui já sabíamos disso e estamos finalmente autorizados a divulgar uma foto inédita da superfície do Planeta Vermelho.
Seguidamente alguns pormenores mais científicos do que já sabíamos à muito mas que não podiam ser divulgados por razões de segurança:
"...Tínhamos evidências de gelo antes, em observações da sonda Mars Odyssey e por pedaços que desapareceram do solo de Marte no mês passado, mas essa é a primeira vez que a água líquida em Marte é tocada e provada.
A descoberta foi possível graças ao Tega, espécie de “forno” que esquenta amostras coletadas pelo braço robótico, transformando os materiais em gases. Com isso, é possível identificar os compostos químicos e analisar a composição com base nas moléculas que evaporam.
A sonda Phoenix confirmou ontem pela primeira vez a existência de água no Planeta Vermelho. A descoberta ocorreu depois que a Phoenix colocou amostras do solo em um instrumento que identifica os gases produzidos por substâncias. Foi a prova química que faltava para confirmar descobertas anteriores."
NOTA: o texto está escrito em Brasileirês-Portugalês.
Como é que se gastam milhões de dólares para descobrir água em Marte?
Bastaria fazer uma visita ao nosso país para verem que aqui também existem muitos marcianos a meter água por tudo quanto é lado. Na realidade água é que não falta por cá...
Sem comentários:
Enviar um comentário