terça-feira, 20 de setembro de 2011

Histerismo

Gerou-se uma onda de histerismo em volta da Ilha da Lenha pela dívida escondida. Alguns que atacam AJJ defendem com unhas e dentes outros ladrões e aldrabões que por aí andam - a ponte 25 de Abril deveria ser paga pelos contribuintes lisboetas? O Metro do Porto deveria ser financiado pelos contribuintes portuenses? O Alqueva devia ser pago pelos alentejanos? E mais, muito mais.

Na verdade o facciosismo e a partidarite reinante em Portugal fez descer a discussão de assuntos sérios ao nível da mais ordinária tasca. Recordo aos mais "distraídos" que na Ilha da Lenha vivem portugueses que trabalham e pagam impostos como qualquer outro cidadão de qualquer outra região. Ou alguém acredita que o Estádio da Luz e de Alvalade foram exclusivamente pagos com impostos dos habitantes de Lisboa ?

Vamos lá pensar um bocadinho, eu sei que custa mas garanto que faz bem, antes de acreditarmos piamente nas notícias vindas de uma comunicação social cada vez mais instrumentalizada.

..

Perder tempo

Como se pode perder tempo, ou melhor, deitar tempo fora?

Simples. Na TSF discute-se mais uma vez o sexo dos anjos: a criminalização dos políticos. O exemplo claro de como se perde tempo a discutir coisas que… pois.

Fui…

..

O Coiso

Ontem vi um antigo ministro, velho, gasto e com os dentes amarelos, dizer que se fosse ministro no caso da Ilha da Lenha escolhesse quem escolhesse o povo seria feito assim e assado. Mas então nós não andamos lá muito bem e damo-nos muito mal com a democracia...

Sem o nome este comentário não valeria nada. O nome é Mira Amaral e a solução para relançar o país? É simples: cortes nos salários e aumento da carga horária para os trabalhadores portugueses. Só por esta já se vê o calibre do Coiso.

Como não trás nada de novo, termina por aqui.

Nota final - já foram buscar o Catroga outra vez. Mas não é hilariante?

..

O Queijo Suiço Nacional

E hoje quando ninguém esperava, mais uma bomba: mais um buraco na Ilha da Lenha. São mais 220 milhões para embelezar o ramalhete.

Claro que já foram buscar os comentadores do costume para que esses sabichões possam opinar exactamente o que se espera para a ocasião. No nosso país todos são comentadores, onde se inclui, modestamente, a minha pessoa. Existe sempre um comentador para todos os gostos bastando ir buscar os que interessam para o momento.

Enfim, nada de novo. Trata-se de esconder algo mais grave concerteza.

..

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O buraco afinal...

Com a insistencia de certa comunicação social no caso do 'buraco' da Ilha da Lenha vai-se desvendando aos poucos que existem interesses por detrás de tudo isto. Alguns jornalistas mais parecem cães de caça e vão esmiuçando tudo e todos mas só num determinado sentido. Isso começa a se tornar bem claro. A justiça parece ter direcção fixa e este suicídio em directo torna-se um espectáculo triste e decadente.

Ouvi o Fórum da TSF e aí fiquei pasmado ao verificar que, ao contrário do que esperava, as opiniões dos técnicos foram unânimes em condenar este tipo de campanha uma vez que se tenta passar a ideia de que o desaire da Ilha da Lenha é o responsável pelo desastre das contas portuguesas - o que é simplesmente ridículo.

Outro facto estranho é que esta bomba saia a público um mês antes das eleições…

Enfim... manobras políticas de bastidores.

..

O país da bola

E não é que foi outra vez a mesma triste cena? Durante 15 minutos nas tv's tugas falou-se e respirou-se só futebol. Interessante mesmo é ouvir as mesmas coisas de todas aquelas santas bocas… 'temos de respeitar o adversário', 'vai ser um jogo difícil', merecíamos ganhar', 'ganhámos' - apetece gritar que porra de país é este!  E não é que todas as estações passaram o mesmo nas aberturas dos telejornais…. todas a dar o mesmo!

..

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cadeado

Cadeado
..

Madeira

Vai dar Madeira todo o dia...

A dívida

A dívida da Ilha da Lenha continua a crescer diariamente. É uma enorme caixa de surpresas esta dívida. Além dos tais já proclamados 500 milhões aparecem agora mais uns dinheirinhos que fazem parte de despesas que não foram declaradas - 1,6 mil milhões de Euros - referentes aos anos de 2008 e 2011. Mais juros e essas alcavalas todas - nem quero pensar quanto é que na realidade a Ilha da Lenha, ou melhor os lenhadores, devem…

O ministro classificou como uma "grave irregularidade".

Penso que esta dívida já era conhecida dos diversos ministros que nos agraciam desde 2008. Só que, como não se queriam chatear com 'aquela pessoa', preferiram chutar a bola para a frente.

E agora temos o resultado…

..

Reciclar a reciclagem

Esta de separar os resíduos no vidrão, papelão e esses ões todos está muito certo.

Está muito certo também passarmos a mensagem sobre a importância da reciclagem aos nossos filhos. O que não está nada certo é quando se procede à recolha desses resíduos serem os mesmos deitados no mesmo recepiente…

Pergunta lógica: então para que serve a separação?

Espero que não seja mais uma moda europeia.

..

Magalhães suspenso

Vão suspender a entrega de mais computadores magalhães.

Gostaria de saber como é que os putos e os mais graúdos vão poder consultar as páginas do Facebook para lerem as comunicações do nosso primeiro ministro e do nosso presidente da república

Nota: para os mais distraídos 'primeiro ministro' e 'presidente da república' estão escritos em minúsculas não por causa do acordo ortográfico mas por não serem palavras que neste momento mereçam maiúsculas.

Vão substituí-los por pedra de ardósia?

..

A escola

Só mesmo assistindo ao drama é que se dá o valor. Pais desesperados procuram livros e materiais usados pois não podem comprar novos aos filhos. Para já nem falar de transportes e alimentação. Que raio de sociedade é esta afinal? Para onde vão os meus descontos? Voltamos à idade média onde estudar era um luxo reservado só a alguns?

Disseram-me uma vez que quanto menos filhos dos pobres estudassem melhor seria para os que ricos e poderosos governassem. Na altura achei meio fantasioso. Agora que aos poucos a caravana vai regressando aos anos 50 apercebo-me que tinham razão. Infelizmente.

..

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cadeado

Cadeado

..

Ortografias vesgas

E a barraca do tal acordo ortográfico que no fundo ainda ninguém percebeu para que serve, exceptuando a Microsoft, continua a nos azucrinar os dias. Foi mais uma daquelas coisas desnecessárias que os nossos governantes tanto gostam de apregoar, na linha de pensamento do computador magalhães, para vermos que trabalham em coisas muito importantes para o País. E entretanto vão-se empurrando os problemas reais, que afectam as pessoas reais, com a barriga. Por detrás de palavras bonitas e falaciosas, cuidadosamente escolhidas por uma cáfila de assistentes, apresentam-se projectos transvestidos de grande importância. ..

Constatações

O risco está, então, na falta de confiança no Estado português! Que credibilidade tem um Estado que não fomenta o crescimento económico, que acolheu a corrupção de braços abertos, endividando-se para servir clientelas partidárias, sem justiça, com serviços públicos onerosos e de fraca qualidade, que explora fiscalmente os seus cidadãos mais pobres e carenciados? Para mim, nesta altura, muito pouca.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cartão do Pobre

Porque sinceramente nem sei o que pensar.  Sinto-me desconfortável. Vivo num país onde existe agora um 'cartão do pobre'. Não me sinto seguro. As palavras cedo descobri que não passam de sons sem significado e são proferidas habilmente conforme o contexto. Alguém me poderia ajudar pelo menos a compreender? Saber que alguém numa fila apresenta um cartão atestando a sua pobreza é muito violento.

Inadmissível!

Por um lado saber que alguns vivem na selva cor-de-rosa, nas revistas e artigos mundanos, ocos, falando sobre modas e roupas, em poses ostentando bronzeados perfeitos e ali mesmo ao lado, outros, de 'cartão do pobre' na mão provam não poder pagar a conta de electricidade? E isto exactamente no mesmo país?

..

As mentirinhas inocentes

Já deu para perceber à muito que uma coisa é estar na oposição política a mandar umas postas de pescada e outra é estar no governo a dar as ordens. Desde o 25 de Abril que as mentiras sempre foram utilizadas indiscriminadamente pelos nossos políticos independentemente do partido a que pertencem. No entanto constato que com o decorrer dos anos em vez de se cimentar a democracia o que se nota é um aumentar das mentiras que se proferem quer nos jornais como nas tv's.  A desinformação e confusão é aliada de interesses obscuros e nunca ninguém será chamado "à pedra" para justificar o que disse uns dias atrás.

Acho que a língua portuguesa é mesmo muito traiçoeira.

Neste círculo vicioso estão incluídos os nossos mais altos magistrados da nação que deveriam ser as referências do nosso regime democrático. E depois, o comum mortal vem a descobrir que tudo não passou de uma 'mentirinha' inocente que, no entanto, condicionou a opinião pública na altura benificiando alguém. Mas isso já não interessa para nada. Ninguém vai ser responsabilizado que mesmo desmentida no dia seguinte já não tem importância pois o primeiro impacto é que conta.

E lá continuamos sem poder confiar no que nos dizem. Foi para isto a democracia?

..

Os Políticos no ciberespaço

Os políticos portugueses descobriram o facebook. Deus nos acuda. Mesmo que não sejam os próprios a escrever os posts, perfeitamente normal, já não lhes chegava poluir os telejornais e os diários. Tinham de vir para o ciberespaço. A tentação foi muito grande e não resistiram.

..