quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cabeça erguida

Queiroz disse que "a selecção saíu de cabeça erguida". Não me recordo bem de onde conheço esta frase mas uma coisa tenho a certeza: é proferida sempre que a tal "selecção" leva com os pés de alguma competição...

..

The shadow of your smile

The shadow of your smile
When you are gone
Will color all my dreams
And light the dawn

Look into my eyes my love and see
All the lovely things you are to me

Our wistful little star was far too high
A teardrop kissed your lips
And so did I

Now when I remember spring
All the joy that love can bring
I will be remembering
The shadow of your smile

Now when I remember spring
All the joy that love can bring
I will be remembering
The shadow of your smile
Hmm hmm...

..

O mapa

O Viriato Libertador no dia em que os narcisos regressam a casa...

..

Pimba - lá se foi

E lá se foi mais este. Depois das polémicas de Nani das barracas de Queiroz e das gajas do Ronaldo lá se foram os "navegadores" pelo mar abaixo. Calam-se as vuvuzelas pela selecção nacional e a feira das vaidades vai regressar a casa cabisbaixa. Nada que não estejamos já habituados.

Ouvi um daqueles doutores, que ligam para os foruns da TSF a comentar, dizer que o nosso país só consegue concorrer com os estrangeiros no futebol. Isto ilustra muito bem o pensamento da maioria dos portugueses quanto às outras modalidades desportivas que, ao contrário do que disse esse doutor, tem trazido inúmeros prémios para país. Nunca a nossa selecção ganhou nada - essa é que é a verdade que toda a gente finge que não sabe.

Só para terminar não acham estranho que a cabeça de Queiroz ainda não esteja numa bandeja? Ou será que o prof fez um contracto milionário daqueles com letrinhas muito pequeninhas que fala nos milhões em caso de rescisão...

Enfim, lá se foi e agora o que se diga não vai servir de nada.

..

terça-feira, 29 de junho de 2010

Ultra Violetas

Segundo o PortugalDiário e em relação a um dos grandes pânicos regularmente cultivados nesta época estival – o cancro da pele e o hábito obviamente suicidário que as sociedades (ocidentais, claro) têm em se expor ao sol – o presidente da Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo terá afirmado, sobre a necessidade de protecção solar, que a quantidade ideal de creme a aplicar é, nada mais, nada menos, do que um grama por centímetro quadrado. «É essa a quantidade recomendada», sublinhou o dermatologista.

Só um pequeno comentário, na sequência de um hábito, também saudável, que é o de fazer contas aos números que com tanto gosto como displicência os senhores jornalistas gostam de nos alarmar:

A superfície média do corpo humano anda por volta dos 1,80 metros quadrados (1,81 para uma pessoa de 70 quilos e 1,70 metros). São portanto 18.000 (DEZOITO MIL) centímetros quadrados. A um grama cada, são DEZOITO QUILOS DE CREME (a aplicar de duas em duas horas se também seguirmos as regras)!

Mesmo descontando as partes não expostas (poucas, como sabemos), convenhamos que é uma bela besuntadela e um excelente negócio para as farmácias e fabricantes. Pode mesmo criar novos postos de trabalho para "carregadores balneários", uma vez que uma família de 4 indivíduos precisará de transportar, para cada duas horas de praia, qualquer coisa como 60 a 80 quilos de cremes. Não imagino com que aspecto ficará uma pessoa depois de aplicar o creme recomendado, mas calculo que não lhe ficaria mal colocar por cima meia dúzia de azeitonas e um raminho de salsa.

Fernando Gomes da Costa (médico)


..

Ainda os cortes da cultura

Artigo no DN

"Cultura pode sofrer corte global de 7% e institutos terão de reduzir projectos
por
Leonor Figueiredo

Paula Lobo 21 Setembro 2006


A ministra Isabel Pires de Lima apresenta hoje ao seu homólogo das Finanças as contas previstas para a Cultura em 2007 e, ao que o DN apurou, os cortes no orçamento global podem atingir os 7%.

De acordo com várias fontes, há organismos do Ministério da Cultura (MC) que sofrem reduções muito significativas no PIDDAC - a maior das quais poderá ser a do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB), que ronda os 30%.

Os cerca de dez milhões de euros de orçamento indicativo para o IPLB (pela Secretaria Geral do MC) foram esta semana reduzidos em 30%. Fonte bem colocada assegurou que, "para além da diminuição do PIDDAC", o corte poderá "vir a ser superior com cativações" decretadas no início do ano pelas Finanças.

Recorde-se que todos os ministérios terão menos 5% (face a este ano) em verbas para funcionamento, como já foi anunciado. O orçamento de investimento, ou PIDDAC, inclui verbas do Orçamento de Estado e de fundos comunitários.

Os últimos dias têm sido verdadeiramente difíceis para os dirigentes dos organismos públicos da cultura, que têm feito várias versões sobre o "deve e haver" nas respectivas áreas, depois dos limites orçamentais para cada ministério estabelecidos na semana passada.

No Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (IAN/TT), embora não se saiba ainda o quantitativo a menos, há a certeza de que os "cortes serão feitos no PIDDAC" e receia-se que, "se o plano de investimentos for cortado significativamente, não se possa fazer a reorientação da política arquivística". A esperança é que a penalização não seja superior à prevista para o MC.
Na Biblioteca Nacional há também a certeza de ajustamentos nos orçamentos de PIDDAC relativamente a 2006, que se poderá situar entre os 5% e os 10%.

No Instituto Português de Museus (IPM), haverá igualmente "uma diminuição significativa do orçamento de investimento [PIDDAC]", confirmou ao DN o director, Manuel Bairrão Oleiro. Sem avançar valores, refere que os cortes "são da ordem do que a ministra já anunciou" e "obrigam [o IPM] a uma redefinição de algumas prioridades", nomeadamente a nível de realização de programas e exposições.

As grandes obras nos museus, em curso ou anunciadas, "mantêm--se sem qualquer atraso ou falha", garantiu o director do IPM. Quanto à fusão do IPM com o Instituto Português de Conservação e Restauro - no futuro Instituto dos Museus e da Conservação -, Bairrão Oleiro diz que "ainda não foi equacionada" qualquer redução de pessoal, e que os orçamentos para 2007 têm estado a ser discutidos em separado.

No Instituto das Artes (IA), "mantém-se em 2007 exactamente o mesmo orçamento global deste ano", afirmou o director, Jorge Vaz de Carvalho. Embora "satisfeito com o reconhecimento desta função nobre do Estado", disse ao DN que está ciente da "responsabilidade" e não esconde "alguma angústia".

"Os apoios pontuais e sustentados vão-se manter exactamente como estão", asseverou. Mas, com mais frentes de actuação e desconhecendo-se ainda qual a taxa de inflação, o IA vai ter de "cortar noutros projectos". Eventualmente, na itinerância de exposições ou na promoção das próprias actividades.

A direcção do instituto reúne-se hoje para analisar a distribuição de verbas, mas Vaz de Carvalho diz que não estão em causa projectos de internacionalização - bienais de artes e arquitectura de Veneza e São Paulo, ou a cooperação com Brasil e Espanha (há protocolos estabelecidos) -, até porque "Portugal preside à UE no segundo semestre de 2007"."

..

Manuais escolares

O preço dos manuais escolares para o próximo ano lectivo vai subir 1,5% no ensino básico e 0,4% no ensino secundário. Apesar do aumento do IVA em 1 ponto percentual os valores não vão sofrer mais alteração sendo suportados pelas editoras.

Os valores da inflação em Portugal estão previstos na ordem dos 0,5% pelo que os manuais ainda sobem mais.

..

É a vez da cultura

É a vez da cultura pagar a crise.

Cortes de 20% pela Direcção das Artes e 10% nos apoios em geral às actividades culturais. A cultura não tem lugar na sociedade contabilística europeia moderna.

Dança, cinema, teatro - todas as estruturas artísticas - sofrem cortes. Mesmo os projectos em curso são atingidos por estas medidas restritivas.

A criação artística vai-se embora do nosso país e os nossos artistas ficam na miséria.

..

PEC II

O PEC II foi aprovado no Parlamento por acordo entre o PS e o PSD.

O Senhor dos Tabús promulgou a lei que aumenta os impostos e baixa os salários dos políticos em 5%.

..

Cadeado

What's behind the green door?

..

Só para ser chato

Estamos em tempo de crise. Por isso

- cortam-se os apoios sociais;
- a população em geral, em idade activa, não tem emprego;
- aos trabalhadores em vez de incentivos para produzirem mais e melhor, aumentam-se impostos e todos os bens de 1ª necessidade.

E depois, vemos que para os futebois e tantas porcarias que não criam riqueza, não existe nenhuma crise.

..

Jogo com Espanha

Caso os navegadores sejam eliminados por Espanha cada elemento da equipa portuguesa voltará para casa sem direito a qualquer prémio monetário. Apenas receberão os 800 euros de diária, desde que se juntaram no estágio da Covilhã, na ordem dos 38 mil euros para cada futebolista. Apenas.

Caso vençam o encontro receberão mais 50 mil euros cada. Se pensamos que é muito refira-se que a Espanha pagará quase o dobro aos seus jogadores que no entanto vão entregar o dinheiro a instituições de caridade devido a pressões públicas (?). Além disso Espanha nem está em crise (!).

Mas passemos a coisas mais alegres. Com o Brasil estavam em desvantagem pois só tinham 4 brasileiros na selecção enquanto os brasileiros tinham 23. Com os Espanhóis estão em desvantagem pois eles ganham mais.

Somos um país que rema sempre em desvantagens.

..

segunda-feira, 28 de junho de 2010

The way we were

Memories
Light the corners of my mind
Misty watercolor memories
Of the way we were
Scattered pictures
Of the smiles we left behind
Smiles we gave to one another
For the way we were

Can it be that it was all so simple then
Or has time rewritten every line
If we had the chance to do it all again
Tell me - would we? could we?

Memories
May be beautiful and yet
What’s too painful to remember
We simply choose to forget

So it is the laughter
We will remember
Whenever we remember
The way we were

So it is the laughter
We will remember
Whenever we remember
The way we were

..

Sentido de oportunidade

A legenda pouco visível diz: "Duas equipas da universidade de Coimbra sagram-se campeãs do mundo em robótica".

É necessário ter o sentido de oportunidade! O que é que isso tem a ver? E primeiro estão as coisas que realmente interessam - a selecção.

Robótica? Afinal o que é isso?

Também não interessa.

..

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A bicha

Não tenho nada contra as opções sexuais de cada um. Acho que vivemos num mundo em que a felicidade é muito mais importante e que todos temos o direito de escolher aquilo que gostamos. No entanto confesso que quando ouço falar dessa aberração chamada José Castelo Branco mexe-me com os nervos. E não é que a personagem agora editou um livro onde confessa alguns dos seus pecadilhos de infância e não só. A qualidade da obra literária é única e nas palavras do autor:

"Já tenho um rótulo: não sou ‘paneleira’, ‘maricona’ acho um nojo e maricas também não sou, porque vou à luta. Sou uma ‘bicha’", diz Castelo Branco, 24-06-2010, ao Correio da Manhã.

Mais comentários para quê?

..

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Vasco Granja

Passei parte da minha infância a ver os desenhos animados apresentados por Vasco Granja. Eu e muitos. Após alguma pesquisa deixo aqui alguns factos da sua vida.

Vasco Granja nasceu em Campo de Ourique (Lisboa) a 10 de Julho de 1925 e teve múltiplos interesses sempre ligados à cultura ao longo da sua vida. Foi preso pela primeira vez pela polícia política do Estado Novo em Novembro de 1954, quando militava clandestinamente no PCP. Esteve preso sem julgamento seis meses e quando foi libertado voltou às suas actividades cineclubísticas e à divulgação cultural na imprensa. Datam de 1958 os seus primeiros artigos sobre o cinema de animação.

É preso de novo em 1963, julgado e condenado a 18 meses de prisão. Quando foi libertado, em 1965, Vasco Granja retoma a sua actividade cultural, com artigos nos media sobre cinema e literatura.

O seu nome é habitualmente associado à divulgação da banda desenhada em Portugal. O termo banda desenhada é, aliás, utilizado pela primeira vez por Granja num artigo publicado pelo Diário Popular em 19 de Novembro de 1966.

Em Portugal, a sua actividade de divulgação da banda desenhada intensifica-se a partir do aparecimento da edição portuguesa da revista Tintin, em Junho de 1968.

Foi director da segunda série da revista Spirou (edição portuguesa) e coordenador da edição de banda desenhada da Bertrand. Animou o Quadrinhos, um dos primeiros surgidos em Portugal, em 1972. Esteve ligado à fundação da primeira livraria especializada de em Lisboa, fanzinesBDO Mundo da Banda Desenhada, em 1978.

Em 1974 e 1975 integra o júri do Salão Internacional de BD de Angoulême. Depois de 25 de Abril de 1974, Vasco Granja mantém um programa regular sobre cinema de animação na RTP, que teve mais de 1000 emissões e divulgou sistematicamente as grandes escolas internacionais do género.

Faleceu a 4 de Maio de 2009 com 83 anos de idade.

Não posso reprimir um sorriso de reconhecimento sempre que me lembro de Vasco Granja. Deixo aqui um simples obrigado àquele que soube maravilhar tantas das longínquas infâncias da minha geração.

..

terça-feira, 22 de junho de 2010

Mas que raio de democracia

O governo e o PSD ou seja o PS e o PSD estão a discutir uma solução para os pagamentos das portagens nas SCUT.

Mais uma vez questiono para que serve afinal o Parlamento? Não é para discutir estas coisas? Os assuntos são discutidos por 2 partidos e só depois vão a votação? É para isto que se vota?

Mas que raio de democracia é esta?

..

Sketch


..

Ministra do Iraque

Será apresentada amanhã pela Secretária Regional do Turismo e Transportes a XXIII Volta à Madeira - Classic Rally 2010.

Ficou conhecida pelas parecenças com o ministro do Iraque não por ter negado a invasão dos americanos mas pelo facto de ter ressuscitado muitos dos mortos e desaparecidos na desgraça de 20 de Fevereiro deste ano. Face a tal milagre seria esperado que no mínimo fosse beatificada.

Ainda não perdi a esperança mas é muito injusto porem a senhora a apresentar rallys.

..

Mais Saramago?

Foi questionado o papel do Senhor dos Tabús perante o facto de não ter comparecido no funeral de Saramago. De férias nos Açores com a sua família decretou dois dias de luto e redigiu (?) uma declaração oficiosa lamentando a morte do escritor.

Perante diversas questões principalmente dos partidos de esquerda - onde não se encontra o PS - respondeu com aquele ar de enfado que o Presidente da República fez o que lhe competia.

Muito fala no Presidente da República. Quem será o Presidente da República?

..

O Fatalismo e Saramago

A notícia já tem algum tempo mas não deixa de ser actualidade pois no universo da fatalidade portuguesa fica sempre o destino. Sempre foi assim, sempre assim será. O trabalho é coisa para estrangeiros ou portugueses sem outras alternativas, dizem os entendidos, os que nos fazem acreditar que temos democracia todos os dias. Democracia, entenda-se, para a maior parte dos cidadãos que não colocam em causa o tal fatalismo e a ordem das coisas.

Num acto habitual das estrelas portuguesas, José Saramago perdeu na altura as eleições para a Sociedade Portuguesa de Autores e, como bom homem da democracia, demitiu-se. Isto é, Saramago só ficaria na Sociedade Portuguesa de Autores se os outros sócios tivessem votado nele. Saramago que jaz frio e só neste momento reflectiu o seu povo melhor do que ninguém.

E o progresso chega todos os dias em forma de fatalismo.

..

Selecção

Finalmente a selecção resolveu "tirar a barriga da miséria" e marcou 7 vezes contra a Coreia do Norte. Sinceramente até fiquei sem palavras. Será que o Saramago também as levou?

Por outro lado esses 7 golos rapidamente se transformaram em 5.000 passadas 24 horas tantas vezes foram repetidos os sons e as imagens dos mesmos.

Se antes de marcarmarcavam na rádio e TV agora nem quero saber como vai ser... o Inginheiro já deve estar a esfregar as mãos de contente: mais impostos?

..

segunda-feira, 21 de junho de 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago - 1

Saramago vivia em Lanzarote com a sua mulher Pilar.

Um avião do Governo português partirá para Lanzarote para recolher o corpo de José Saramago que transportará depois para a capital portuguesa onde será realizada uma cerimónia fúnebre, confirmou à Lusa fonte diplomática portuguesa.

Ainda não está decidido se segue hoje ou no sábado a ministra da Cultura Gabriela Canavilhas.

De Madrid viajará hoje mesmo para Lanzarote o embaixador português.

..

Saramago

Morreu José Saramago...

Ainda nem arrefeceu e já começou o bombardeamento de toda a comunicação social. Subitamente as vuvuzelas e os sopradores das mesmas passaram para segundo plano.

Vai ser a tarde toda nisso?

..

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ora bem

Com este extraordinário título um extraordinário post no blog nao passa d'oje :

"METAM O PATRIOTISMO E A VUVUZELA NO SÍTIO ONDE O SOL NÃO BRILHA

Anti-futebol convicta, faço disso religião. Tal como à religião à séria apenas concedo alguns minutos da minha atenção dispersos por momentos particulares (casamentos e baptizados quando associados a comida e bebida, situações de aperto nas quais é preciso lançar mão de todos os argumentos e funerais porque não há como escapar...) também ao futebol dedico raras e pouco honrosas excepções. No resto do tempo tenho fobia a conversas sobre futebol, acho os adeptos dos clubes uma espécie de upgrade dos troll (mal sucedida) e não consigo, de todo, compreender esse fenómeno do "nós". Nós ganhámos, nós jogámos melhor, nós vamos ser campeões. Muito havia por dizer, muita discussão se geraria se, de facto, alguém lesse alguma coisa do que escrevo. Não é o caso.

O que me faz dedicar alguns minutos do meu precioso tempo é o patriotismo primário que se gera na sequência dos jogos e à volta dos jogadores da selecção nacional (panisgamente chamados de "Navegadores"!...). Podíamos começar já a questionar o patriotismo na equipa, que conta com um conjunto de jogadores que, tendo nacionalidade portuguesa, não são verdadeiramente portugueses. Não têm tradição de usar peúga branca com sapato de verniz, nunca palitaram os dentes com o mesmo mindinho com que coçaram a micose entrepernas, não têm filhas chamadas sónia vánessa, não se queixam que o vizinho é um porcalhão e depois atiram com o maço de tabaco pela janela do carro. Os seus pais também não; os pais dos seus pais também não. Para mim seria condição incontornável, mas adiante que atrás vem gente...

Súbita e muito saloiamente, toda a gente é invadida por uma necessidade imperiosa de ser português, de desfraldar bandeiras, de berrar nas p**as das vuvuzelas em nome de Portugal! Portugal é que é, Portugal vai ganhar, temos o melhor do mundo (novamente o "temos", reparem bem na apropriação) e toca de aproveitar que Portugal joga às três da tarde para fechar o escritório à uma, almoçar longamente, ficar a fazer ronha ali junto ao portão! E eis que, patrioticamente, às duas da tarde, há meia dúzia de mamíferos a trabalhar que nem cães danados enquanto os outros 110 se puseram a andar de fininho em direcção à televisão mais próxima para só voltar... amanhã. E amanhã bem tarde. E se for! Porque amanhã é dia de greve dos comboios, de maneira que os mesmos mamíferos que hoje saíram às duas da tarde amanhã chegam às onze e saem outra vez às duas (para apanhar os alternativos...)

Esses mesmos mamíferos que nas duas últimas semanas fizeram dois aquedutos, foram os mesmos que hoje me disseram com ar de superioridade ariana "Não és nada patriota...", enquanto eu, talvez pouco patrioticamente, fazia a minha parte para levar o país para os píncaros da produtividade.

Assim sendo, agradeço a esses filhos da p*** e a todos os portugueses que hoje não trabalharam para ver a selecção, o favor de me enviarem um cheque no valor de 372, 83€ para eu pagar (muito pouco patrioticamente) o meu IRS. Obrigada."

Mais um palpite - 1

Luís (5 milhões) Figo já fez saber através da imprensa que vai processar o jornal chinês que alegadamente publicou opiniões suas sobre a selecção portuguesa.

Segundo o mesmo nunca deu nenhuma entrevista a nenhum orgão de comunicação chinês.

Mas é mesmo excesso de qualidade de informação.

..

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mais um palpite

Luís Figo ficou "muito desiludido" com a exibição de Portugal frente à Costa do Marfim. Afirma também que a equipa "não tem ataque", nem meio campo.

Ele lá sabe do que está falando. Eu não sei.

..

A clavícula de Deco

Logo após o jogo com a Costa do Marfim era visível o descontentamento de Deco que, emocionado, fez algumas declarações menos abonatórias sobre a estratégia seguida.

Arrisca-se a sair da selecção com um problema na clavícula.

De resto tudo normalmente normal nem ganhámos nem perdemos...

..

Danielle C. McManus


Daqui...


..

terça-feira, 15 de junho de 2010

Está tudo em aberto

Sobre o primeiro jogo da selecção portuguesa fiquei a saber que "está tudo em aberto".

Mais uma vez parece que existem diversas transmissões e diferentes umas das outras pelos comentários e comentadores. O que eu vi, embora não seja expert, sinceramente não gostei. Foi mesmo um jogo bem feio.

Penso que até as portas do avião vão estar "em aberto" aquando do regresso....

..

Os fracos

Na véspera das comemorações dos 25 anos da entrada de Portugal na União Europeia, Mário Soares veio criticar os lideres Europeus dizendo que são fracos como se provou na demora em reagirem à crise grega.

São efectivamente fracos os lideres europeus actuais, como o têm sido ao longo dos tempos, quer pela falta de visão quer pelas politicas que conduziram a Europa ao declínio e ao fim daquilo que era a sua identidade.

A Europa, enquanto países independentes, tinha como ponto mais forte, a existência de politicas sociais, com serviços de saúde e educação universais para todos os seus cidadãos, protecção no desemprego e direitos laborais para os trabalhadores e apoio efectivo aos mais desfavorecidos.

O exemplo podia ser visto principalmente nos países nórdicos como a Suécia ou Noruega e parecia ser esse o exemplo a seguir na então CEE. Os políticos de então, tão cegos ou aldrabões como os de agora, não viram, ou não quiseram ver que aceitar competir com países sem direitos laborais, onde o trabalho infantil era permitido e sem uma verdadeira politica social para os seus cidadãos era um suicídio económico. Como se pode concorrer no mercado internacional contra tal gente? Inevitavelmente esses países cresceram, enriqueceram enquanto a Europa foi definhando e perdendo competitividade.

A solução destes maus políticos, os de então e os de agora, não foi recusarem a entrada dos produtos de países que não respeitavam as mais elementares regras de direitos humanos e a justa concorrência, mas sim abdicar na sua identidade começando a cortar naquilo que os fazia diferentes e melhores, nos direitos dos cidadãos e na sua qualidade de vida. Claro que o corte não podia ser radical sem que isso criasse contestação e revolta, e assim, foi empobrecendo e ficando mais vulnerável ao capitalismo global. Isso até chegarmos ao ponto em que estamos, com uma crise que ameaça mesmo os países mais ricos da Europa, que os faz atacar os seus próprios cidadãos e desconfiar e ameaçar os países seus parceiros na União. Inevitavelmente a UE se esmigalhará pela pobreza que vai criar, cada um apontará o dedo aos que considera culpados pela situação e muito possivelmente tudo terminará em mais uma guerra com milhões de mortos, miséria e desespero.

Alguém vê um arrepiar do caminho, um emendar de mão, uma busca de novas soluções? Eu infelizmente não.

Daqui

..

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Desemprego

Ao contrário dos outros países membros da OCDE o nosso país continua a a subir e a bater recordes, atingindo 595 mil portugueses.

Será que vamos ficar por aqui?

..

Cadeado

Cadeado
..

domingo, 13 de junho de 2010

O terrorista

Cristiano Ronaldo afirmou neste domingo que a sua meta pessoal é “explodir neste Mundial”.

..

A crise

As famílias portuguesas começaram a optar por alimentos de marca branca e deixaram de comprar alguns produtos mais caros segundo a Deco.

Confrontadas com menos dinheiro cortam também nos medicamentos deixando mesmo de adquirir remédios necessários e prescritos pelos médicos.

..

Maria Aurora Homem

Morreu Maria Aurora Homem.

Escritora, poetisa, jornalista, Maria Aurora destacou-se na cultura e ficou conhecida pelos inúmeros programas televisivos que apresentou na RTP Madeira incluindo "Atlântida" dirigido principalmente aos nossos emigrantes. Escreveu também alguns livros para crianças.

Como pessoa era empenhada, solidária, humana e uma cidadã activa.

Vai deixar um grande vazio na cultura da Ilha da Lenha. Aos poucos vamos perdendo as figuras de destaque tanto na Ilha como no resto do país. E vamos ficando mais pobres, sempre mais pobres.

..

sexta-feira, 11 de junho de 2010

As palavras

Disse o Senhor dos Tabús no seu discurso de 10 de Junho...

"O Presidente da República reconheceu hoje, na sessão solene do 10 de Junho, que o país vive uma "situação insustentável" e apelou à coesão e à repartição dos sacrifícios "de forma equitativa e justa".

À primeira vista o problema é exactamente o segundo. Este discurso foi logo apoiado pelo Portas - porque é que não fiquei susrpreendido?

..

UE

O primeiro passo a seguir à adesão UE foi o desmantelamento quase completo de quase todo o aparelho produtivo Português. As pescas, a agricultura, a indústria foram destruídas em nome da CEE e em troca de dinheiro que rapidamente se gastou. Em poucos anos Portugal tornou-se um país mais dependente, mais pobre e com um défice muito maior. Não produzimos.

A UE neste momento só interessa aos países ricos - França e Alemanha. A estes dois serve devido a um mercado de 500 milhões de consumidores, sem barreiras alfandegárias para poderem vender os seus produtos livremente e dessa forma financiarem as suas indústrias. Sem este mercado "global" tanto a Alemanha como a França estariam irremediavelmente condenados a decrescer económicamente e enfrentar graves problemas sociais e económicos. Por isso a UE é muito mais importante para a França e para a Alemanha do que é para qualquer outro Estado Membro.

..

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sketch

Salice cadente

Daqui...

Mais uma confusão

O corte de cinco por cento no vencimento dos políticos.

Afinal, os cortes excluem directores e sub-directores gerais, assessores, adjuntos e restantes membros dos gabinetes ministeriais.

Já temos mais um assunto para hoje.

..

O empalamado

Nani foi a primeira baixa na selecção nacional. E agora? Que vai fazer o Nani? Soprar a Vovuzela? Trabalhar? Vai ser contratado como segurança dos jornalistas?

Dizem as más línguas que já ia empalamado desde Portugal com uma lesão na clavícula esquerda, contraída em Lisboa, na semana passada. Então que foi fazer para lá?

Outro facto inédito. O 24ª seleccionado e que foi dispensado à dias não foi esse o convocado à pressa pelo Teatcher Queiroz porque? Em seu lugar seguiu Ruben Amorim do Benfica que nem havia sido convocado em primeiro lugar...

Confesso que não entendo nada desta trapalhança.

..

iPhone 4

Foi ontem apresentado pelo guru Steve Jobs mais um iPhone. Desta vez tem cerca de 100 alteraçãoes em relação ao modelo anterior. Para aqueles que não sabem o que é um iPhone eu explico: é uma cena assim para o rectangular, cheio de engrenagens informáticas, com um telefone (algures) lá dentro.

Aquando o seu lançamento a TMN perdeu uma quantidade incalculável de massa ao ter escolhido o telefone do Obama - Blueberry - em vez do iPhone que foi preferido pela Optimus e pela Vodafone.

Até pouco tempo atrás a Vodafone em troca de uns euros desbloqueava o iPhone. A Óptimus nem pensar. Mas agora que foi aprovada uma nova lei sobre os desbloqueamentos a coisa promete alterar-se rapidamente. E ainda bem. De vez em quando acertam.

O modelo anterior era vendido por estas duas operadoras em exclusivo pois não se vendiam livres a preços atractivos. O custo de um modelo livre ronda 999 € no nosso país, ou seja, um preço "um pouco" mais alto do que nos outros mercados europeus. Penso que deve ser pelo nosso nível de vida superior e pelos nossos ordenados.

Afinal não podemos ter tudo não é?

..

Alarme, alarme houve um assalto!

Foram assaltados dois jornalistas portugueses que cobrem os movimentos da selecção nacional na África do Sul. Alarme, alarme houve um assalto! Ora que coisa inédita um assalto a uns jornalistas oriundos do país que tem mais ladrões por metro quadrado na Europa.

Se fosse em Lisboa aposto que não eram assaltados. Lembro os mais esquecidos que há mais de 10 anos que se pode caminhar nesta cidade europeia a qualquer hora do dia ou da noite, por qualquer lugar da baixa, sem o mínimo risco de sermos assaltados...

E ainda mais que foram dois jornalistas porque se fossem dois políticos ainda era pior. De qualquer maneira vai ser todo o santo dia: assalto, assalto, assalto! por toda a comunicação social.

Imagine-se lá...

..

terça-feira, 8 de junho de 2010

Bem trancado?


..

Pintar a relva

Dizem que o relvado do estádio onde se vai realizar o encontro amigável entre Portugal e Moçambique está em mau estado.

Há locais onde nem relva existe e para "disfarçar" foi pintado a verde.

No mínimo é inédito.

..

Reflexão

Nos últimos 15 anos as políticas praticadas pelos PS e PSD foram iguais. Já nada se identificaram com os ideais socialistas ou com a social-democracia. Resumindo PS e PSD são iguais. O CDS vai a reboque dos dois, sempre.

O acentuar do fosso entre os ricos e os pobres é a prova do que escrevi em cima. Estes 2 partidos têm praticado politicas baseadas num liberalismo económico selvagem fomentando o individualismo, o enriquecimento sem escrúpulos, a ganância e a ostentação de riqueza assente num sistema de crédito fácil e enganoso.

A par de tudo isto temos um estado mafioso e gastador e sem prevenção da corrupção.

Então quem se admira de estarmos assim? Será que não existem outros partidos para os portugueses deitarem o seu voto?

...

Sketch

Art worlds of Nathalie Ramirez

Daqui...

Clausuras

Cada vez mais esta maravilhosa diálise entre a religião e futebois. Olegário Benquerença e os árbitros assistentes que o acompanham vão viver numa espécie de regime de clausura durante o Mundial da África do Sul de maneira a evitar que elementos externos ao campeonato que possam motivar o suborno, ou suspeitas do mesmo.

Lúcia também foi enclausurada mas por razões diferentes.

..

Despesismos

Pedir sacrifícios aos outros é fácil. Acabei agora de ler no DN que em 2009 o estado português (entenda-se o povo português), gastou 23 milhões de euros em cartazes "outdoors" para os partidos políticos. Apesar de terem havido 3 eleições nesse ano não deixa de ser uma coisa terceiro mundista e ainda mais quando se vê cortes radicais em coisas muito mais importantes.

Só mesmo os portugueses para irem em cantigas de partidos, igrejas ou futebóis...

..

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Casamento

Helena Paixão e Teresa Pires casaram hoje de manhã numa conservatória de Lisboa e tornaram-se nas primeiras pessoas do mesmo sexo a casarem em Portugal.

Vivem juntas há oito anos com as duas filhas.

..

Poupanças milionárias

Carros eléctricos só vão poupar ao País 1% do consumo de petróleo?

E as centrais eléctricas que vão produzir mais para carregar os carros não consomem combustíveis?

..

Reformas

Este Passos Coelho tem graça. Agora quer impôr limites para o valor das reformas e na acumulação de pensões.

"O Estado tem de dar o exemplo"


"Aqueles que receberam pensões muito elevadas também têm que dar o exemplo. Nós devíamos limitar em Portugal, por lei, as pensões máximas e aquelas que se podem acumular"

Demagogia? Cá nada...

..

Férias bem portuguesas

Sua Excelência o Senhor dos Tabús não deixa de me surpreender. Reafirmou durante uma visita a Santarém que "férias passadas no estrangeiro são importações e aumentam a dívidas externa portuguesa". Ou seja o detentor dum orçamento anual da ordem dos 17 milhões de euros para a sua "casa presidencial" vem agora pedir aos tristes que lhes pagam as mordomias que não façam férias lá fora pois aumentam as importações e consequentemente a dívida portuguesa. Só como curiosidade a família real espanhola tem um orçamento de 9 milhões.

Gostaria era de saber se as viagens que este cavalheiro faz, juntamente com nem sei quantos penduras atrás, e que são pagas pelos impostos dos que realmente trabalham e descontam neste país, serão exportações ou importações.

Por outro lado imaginemos que os presidentes dos outros países fizessem o mesmo? O nosso Allgarve, a Ilha de Lenha e os Açores em que ficariam?

O nosso ministro da economia que se encontra em Shangai - para quem não sabe fica ali mesmo ao lado a 30 km de Portugal - afirmou também:

"Só espero que os presidentes de outros países não façam o mesmo apelo, caso contrário perdemos uma fonte de receitas importante para o país. Há muitos turistas estrangeiros que vão a Portugal".

A loucura apoderou-se desta gente.

E nós no meio.

A imagem veio Daqui.
..

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Manif CGTP

Na última manifestação da CGTP...
..

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Paulinho jogador

O Paulinho das festas nunca perde a oportunidade de fazer um trocadilho. Eis que hoje proferiu mais uma das suas emblemáticas frases:

«quem trabalha paga mais impostos e quem não quer trabalhar recebe mais subsídios»

Ora bem...

Cadeado

Cadeado
..

Os 5% a menos

À primeira vista parece que os tais 5% de desconto nos vencimentos dos políticos não vai ser aplicado na Ilha da Lenha. O chefe supremo não concorda com esta medida afirmando que a mesma é demagógica e não vai resolver os problemas do país. Nisso tem razão.

Também dizem que o ordenado del número uno é superior ao de Zapatero também ele vítima dos 15% espanhóis em vez dos 5% lusos.

No entanto parece que Ventura Garcês tem uma opinião diferente do líder pelo que o seu futuro político poderá cair drasticamente em desgraça.

A ver vamos nos próximos episódios.

..

Prémio Nóbel da Paz

O país do Prémio Nóbel da Paz continua a ser o maior a lucrar com as armas a nível mundial. Depois dos atribulados comentários negativos quanto à atribuição do prémio ao Caneco Amaricano que ia mudar o mundo eis que surgem agora nos media os números reais referentes ao comércio de armas, guerras e afins do país do galardoado.

Por outras palavras e durante o último ano, o Mundo gastou 1.531 mil milhões de dólares (1.244 mil milhões de euros) no sector militar, um aumento de 5,9% em relação a 2008 e de 49% em relação a 2000.

Os Amaricanos continuam a ser os primeiros em termos de despesas militares com 661 mil milhões de dólares gastos em 2009, ou seja 43% do total mundial, um aumento de 47 mil milhões num ano que representam mais da metade (54%) da progressão mundial.

Parabéns então aos estúpidos que deram um prémio a este Caneco como "incentivo à paz" tal como cheguei a ler e ouvir na imprensa...

..

terça-feira, 1 de junho de 2010

Desemprego

Em termos mensais, o desemprego em Portugal (10,6 para 10,8%), foi o que mais subiu em toda a zona euro, a par da Espanha, que continua a ter a taxa mais elevada da união europeia (subiu de 19,5 para 19,7%).

O último relatório do Eurostat, hoje divulgado, avança com uma taxa de desemprego de 10,8% em Portugal em Abril, contra os 10,6% registados em Março.

Continuamos no bom caminho. Obviamente...

..