quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cadeado

Cadeado...

..

Mais um filme?

O governo rompeu as negociações com o tal principal partido da oposição. Cheira-me a filme. Mas será que rompeu mesmo e que o orçamento "por ser um OE mau" não vai passar? Teremos aí o FMI para pôr ordem na casa?

Isto assim tá mesmo mau e agora teremos os debates de sempre as reportagens de sempre, as bocas de sempre, os culpo a ti e culpo a mim de sempre... que animação para os media.

Enfim: o de sempre.

..

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Google

Retirei este artigo do Sol porque me lembrei dum que escrevi sobre a privacidade dos cidadãos na Ilha da Lenha e arredores:

"A Google admitiu que as viaturas utilizadas para captar as imagens do Street View recolheram mais dados do que inicialmente previsto, incluindo mensagens de e-mail completas e passwords. A admissão da recolha da informação, que a empresa realça que sucedeu de forma acidental, surge poucos dias depois das autoridades da privacidade canadianas terem acusado a Google de ter recolhido mensagens de e-mail completas, o que representa uma violação das leis do país.

O mea culpa é feito num post publicado no blogue oficial do motor de busca, onde o Vice President of Engineering and Research da companhia analisa alguns dos resultados de investigações entretanto levadas a cabo em vários países onde o serviço está debaixo de fogo.

Segundo Alan Eustace «é claro ver que a partir destas investigações a maioria dos dados estão fragmentados, mas em alguns casos foram recolhidas mensagens e URLs completos, assim como passwords».

Apesar de não haverem dados completos, a Google já tinha admitido em Maio que tinham sido capturados acidentalmente cerca de 600 GB de informação em mais de 30 países, num período entre 2006 e meados deste ano.

Na mesma mensagem Alan Eustace revela que a informação em causa será apagada o mais brevemente possível, algo que já aconteceu nos seis países onde as investigações sobre a violação de privacidade já terminaram."

..

O Walkman morreu

A título de curiosidade morreu o Walkman, ou melhor, a Sony deixou oficialmente de fabricá-lo.

Foi lançado no mercado em 1979, o leitor de cassetes portátil e causou furor em todo o mundo tendo sido considerado um ícone nos anos 80 e 90.

..

Greves na França

Segundo Christine Lagarde, ministra da economia francesa, as greves e os incidentes em acções de protesto contra o aumento da idade mínima de reforma dos 60 para os 62 anos na França representam um "prejuízo moral" para o país, cuja imagem tem sido prejudicada no exterior.

Prejuízo moral era se as pessoas aceitassem tudo o que esta NWO (New World Order) querem impor. Os franceses, ao contrário de outro povo coitado que conheço bem, não gostam de ser escravizados e protestam.

Fazem muito bem!

..

Cadeado

Cadeado...

..

Hipermercados ao domingo

Ainda não entendi a razão de tanta polémica devido à abertura dos hipermercados ao domingo até às 24H00. Uma das supostas críticas é que os trabalhadores têm família e direito a fim de semana. E aqui coloco a questão: e os que trabalham à anos em turnos? Na hotelaria, nas fábricas, nos aeroportos e mais, por exemplo. Será que esses são todos solteiros e sem filhos? Por acaso não têm fim de semana também?

Na Ilha da Lenha à muito que se praticam esses horários. Criam-se mais postos de trabalho - e aqui trabalha quem quer - para além do facto de satisfazer muita gente que só ao fim de semana e a horas tardias lhes dá geito fazer compras. E depois, qual o problema?

Porra de país complicadinho, não?

..

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Falido

E quem ainda se lembra do Amorim das Rolhas que ia abrir falência devido à crise internacional. Até anunciou, na altura, a intenção de despedir cerca de 150 empregados, notícia que gerou imediatos protestos. Posto isto, preparados para a novidade?

O Falido vai abrir um banco em Moçambique na companhia do Grupo Visabeira em 2011.

As voltas que o mundo dá, até parece aquele spot do folclore do euromilhões. País de oportunidades.

..

Lá foi a Boca Grande

A Bocarra de Portugal que se encontrava de baixa à mais de um ano decidiu, segundo a própria, rescindir o seu contrato com a TVI. Fala-se na bonita quantia de 300 mil euros acordados para a sua saída mas as más línguas já dizem ser o dobro.

Disse que sair da TVI foi o fim dum pesadelo - só se for pelo peso das moedas.

..

Hoje é verdade amanhã nem tanto

Para não se notar muito a diferença entre o Coelho e o Inginheiro eis que também este já apanhou os tiques do "hoje é verdade amanhã é mentira".

Com a promessa de que nunca viabilizaria o OE se este aumentasse os impostos já dá o dito por não dito já tendo criado algumas condições para a sua aprovação. É por isso que tantos anos volvidos após a revolução, o caminho, independentemente de quem lá está, é sempre o mesmo.

...

Grave à portuguesa

Os sindicatos portugueses deveriam aprender a fazer greves com os franceses. O modelo de greve em Portugal está gasto e não funciona. É mais uma coisa para dar nas vistas ou melhor, para mostrar que temos liberdade também para protestar. Um dia de greve não é nada.

O motivo desta greve francesa é simplesmente a passagem de 60 para 62 anos da idade da reforma. Simplesmente isso…

..

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Thilo Krassman

Maestro e compositor alemão, nasceu a 16 de Abril de 1933, em Bremen, na Alemanha.Na década de 60, estabeleceu-se em Portugal, onde começou a sua carreira artística e musical. Para além de ter leccionado acordeão na Casa Gouveia Machado (Lisboa), Krassman criou o grupo Thilo's Combo, que contou com a colaboração de Paulo de Carvalho, Fernando Rueda e de Don Byas, saxofonista britânico.Ligado à televisão, Thilo Krassman trabalhou em diversos concursos, programas de variedades, como o Zip Zip, Lá em Casa Tudo Bem, Faz de Conta4, Eu Show Nico e Parabéns, tendo participado também em vários festivais da canção, quer como maestro, quer como compositor, tais como Uma flor de verde pinho (1976, interpretado por Carlos do Carmo), Férias (1977, cantado por Conjunto Férias), Sobe, Sobe, Balão Sobe(1979, interpretado por Manuela Bravo), Chamar a Música (1994, cantado por Sara Tavares), Antes do adeus (1997, cantado por Célia Lawson). Fundou, juntamente com Nicolau Breyner a Edipim, empresa televisiva independente, que produzia programas de variedade e telenovelas portuguesas, como Vila Faia. O compositor, um homem inteligente e integro, defendeu os valores e a música de Portugal.Thilo Krassman faleceu a 11 de Março de 2004, em Portimão, vítima de doença prolongada. O maestro estava a recuperar de uma operação, realizada no mês anterior, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Fica aqui a memória duma referência na música portuguesa.

Fonte: Thilo Krassman. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2010. [Consult. 2010-10-18].

5 estrelas

Era de prever que as sanguessugas estivessem felizes com os últimos acontecimentos no País Falido. Como só se interessam pelos números pois a contabilidade é o mais importante, a Moody's já considerou que Portugal está a responder adequadamente às pressões do mercado e que o governo agiu muito bem ao apresentar as novas medidas de austeridade.

No entanto não deixam de avisar que com estas medidas prevejam que as possibilidades de recessão no próximo ano aumentem embora não seja de prever que o "rating" atribuído à qualidade do crédito em Portugal seja afectado. Felizes e contentes, pois.

E o povo que elegeu este governo sempre bem comportado aos olhos de quem o vê à distância da Europa é o único que está deveras preocupado com isto tudo. Mas esse não conta para nada nestas coisas.

..

Falou o Rei!

O Rei já falou!

Apoia indiscutivelmente a reeleição do Senhor dos Tabús fazendo um "balanço muito positivo" ao seu mandato.

"Tenho a impressão de que foi a única pessoa com juízo no meio disto tudo".

Por outro lado este aviso à navegação serve aos pagens, mordomos, lambe-botas, paladinos e demais fieis seguidores caso se pensem perder pelo caminho...

..

Tem de começar por algum lado

A contestação a esta porcaria de Europa tem de começar por algum lado. Na França o aumento da idade da reforma ainda está a dar que falar. Por algum lado tinha de começar a contestação.

Depois de na sexta--feira as 12 refinarias existentes em França terem ficado paradas pela greve, a acção dos sindicatos de camionistas, que promoveram ontem bloqueios de estradas e redes de abastecimento, pôs em causa o funcionamento das gasolineiras de norte a sul. A falta de combustível forçou na sexta-feira o encerramento de uma centena de postos de abastecimento. O aeroporto de Orly também já está em ruptura de combustível. Também não estão nada melhores as ligações ferroviárias.

Ao contrário de nós alguns não fazem fitas quando se trata de protestar.

..

Este país é uma casa de alterne

Segundo Marcelo R Sousa o Senhor dos Tabus vai apresentar a sua mais que certa recandidatura a 26 de Outubro, no Centro Cultural de Belém, pelas 20:00. Será que a Maia já tem concorrência ou será que esta declaração "bombástica" é somente para sossegar as hostes do PSD?

Facto interessante é que é nessa semana que será votada e discutida a proposta para o OE 2011. Serão só coincidências?

Este país é uma casa de alterne.

..

É o que temos

Não constitui nenhuma surpresa o Coelho ter concordado com o orçamento em troca de menos impostos em 2011 e de um acordo até 2013, fora os combinanços que nunca chegarão a público. Nos intervalos vai justificar a sua decisão, como sábia que é, ressalvando a sua palhaçada do vota - não vota. A tal responsabilidade e rigor que os políticos falam não tem passado de uma roubalheira desenfreada.

Lamentavelmente vai ficar tudo na mesma. A classe média vai pagar a merda toda.

É o que temos.

..

FarmVille




Esta é a minha FarmVille. Tem plantas que precisam de água verdadeira.

Estão plantadas em terra que deixa as unhas pretas.

Têm cheiro e, incrivelmente, comem-se!


..


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sketch

Não, não é o parlamento daquele país… mas podia ser.
Veio daqui.

..

A ver, veremos

Da Ilha da Lenha segue-se o coro que dita o afastamento de Passos Coelho de líder do PSD caso o OE seja aprovado. Luís Filipe Malheiro conhecido pela sua posição junto ao Rei defende o “chumbo” do OE e afirma que “podemos estar perante um enorme embuste promovido por Passos Coelho, a sua (onde alguns têm a mania que são os únicos ´espertalhões´ da política nacional) e o PSD nacional para que o líder ganhasse protagonismo mediático diário nas televisões, chamando a sim uma espécie de papel de "salvador da pátria", quando na realidade, pelos vistos, nunca pretendeu negociar nada”.

A ver, veremos…

..

Debate do OE

Ouvindo o debate na Assembleia da República na TSF fico com a impressão de que cada um tem o governo que merece.

..

Copiar preços

O cúmulo foi esta mesmo:

O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) afirma que petrolíferas "copiam preços" dos combustíveis entre si, mas que isso não constitui uma "concertação de preços".

e como se não bastasse:

"Copiar os preços não constitui qualquer ilícito", disse Manuel Sebastião aos deputados da Comissão de Assuntos Económicos e Energia.

Para um país de estúpidos é mais que suficiente.

..

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O número 23 - a obsessão de Sócrates

Segundo o Jornal O Público Online estes são os produtos que vão passar a pagar mais IVA - Existem muitos que passam de 6% para 23%:

"… De acordo com a versão preliminar do Orçamento do Estado (OE) para 2011, à qual o PÚBLICO teve acesso, vários produtos vão deixar de ter a taxa reduzida de IVA (seis por cento), passando à nova taxa que o Governo quer implementar de 23 por cento.

É o caso dos leites achocolatados, as bebidas e sobremesas lácteas, dos refrigerantes, sumos e néctares de fruto e de utensílios e outros equipamentos destinados ao combate e detecção de incêndios Os livros, folhetos e outras publicações não periódicas de natureza cultural, educativa, recreativa e desportiva, brochados ou encadernados são integrados numa outra categoria, mas que permanece dentro da Tabela 1 do IVA, mantendo-se, por isso, sujeitos à taxa reduzida.

Entre os bens que pagavam uma taxa intermédia de IVA (13 por cento), as conservas de carne, moluscos, frutas e produtos hortícolas vão passar a ter um imposto de 23 por cento. Só as conservas de peixe ficam de fora. O mesmo vai acontecer com óleos alimentares e margarinas, os aperitivos e snakcs, flores ou plantas ornamentais.

Quando anunciou as novas medidas de austeridade para o próximo ano, o Governo anunciou que, além de aumentar o IVA para os 23 por cento, iria proceder a uma reformulação das tabelas anexas do Código do IVA, retirando da taxa reduzida e da taxa intermédia um cabaz de produtos alimentares.

Lista de produtos que passam a pagar IVA de 23%

Produtos que pertenciam à taxa reduzida (6%):

- Leites achocolatados, aromatizados, vitaminados e enriquecidos
- Bebidas e sobremesas lácteas
- Refrigerantes, sumos e néctares de fruto ou de produtos hortícolas, incluindo xaropes de sumos, as bebidas concentradas de sumos e os produtos concentrados de sumos
- Utensílios e outros equipamentos exclusivamente ou principalmente destinados ao combate e detecção de incêndios

Produtos que pertenciam à taxa intermédia (13%)

- Conservas de carne e miudezas comestíveis
- Conservas de moluscos, com excepção das ostras
- Conservas de frutas ou frutos, designadamente em molhos, salmoura ou calda e suas compotas, geleias, marmeladas ou pastas
- Conservas de produtos hortícolas, designadamente em molhos, vinagre ou salmoura e suas compotas
- Óleos directamente comestíveis e suas misturas (óleos alimentares);
- Margarinas de origem animal e vegetal
- Aperitivos à base de produtos hortícolas e sementes
- Aperitivos ou snacks à base de estrudidos de milho e trigo, à base de milho moído e frito ou de fécula de batata, em embalagens individuais
- Flores de corte, folhagem para ornamentação e composições florais decorativas. Exceptuam-se as flores e folhagens secas e as secas tingidas
- Plantas ornamentais..."

Infelizmente é o que temos…

..

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

As vedetas da TV


Ainda bem que neste país de contrastes ainda nos resta o humor. Por dá aqui aquela palha algumas pessoas passam do anonimato total a estrelas de ribalta. Bastou esta ilustre desconhecida passar por um reallity show para…

E é preciso dizer mais?

..

A autoridade da autoridade

Está comprovada a violação da Lei da Concorrência no que toca aos apoios do Governo Regional ao Jornal da Madeira, mas a Autoridade da Concorrência diz que nada pode fazer - esta tirada magnífica está no DN da Ilha da Lenha de hoje (online).

E assim estão lavadas as mãos desta autoridade que afinal não tem autoridade para nada. Propunha que a partir de agora passasse a ser chamada de outra coisa qualquer em que não constasse a palavra autoridade.

E agora como vai ser?

..

Imprensa na Ilha da Lenha

Os presidentes da Entidade Reguladora da Comunicação Social e da Autoridade da Concorrência vão ser ouvidos hoje no Parlamento sobre a distribuição da publicidade institucional na Madeira, a pedido do CDS da Ilha da Lenha.

Na última audição sobre a matéria, em sede de Comissão Parlamentar de Ética, o gerente executivo do Diário de Notícias da Madeira, José da Câmara, acusou o presidente do governo regional, Alberto João Jardim, de querer «matar» esta publicação e advertiu que vai avançar com processos para os tribunais nacionais e internacionais.

Deixo aqui à laia de recordação.

Retirado do Sol.

..

O turismo voltou à Madeira

O Cherne está na Ilha da Lenha e já mandou umas postas de pescada não fosse o Rei reprovar a sua estadia. Por entre as bombas afirma a certa altura que:

"...admite a hipótese de remobilizar verbas do fundo de coesão ou dos fundos estruturais em matéria agrícola para ajudar a recuperar a Madeira…"

Traduzido para linguagem popular corrente e usando as palavras do mesmo:

"…o turismo voltou à Madeira…"

Da minha parte nada mais.

,,

Aos mal dizentes

Para aqueles que pensam que só digo mal das coisas ora aqui vai uma para provar o contrário:

Viva a Selecção! Ganharam ontem.

Serve?

..

Baralhar e tornar a dar

A TVI contratou mais 2 comentadores - Santana Lopes e Manuel M Carrilho. Aqui nada de novo porque as personagens em causa são sobejamente conhecidas como vivendo sempre à sombra da política. Também não é surpresa que mais uma vez se baralha e se dá pelos mesmos. Um estava enfiado em parte incerta que ninguém ouvia falar dele havia muito tempo e o outro foi corrido do trono que ocupava retornando à base.

Entre o desaparecido e o retornado venha o diabo e escolha.

..

terça-feira, 12 de outubro de 2010

O recém nascido

Para os que se apercebem das coisas sem importância devem ter notado o surgimento do nome do gajo que nunca chegou ao fim de nada - Santana Lopes. Pode ser até brincadeira mas os factos não mentem.

A personagem que tem andado arredada de tudo surge agora porquê?

..

Sketch


..

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Os chatos

Os funcionários públicos, que como se sabe são una chatos do caraças e os grandes culpados destas galopantes crises, vão perder ainda mais o seu poder de compra. Os que ganham 1.500 Euros, e que por isso são ricos, vão receber menos 50 Euros no fim do mês. Por outro lado, e para mostrar que estão verdadeiramente solidários, os que ganham mais - por exemplo o Senhor dos Tabús que fala muito no Presidente da República (das Bananas) - vai receber menos 725 Euros, o que deve fazer muita diferença nas suas compras de supermercado.

Resumindo são cortes entre 3,5 e 10 % nos vencimentos.

Nas reformas milionárias de alguns algozes ninguém fala. Silêncio total…

..

Sketch


..

Eleições em Maio

Enquanto o País Falido se desfaz aos poucos os partidos políticos já preparam as próximas eleições que serão em Maio do próximo ano. Na mesa devem estar já as frases bombásticas com que se lançarão ao que resta do bolo, não esquecendo está claro, as promessas eleitorais.

O País Falido prepara-se, mais uma vez, para andar na agenda dos partidos e ao ritmo dos seus dirigentes.

É a vida da nossa democracia a funcionar em pleno.

..

A PSP e a água da chuva

Mais uma lengalenga para adormecer?

A PSP quer diminuir os gastos na água, electricidade, papel, telefone e combustível. Para isso já foi distribuído um comunicado pelos comandos regionais e metropolitanos com cerca de 50 medidas para diminuição de despesas. Entre essas encontramos que os televisores vão passar a estar desligados nas esquadras e os agentes apenas podem ligar a TV para ver notícias. Vai acabar o correio postal, os telefones serão usados só em casos excepcionais e até os carros da patrulha serão lavados com a água da chuva. Esta última da água da chuva é nova e ridícula. Como se as despesas da PSP fossem a conta da água.

Fora ficaram as medidas que realmente poupariam algum dinheiro tais como a utilização indevida de muitas das viaturas descaracterizadas da PSP e que são usadas por oficiais durante os fins de semana e como meio habitual de transporte. Outra seria investigar a messe de oficiais e algumas mordomias a altos postos da polícia.

Por outro lado o incremento de receitas passará, como é óbvio, pela maior fiscalização rodoviária passando pela habitual "caça à multa".

Continuam a gozar connosco.

..

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

FMI e Eurostat

Toma lá mais estas que é para aprenderes. O Eurostat e o FMI, que são uns gajos porreiros e incentivam bastante a malta, resolveram inventar assim mais umas sobre o País Falido. Entre as ditas destaco a que me fez esboçar um sorriso: a economia para o próximo ano vai estagnar, o desemprego como consequência vai aumentar e ficaremos, como sempre, fora da média europeia.

Quero dizer a esses senhores que nada disso é novidade pois a nossa querida comunicação social, especialmente a TV, farta-se de afirmar isso todos os dias e já leva anos.

Sempre podiam arranjar umas coisas novas, não é? O disco é sempre o mesmo e isto agora já funciona um pouco como a história de Pedro e o Lobo.

Andando.

..

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

10 Milhões de Euros?

Ouvi dizer que se vão gastar 10 milhões de Euros nas comemorações dos 100 anos da República. Pede-se sacrifícios ao Zé Povinho que já está teso e desgastado e afincam-se com 10 milhões numa comemoração.

E o Povo, pá?

...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Submarino enganador...

Esta foi mesmo de morte. Relacionado com a compra dos submarinos chega a notícia que a megera alemã conhecida por Angela Merkel obrigou o País Falido a escrever no orçamento de 2010 a despesa extra com a compra dos submarinos em virtude do governo alemão já ter essa verba contabilizada como exportação deste ano. Esta despesa não estava inicialmente prevista no orçamento e daí o descalabro…

Na verdade, o próprio ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, chegou a afirmar que o pagamento do submarino só seria feito em 2011, data da sua recepção oficial. Foi aí que entrou o governo alemão - e não o Eurostat - a obrigar a que o submarino fosse efectivamente contabilizado em 2010.

Quando levantadas estas questões sobre a "ingerência" do organismo estatístico europeu pelos jornalistas o secretário de estado simplesmente afirma que "Portugal é um Estado soberano".

Tá-se mesmo a ver…

..