quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Suicídio

Hoje mais um suicídio abala a Ilha da Lenha. Alguém que não conheço mas dizem aparentar 40 e tal anos atirou-se da ponte abaixo. Tal como os antecessores devia estar desesperado. Não sei. O facto é que a vida não está fácil mas o suicídio não é solução.

Triste por alguém que provavelmente nem conheço…

..

Bem entalados

O sentimento geral é de que estamos bem entalados.

..

Lá se foi o Armas e não só

Mais uma vez vamos ficar para trás isolados lembrando a realidade dos anos antigos: a Naviera Armas abandonou a linha entre a Ilha da Lenha e Portimão deixando-nos assim à mercê dos monopólios protegidos pelo passado recente. Os 'santos da casa' (que se mantêm na sacristia desde o início desta nossa jovem democracia), já não fazem mais milagres e a falta do mesmo vil metal que acabou com o império de Berlusconi fez com que por cá tudo se aceite em prol da continuidade.

Depois da teima do assina/não assina que enche notícias da TV o IVA passará brevemente para 22% - no início seria só em Abril mas…

Mas com a saída do Armas muitos comerciantes ameaçam aumentar os preços pois não fazem obra de caridade. Compreensível.

Muito se fala no Continente que todos devemos dividir os sacrifícios por igual mas esse IVA que dizem ser igual significa para os portugueses deste lado uns 26% a 28%. Estranhamente estes factos não se comentam nas TV dos futebois e dos fait-divers - o que interessa é espremer o Líder a pagar pelas suas palavras e actos. O povo, esse mesmo que faz o déspota vencer as eleições livres desde que há memória na Ilha da Lenha, que se lixe e acima de tudo que pague também.

Os meus sinceros parabéns à Naviera Armas que conseguiu resistir tanto tempo às peripécias de navegar aquelas ondas de 15 metros que tantas vezes lhes apresentaram. Pela coragem e determinação de um empresário - parabéns.

De resto mais nada nesta frente exceptuando aquela do 'falamos daqui a 4 anos' Ahhh… pois sim.

..

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mas eu não acredito!

Comenta-se hoje na radio que Portugal pode vir a precisar de mais um resgate…

Mas poderá ser verdade que com tantos cortes ultimamente feitos ainda se precise de mais um resgate financeiro?

Segundo o Wallstreet Journal Portugal não vai conseguir financiar-se no próximo ano. Como sempre no nosso poderoso país existe um discurso para dentro e de repente, sem mais, aparecem uns chatos duns jornalecos a pôr tudo em causa.

By the way os juros Gregos a 5 anos negoceiam a 55% hoje…

..

Para não esquecer

Para não me esquecer:

O tal documento que iria ser assinado pelo todo poderoso da Ilha da Lenha ainda não o foi. Parece não ter data marcada ou será só show off?

O futuro julgará estes momentos? serão dignos de estudo?

..

A pobreza do sr. Silva

O nosso amigo dos tabús de vez quando tem o condão de pôr isto tudo em polvorosa. Depois de nunca comentar absolutamente nada importante manda-se de cabeça para umas cenas bem esquisitas - estou a me lembrar particularmente daquele célebre email…

Mas desta vez foi muito pior pois fugiu-lhe a boca para a verdade. Ficou a saber-se que afinal o ordenado do homem nem lhe dá para as despesas… fiquei muito triste com a notícia, claro.

Quem me dera ajudar o senhor.

..
Hoje nem sei por onde começar…

Deve ser da idade.

..

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cadeado

Cadeado

..

Africa do meu coração

Normalmente não costumo colocar links para outros blogues mas este é uma excepção:

http://africadomeucoracao.blogspot.com/


Um relato apaixonante de um viajante de mota por terras africanas com fotos fantásticas.

Retirei de lá a frase seguinte,

"Sê dono apenas do que podes transportar contigo. Conhece línguas. Conhece Países. Conhece pessoas. Deixa que a tua memória seja o teu saco de viagem."

(Alexander Soljenitsyn)

..

Qual o pior?

Há quem diga que este é pior que o outro. 
Eu acho que são ambos exactamente iguais - uma merda.

..

O som da Assembleia

Não faço ideia de quanto custou o sistema de som da Assembleia da República mas, por estar mais ou menos ligado ao ramo, devem ter sido largos milhares de Euros. No entanto não compreendo os sucessivos problemas de som que interrompem os trabalhos…

..

A doença dos deputados

Sinceramente acho que existe por aí uma doença que faz com que os deputados da oposição quando passam para o governo comecem a ver tudo muito cor-de-rosa. Vivem nas nuvens dum paraíso dourado que o deixa de ser no momento em que regressam a simples deputados da oposição. E depois voltamos ao mesmo.

Alguém deveria investigar isto…

..

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Notícias para todos os gostos

Enquanto no C da Manhã andam à procura duma loura de nacionalidade moldava que jantava com o comandante do Costa Concordia e que não constava na lista de passageiros pasme-se que na Revista Visão já haviam encontrado a loura misteriosa e que até já tinha prestado depoimentos e entrevistas a defender o comandante.

Mas deveras fabuloso foi aquele toque de classe do C da Manhã sobre a música do Titanic - Celine Dion - que tocava enquanto o navio se afundava. Se não fosse mais uma tragédia humana que se podia evitar caso houvesse mais responsabilidade até dava para uma valente gargalhada.

Quem chega primeiro é que ganha? Decididamente não!

Senhores jornalistas precisamos de qualidade e exactidão. Deixem a velocidade para a Fórmula 1.

..

A democracia está doente?

Perante um artigo no Jornal Económico cujo título é bem elucidativo:

Satisfação com democracia atingiu "mínimo de sempre"


Será que o título não deveria ser "Insatisfação com a democracia atingiu "máximo de sempre"?

Mas não é a democracia que funciona mal - é o povão que funciona mal pois é estúpido e sem memória - a democracia funciona e muito bem pois ainda nos permite escolher / eleger os nossos governantes livremente através de eleições. Mas a verdadeira democracia nós é que a fazemos. Digo nós - o povo - que vota e elege aqueles que nos hão-de governar.

Não é a democracia que está doente mas sim nós o povo português.

..
Cadeado

..

O valor internacional do Eduardo

O já conhecido Eduardo deu uma entrevista no Diário Económico onde se desnuda publicamente perante as suas qualidades únicas de gestor - até acredito na sinceridade do homem. A certa altura diz que tem um 'valor de mercado internacional desde os seus 31 anos'.

Ora isto no meu fraco entender e traduzindo para os muito estúpidos que por aqui andam a receber 400 Euros por mês quer dizer que o Eduardo é mesmo bom como o caraças, que os 'camones' reconhecem o craque lá fora, ainda por cima lhe dão muito valor e que o salário de 45.000 Euros mensais (mais algumas mordomias que nem vão aparecer por aí), são bem merecidos dado o seu valor em bolsa.

Nota: nesta minha avaliação não conta o facto de ter negociado juntamente com o PSD e a Troika as medidas de austeridade actuais porque afinal nem é filiado no citado partido. Também não conta ter sido apontado por uma catrafiada de ignorantes, na altura em que o Primeiro formava governo, como próximo ministro das finanças e nem ter ficado triste quando escolheram afinal outro para o cargo. Isto prova que tem estofo ou não?

Para terminar deveríamos estar todos felizes pelo Eduardo ser português.

...

O Paulinho aperaltado

Vi logo de manhã o Paulinho na Tv. De fatinho italiano às riscas e com aquele cabelinho todo penteado para o lado. Não ouvi o que dizia porque lhe acho mais graça quando tenho o som desligado. Só a figura já é fantástica e convenhamos que estes cargos ministreais lhe assentam mesmo bem.

Sem mais…

..

Jantar na Alemanha

O nosso eleito Primeiro encontra-se na Alemanha onde foi pedir o próximo livrinho de instruções para vigorar até ao verão. Como o outro já estava completo foi prestar vassalagem à gorda e beber umas cervejolas pretas à conta pois o encontro vai ser num jantar.

Vai regressar cheio de vontade para trabalhar.

..

O desenvolvimento do país

Como se isto fosse tudo muito estúpido continua certa comunicação social a apregoar que o recente acordo entre a UGT e o Governo foi um negócio fantástico para os trabalhadores, economia,  investidores e mercado. Ainda não entendi como se aumenta o desenvolvimento da economia dum país através de despedimentos. Já perdi a esperança que alguém venha a público explicar isso…

Também apareceu aí mais um gajo qualquer economista e que ganhou um prémio Nóbel a dizer que este modelo de desenvolvimento baseado em baixos salários não resulta. Onde já ouvi isto?

..

O Acordo

E continua o baile. O célebre contrato entre a toda poderosa República Portuguesa e a Ilha da Lenha (até parece coisa da Guerra das Estrelas), ainda não foi assinado e nem sequer para lá caminha. Depois de toda a desinformação habitual eis que hoje na TV se diz que afinal o acordo não será assinado. O próprio com aquele ar que se conhece diz que tudo não passa de espectáculo dos média.

Afinal assina ou não assina?

..

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O povão

O povão é mesmo estúpido!

..

BBB - Big Brother Brasil

No Brasil uma concorrente do Big Brother foi alegadamente violada, ao vivo na tv, após uma festa com muito álcool à mistura realizada dentro da casa. Entretanto já foi envolvida a policia brasileira que indicou estar a proceder à investigação dos factos. Entretanto as audiências subiram em flecha e isso, para os promotores do programa, é fundamental. Mais uma vez está criada a polémica e ela vai dar muito dinheiro aos jornais e televisões.

A ideia destes Big Brothers, Casa dos Segredos e demais Reallity Show's explora o conceito do voyerismo doentio da vida e do viver dos outros. O povão está sedento de sangue e os media são muito solícitos em lhes dar o que querem.

No aconchego do nosso sofá podemos ver, sem sermos vistos, o que se passa dentro dum espaço confinado onde algumas almas, em troca dum contrato ou de dinheiro, se vendem à exploração televisiva. Numa relação doentia e por vezes cruel do ponto de vista humano são manipulados à vista de todos os que compram o show - no caso português até é de borla.

Mas o facto é que esta manipulação pornográfica do ser humano dá audiências e sobretudo dá muito lucro. Todo o markting à volta desses programas obedece a rigorosas regras e tudo foi estudado ao pormenor. Até os concorrentes são escolhidos a dedo de maneira a que o fim seja sempre atingido. Tudo está perfeito para que a máquina lucre imenso.

Explora-se assim o conceito de voyerismo no seu pior e com total concordância dos envolvidos.

No Brasil a coisa deu para o torto. Por aqui recordo que já houve pontapés e ameaças mas desde que dê dinheiro vale tudo.

..

Cadeado

Cadeado
..

Inovador e audaz

O nosso PM, ou melhor o PM que o povão escolheu para ser governado através da Europa, afirmou hoje no rescaldo da assinatura do famoso acordo que parte mais uma parte do bolo português que o mesmo acordo é mais "inovador e audaz" do que a Troika pediu…

Já alguém reparou que somos sempre os melhores em tudo? Se a Troika pede 1 nós damos 2.

É pena os resultados finais serem sempre do contra!

..

A Casa da Democracia

Ontem houve confusão novamente na Assembleia da Ilha da Lenha. Nada de novo seria se se tratasse mais uma vez duma troca de galhardetes entre governo e oposição misturada com alguma fumaça, só que desta vez meteu cotoveladas, pontapés e empurrões para além dos já normais palavrões com pronúncia madeirense. Vai bem esta nossa democracia onde, na sua Casa, se assiste a cenas deste tipo.

Estou a pensar o que dizer quando os meus filhos me perguntarem aquilo o que é...

Que grande exemplo, pá!

..

O criminoso

Depois dos recentes acontecimentos relacionados com desvios e troca de influências ao mais alto nível, misturando-se tudo isto com maquinações secretas e secretismos absolutos quanto baste para encher o olho, eis que surge na comunicação social a notícia de que o julgamento dum criminoso portuense que roubou um polvo e um champoo vai começar finalmente.

..

O tratado da UGT

Das coisas mais extraordinárias que presenciei ultimamente foi o secretário geral da UGT, após ter assinado o tratado alguma vez mais penalizador para os trabalhadores de que existe memória em Portugal, ter afirmado que tinha sido a melhor solução… Eu penso que esta foi para rir.

..

Todos sabemos da ameaça que sempre foi a liberdade de expressão ao longo de toda a história da humanidade. No nosso nosso país de brandos costumes muitos padeceram juntamente com a família os resultados das suas opiniões. Com o 25 de Abril de 1974 a liberdade de expressão 'apareceu' novamente em Portugal que se tornou democrático. Mais tarde passou a Europeu com as consequências que agora advêm - mas isso já é outra história.

Na blogosfera existem muitas opiniões e sobretudo muitas confusões. Pacheco Pereira um dos eleitos para opinion maker dos media dizia que tudo o que há de pior está na blogostera. Talvez até tenha razão mas também existe o oposto - tudo o que há de melhor está na blogosfera!

Muitas das coisas que se escrevem não têm valor (incluindo as minhas), mas por vezes é o contrário. A internet funciona como um veículo que transporta os gritos de revolta de muitos cidadãos desse mundo que de outra maneira morreriam nas suas gargantas e isso dá-lhe um valor incalculável e por outro lado um cunho altamente ameaçador.

Silenciar este meio de comunicar tornou-se a prioridade de alguns.

As pessoas embrenhadas nas suas vidas difíceis dão atenção aos fait-divers, muitas vezes ridículos, que se criam para entretenimento. Os assuntos que realmente interessam passam ao lado alterados ao sabor das tendências ou mesmo nunca passam.. Felizmente que existe sempre alguns que questionam os mesmo que nos 'aconselham' e nos 'dirigem'...

A derradeira arma a abater é a internet. É ela que suporta a moderna liberdade de expressão. É nela que se juntam milhões que partindo de princípios comuns, sejam eles políticos, desportivos ou outros, criam comunidades virtuais para discussão. É a ameaça aos poderes instituídos. É a ameaça ao secretismo. São nessas discussões, nessas convergências de opimiões diversas vindas em todo o mundo, que se concentra a maior ameaça aos poderes existentes nas nossas sociedades ditas modernas.

Os direitos de autor são o pretexto para silenciar a derradeira arma e um pouco por todo o mundo protesta-se com blackouts em sites. Em Portugal e noutros países da Europa esta perda de liberdade passa ao lado de muitos milhões, infelizmente.

Quanto tempo nos resta? Temos a internet livre mas até quando? Até quando nos vão deixar escrever livremente aquilo que pensamos? Para onde irá a nossa liberdade de expressão?

..

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Portugal acordou com mais luz e farinha à mistura. Primeiro a luz - mas alguém ainda pensa que os chineses é que escolheram aqueles dignatários? Logicamente que alguém os indicou através de um restaurante da especialidade - resta saber quem. Sobre a farinha - temos uma eventual bomba na exportação de pasteis de belém. Viver aqui é realmente divertido. ..
Depois da tão falada venda da EDP aos chineses eis que mais uma polémica atinge este país à beira mar plantado: as nomeações para a administração.

Mas alguém ainda pensa que os chineses é que escolheram aqueles dignatários?

..
Depois de mais um espectáculo sobre o assina/não assina do chefe eis que em mais um volte-face 'inesperado' a tal importante chancela será feita na próxima Segunda-feira.

As ilações possíveis deixo para os leitores…

..

Os agricultores portugueses

O retrato do agricultor português: tem 63 anos e a quarta classe o que torna Portugal no país europeu com agricultores mais velhos e com menor número de jovens a trabalhar nos campos - apenas 2,5 por cento têm menos de 35 anos.

 O último recenseamento agrícola do Instituto Nacional de Estatística publicado em 2011, dá conta do envelheciment: quase metade dos agricultores portugueses, 48%, tinha em 2009, mais de 65 anos.

 Na União Europeia, os agricultores mais velhos representam apenas 34% do total e os mais novos rondam os 7 por cento, de acordo com o Conselho Europeu de Jovens Agricultores. Em 2009, a população agrícola familiar, onde se inclui o produtor agrícola e a sua família, totalizava 793 mil pessoas, ou seja, 7 por cento de portugueses.

 Mas entre 1999 e 2009 a população rural “envelheceu consideravelmente”, diz o INE. A média de idades passou de 46 para 52 anos e as faixas etárias mais jovens perderam importância. Actualmente apenas um terço da população rural tem menos de 45 anos. Cada elemento da população agrícola familiar trabalha em média 15 horas por semana, mas o tempo de trabalho do produtor agrícola é superior chegando às 22 horas por semana.

 O envelhecimento é retrato do desinteresse pela profissão. Portugal perdeu um quarto das suas explorações agrícolas. Em 2009 existiam 305 mil explorações agrícolas, menos 111 mil do que em 1999.

 ..
Vamos todos mudar isto? Vamos esquecer aquilo que nos vendem nas tv's nacionais por esta ordem:

- desgraças nacionais
- desgraças internacionais
- desgraças mundias
- politiquices e falácias políticas
- mais politica e 'fait divers'
- futebol
- futebol
- em caso de dúvida mais futebol

Porque não mudamos o país? Porque engolimos o que nos oferecem numa bandeja sem questionar?

Esquisito e macilento povo que engole essas porcarias sem questionar...

..

Onde anda a gaivota?


Alguém por aí tem visto esta gaivota ultimamente?

..

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O povão anda distraído

Não tem sido fácil. Aliás a vida de qualquer português não é nada fácil. Dizem que as facilidades morreram no tempo das 'vacas gordas' que sinceramente nem sei quando foi ou ao que se referem. Imagino que nesse suposto tempo para mim desconhecido alguns encheram os bolsos à custa desta pobre e jovem democracia.

Tantos tristes exemplos tem dado o nosso (des)governo que continua a ser eleito democraticamente pelos elementos deste que chamam o povo. Esse clube ainda não aprendeu, apesar de trinta e tal anos passados, a deitar o papelinho noutras forças políticas. Ainda não entendeu que essa gente está lá porque lá se os coloca estupidamente. Teimosias que nos têm levado a este estado.

Ouvem-se notícias de combinações maquiavélicas através de reuniões de forças secretas trajando aventais coloridos com estranhas simbologias bordadas. Enfim, mais do mesmo para entreter televisões e espectadores menos atentos.

Aliás o que o povo precisa mesmo é de atenção embora para aí nunca tenha estado virado. Discutem-se os pormenores de assuntos de somenos importância, com laivos estupidificantes de grandes notícias, enquanto nas nossas costas, se planeiam futuros cada vez mais incertos. O trabalhador acaba sempre por ser o inimigo da democracia e dos seus direitos, muitas vezes conquistados com sangue, suor e lágrimas, poucos restam de boa saúde.

E cá vamos nós vivendo as nossas tristes vidinhas.

..